Para aqueles que gostam de Astronomia ou apenas querem se atualizar sobre as últimas descobertas do Cosmos tem agora uma excelente oportunidade de aprender esta ciência por meio de aulas gratuitas oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP).

Disponíveis por meio de seu canal Univesp TV no Youtube, as aulas em vídeo são ministradas pelo renomado astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG).

O astrofísico João Steiner ministra o curso gratuito de Astronomia
O astrofísico João Steiner ministra o curso gratuito de Astronomia. (Reprodução: Univesp TV)

As aulas são originalmente ministradas para alunos do curso de bacharelado em Astronomia. O primeiro módulo, chamado de “Astronomia: Uma Visão Geral I”, aborda temas introdutórios em instrumentação astronômica, Sistema Solar, exoplanetas e estrelas. São 35 aulas com uma média de trinta minutos cada.

O segundo módulo do curso, chamado de “Astronomia: Uma Visão Geral II”, avança em outros temas, tais como as galáxias, os buracos negros, o Big Bang, e temas de fronteira da Astronomia que ainda são enigmas não integralmente compreendidos pelos cientistas, como a matéria e a energia escuras. Neste segundo módulo são oferecidas 31 aulas, igualmente com uma média de trinta minutos cada.

O curso é excelente e a didática do professor é impecável, valendo a pena, sem dúvidas, assisti-lo na íntegra. Abaixo é possível ver a aula inicial do módulo I. A playlist completa de vídeos pode ser acessada por aqui (módulo I) e aqui (módulo II).

Não podemos esquecer que o curso também lista uma bibliografia recomendada, que pode ser vista a seguir:

– “Voyages Through the Universe“, A. Fraknoi, D. Morrison & S. C. Wolff, Saunders College Publishers, 1997.
– “Astronomy: a Beginner’s Guide to the Universe“, E. Chaisson & S. Mcmillan, Prentice Hall, 1998.
– “Astronomia: Uma Visão Geral do Universo“, A. Friaça, E. M. G. Dal Pino, L. Sodré Jr. & V. Jatenco-Pereira, EDUSP, 2003.
– “ABCD da Astronomia e Astrofísica“, J. E. Horvath, Livraria da Física, 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here