No vídeo disponibilizado abaixo é apresentado um debate entre o pesquisador da Transcomunicação Instrumental e espírita, Clóvis Nunes, com o padre católico e pesquisador do paranormal, Oscar Quevedo.

O vídeo faz parte de um antigo quadro do programa Fantástico da Rede Globo, que contava com a participação do padre Quevedo.

O nome do quadro era chamado de “Padre Quevedo: O Caçador de Enigmas”, do qual ele buscava apresentar a solução para casos do mundo paranormal. No episódio exibido em 23 de janeiro de 2000, o tema foi sobre Transcomunicação — mais especificamente sobre as imagens de alegada origem sobrenatural.

Inicialmente, neste vídeo, é mostrada a versão editada que foi ao ar. Posteriormente, é mostrada a versão completa, não editada, com um debate entre os dois. Clóvis defende que as imagens anômalas, que surgem na tela da TV dos pesquisadores, são oriundas de um mundo espiritual.

Quevedo é contrário a esta tese, e defende que as imagens são originárias de uma ação paranormal, plasmada pela mente humana. Este fenômeno é conhecido na parapsicologia como escotografia.

O debate vai esquentando no decorrer da troca de argumentações e termina com cada um defendendo seu ponto de vista com convicção.

É verdade que, tanto a hipótese espiritual sustentada por Clóvis, como a versão paranormal defendida pelo padre Quevedo, ainda não está comprovada cientificamente. Sem saída, o programa Fantástico deixou o caso em aberto.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

51 COMENTÁRIOS

  1. É inútil querer mostrar a luz a um cego. Acho esses debates desnecessários. Quevedo está desencarnado agora. Será que conseguiu abrir os olhos por si só? Gostaria de ver sua cara decepção, após ter falado tantas bobagens quando encarnado.

  2. Quando vejo o argumento de alguns parapsicólogos perco as estribeiras… os caras tentam refutar fenômenos supostamente sobrenaturais com hipóteses igualmente mirabolantes. Ora, pra mim a hipótese de um ser humano conseguir produzir imagens em um aparelho eletrônico utilizando a mente é tão absurda, que chega a ser mais fácil acreditar que um espirito as produziu. Diferente desses pseudocientistas, são céticos genuínos como James Rand, que desmascaram fenômenos alegadamente paranormais utilizando-se da própria ciência e bom senso.
    Obsv.: sou simpatizante da Doutrina Espirita, mas aprecio uma boa retórica de um bom refutador.

  3. Pe. Quevedo é a figura mais incapaz que a Igreja poderia escolher para tentar proteger a alienação as suas crenças ridículas. Qualquer bom observador, dará altas gargalhadas com as explicações baseadas no melhor argumento à lá “Isso Non Ecsiste”.

  4. Respondendo também ao carinha que diz que “deixou de ser espírita por bobagens como essa”, pergunto também: “Alguém já provou que os chamados “mortos” não podem se comunicar com os “vivos”? Ora! Nenhum cientista, nenhuma universidade conseguiu provar, desde os tempos do chamado Ceticismo Metodológico, e digo mais: jamais provarão!

  5. Conheci o Clóvis Nunes numa palestra proferida para uma grande platéia na cidade baiana de Feira de Santana há muitos anos atrás. Ele tem um livro muito bom sobre o tema.
    Pessoalmente fiz experimentos de Transcomunicação durante cinco anos, mas nunca ouvi uma gravação com tamanha clareza e quantidade de palavras como a registrada pelo Clóvis. Esta é, sem dúvida, a maior e melhor gravação que se tem notícia em matéria de transcomunicação até hoje. Clóvis, além de ser uma pessoa séria, é um dos maiores ícones desta forma de pesquisa no mundo. Excelente a mensagem do Astrogildo!
    Carlos Matos

  6. Boa noite gostaria de conhecer um pouco dos métodos utilizados para a comunicação; se possível.
    Sou técnico em eletrônica com um pouco de interesse no assunto.

  7. Escotografia? Faz me rir né… um alcóolatra que mais lembra Morgan (um mero ilusionista) que jamais provou nada ( talves que tenha agilidade em trocar os filmes da polaroid), vem usar um argumento furado para desmerecer outro (que também é bem duvidoso), complica né.

  8. GOSTARIA SABER SE VCS PODEM INFORMAR O E-MAIL PARA CONTATO DE CLOVIS NUNES.ESTOU TENTANDO AJUDAR UMA PRIMA QUE LEU ALGO SOBRE REGRESSÃO ONDE O DR. CLOVIS NUNES INDICA UM PSICOLOGO EM MACEIO,E QUE AJUDOU MUITO ESTA PESSOA. EU QUERIA SABER SE ELE TERIA COMO AJUDÁ-LA, INDICANDO ALGUÉM AQUI DE RECIFE/PE.POR FAVOR O CASO É URGENTE.OBG E QUE A PAZ FIQUE COM TODOS.

  9. Tenha um pouquinho de conhecimento sobre audio e sabera a veracidade das comunicações, nenhuma dessas comunicações ferem o principio da logica e da razão..

  10. Quando o Rio de Janeiro terá o prazer de recebê-lo??? Gostaria muito de assistir a uma palestra do Clóvis Nunes ao vivo! Alguém sabe se a agenda dele este ano inclui minha cidade maravilhosa? Abraços fraternos!

  11. Olá. Por que grupos que estudam a Transcomunicação em casas espíritas são tão fechados? É tão difícil fazer uma aproximação com eles! Tenho muitas gravações usando o meu celular e não sei a quem recorrer para me orientar em técnicas e para analisar minhas experiências. Me resta o estudo de livros e sites sobre o assunto. Parabéns à equipe deste site pelo trabalho! Que possamos cada vez mais evoluir neste campo!

  12. …e nada acontece sem que a vontade de DEUS nao prevaleça!!veja quem tem olhos de ver e ouçam porque ELES estao no meio de nos meus irmaos.

  13. Olá,
    Quero deixar registrado que creio neste tipo de comunicação espiritual tendo, inclusive, incluido material referente ao assunto em minha monografia, ao término da graduação em História, pela UFAlagoas, em 1997. Tratava-se de experimentos realizados no Paraná. Não sabia como contatar pessoas que trabalhassem com o assunto. Estou na 3a. tentativa de me ligar a uma casa espírita, pois, a vida acaba me levando até para morar em outros estados. Quero registrar aqui a minha experiência com comunicação por telefone, ocorrida em dezembro de 2010. No meio de um telefonema de um irmão carnal, entrou uma voz de mulher recomendando que tivesse muita paciência pois todos estavam orando pelas duas. E eu compreendia que uma das duas estava muito doente. E minha mãe estava muito doente. Ela fora ao Rio de Janeiro participar da formatura de minha filha e eu a trouxe de volta, a João Pessoa, um mês depois, após verificar que ela estava necessitando de cuidados especiais. No momento da ligação, não compreendí que poderia ser uma transcomunicação, depois recordei que outro fato semelhante já havia acontecido ( sempre inesperadamente ), mas, não recordo nem anotei nada na época… Parabéns pelo trabalho e por publicarem. É um conforto saber que não estamos doentes, estamos ouvindo realidade. Um grande abraço fraterno a todos,

  14. Excelente palestra. Esse cara fala muito bem. Agora vejamos dois pontos. Eu já pude constatar duas coisas. Sempre desconfiar de uma TCI quando nos traz uma imagem de muito boa qualidade e quando as vozes se estendem. Habitualmente as respostas são curtas, porém altamente inteligentes.O que geralmente dizemos em longas palavras, por exemplo o que eu estou fazendo agora (rs), eles resumem em segundos.+ Nesse caso é recitado um poema. Eu não quero duvidar, mas achei realmente estranho. E o segundo o fato dele dizer que “não se espantem que depois de minha palestra vcs recebam ligações”, isso não ocorre tão facilmente como ele diz, pelo que li é algo realmente raro de se acontecer. Um grande abraço.

  15. Sou católico, batizado, crismado,fiz a primeira comunhão, e todos os demais sacramentos determinado pela Igreja,para ser conciderado CATÓLICO, porem não concordo com as afirmações paranóicas que o padre Quevedo afirma.Ele é um cão raivoso. Em alguns debates que asisti pela televisão, quando ele não tem argumentos, ele ataca o oponente como um cão raivoso.Ele deveria ser internado, pois não diz nada com nada.

  16. Alguém pode me explicar por que motivo uma mensagem que tenho gravado no celular desde o dia 07 de março de 2012 sempre aparece como tento sido recebida no dia atual e a hora recebida é a mesma de quando liguei o celular. Eu sempre deixo gravadas as mais importantes mensagens e esta do dia 07 é de data mais antiga. As outras permanecem em ordem cronológica. Esta mensagem do dia 07 aparece como a mais recente e eu tenho que abrir a mensagem e ler, só assim ela passa para sua posição: a mais antiga em ordem cronológica. Quem me enviou a mensagem estar viva e o assunto é para nós muito importante.
    Grato a todos e que a LUZ nos ilumine sempre.

    Marcos

  17. Professor: Clovis Nunes
    Boa tarde

    Sou da Doutrina Espírita, e professor pós-graduado em matemática e Engenheiro mecânico.

    Tenho o seu DVD com muita satisfação referente ao tema de Transfiguração (TCI). Se for possível poderia transmitir-me a técnica de ouvirmos as vozes dos nossos queridos amigos familiares?
    Pois, sabemos: que seria: 4 rádios + 01 gravador + 01 lâmpada infravermelho + violeta.

    Coloca-se os rádios no ruido branco ou rosa, AM e FM. Grava o chiado, e depois rebobina e ouvimos falando…

    Não sabemos os procedimentos com detalhes para este momento.

    Atenciosamente
    André Luiz Lima

    • André,

      Apenas um comentário: cuidado ao usar as lâmpadas. Utilize-as somente com um óculos protetor pra não prejudicar a visão.

  18. Há algumas décadas tive a oportunidade de conhecer Clóvis Nunes no Rio.Foi há muito tempo e eu nem fazia ideia sobre do que se tratava a Transcomunicação. Cheguei a assistir um seminário sobre o assunto no Hotel Nacional, em São Conrado.

  19. Olá, como posso entrar em contato com Clóvis Nunes? Gostaria de enviar algumas gravações que fiz no gravador do meu celular para serem analisadas. Grata, Márcia.

  20. Clovis vi parte de um video onde voce falava sobre as musicas infantis que falam da violencia , estou montando uma materia para escolas incluindo crianças e adolescentes , e gostaria de basear no artigo , já tenho alguns artigos , me interessa muito o assunto da viol^ncia na escola e gostaria de localizar este video , sou espirita e moro em volta redonda . bjs e muita paz

  21. Ola!!!
    Venho aqui parabenizar todo o trabalho desses estudiosos dessa questão!!! Fiquei encantada e arrepiada com esse áudio. Mais uma prova de que não estamos errados quanto à nossa crença no mundo Espiritual.
    Deus dê muita força a todos vocês para a continuidade desse lindo e impotante trabalho!
    Grande abraço!!!

  22. A mensagem do Espírito Astrogildo, ocorrida no XI Congresso Espírita da Bahia, em novembro de 2002, no meu parecer, foi a maior e melhor manifestação espiritual de que já tomei conhecimento. Até agora, não vi ocorrência igual. Por isso, em minha opinião, o prof. Nunes Pereira é o mais notável transcomunicador do Brasil, um dos maiores do mundo, sem nenhum favor. Permita-me dizer que obtivemos também, certa feita, um bom resultado, no tempo em que fazíamos tais experiências, eu e a minha esposa, em fins da década de 90, século 20. Apenas com um pequeno gravador de repórter (sou jornalista, hoje, aposentado) conseguimos registrar uma voz masculina bem nítida de um jovem que, na ocasião, perto do fim do ano, desejava-nos feliz Natal e próspero Ano Novo além de nos desejar sáude, paz e prosperidade e pronunciar o meu nome direitinho… Ficamos boquiabertos pela inusitada e surpreendente ocorrência. De tão nítida que era a gravação, pensamos se tratar de interferência de alguma emissora de rádio ou de algum rádio amador, por exemplo. Lamentavelmente, apaguei logo a bendita gravação sem analisá-la. Quando caiu a ficha, aí é que percebi a minha incúria e incredulidade naquele momento. Desculpe. Jornalista, fui treinado para duvidar de tudo e de todos, mas com isenção, é claro! (fui, certa vez, em minha carreira, repórter policial). Mas temos outras gravações guardadas como a de um médico que hoje conhecemos através da mediunidade de incorporação o qual atua em nosso grupo de assistência a enfermos. Trata-se do Espírito Dr. Sérgio que, anos anteriores, dera esse nome através do mesmo processo, só que, dessa vez, com gravador mais um antigo rádio de válvula. Um grande abraço para todos daqui e não esmoreçam, prossigam; se acontece é porque Deus consente, e não é de hoje que Ele o permite; Jesus foi um dos maiores e mais sublimes transcomunicadores. Mortos são aqueles que insistem em ?tapar o sol com a peneira?; ?o pior cético é aquele que não quer ver?… Parabéns por esse precioso site, e se possível, alguém transmita um grande abraço fraterno por mim ao prof. Nunes Pereira. MUITA PAZ!!!!

  23. senhores, estou tentanto entrar em contato com Clóvis Nunes com a finalidade de pedir autorização para incluir uma apresentaçao dele no Programa Palestra Espírita (*) – pergunto se eventualmente Vcs. teriam como informar o email ou o telefone dele – agradecimentos, Dércio Conceição, divulgador da Doutrina Espírita.

    O programa Palestra Espírita tem como propósito divulgar a Doutrina Espírita através de arquivos de áudio postados no 4Shared (www.4shared.com) e arquivos de vídeo postados no YouTube (www.youtube.com). Não há interesse algum ou vantagem material de qualquer natureza nesse trabalho, que é voluntário e abnegado. Espírita que assim possa dizer-se com dignidade, não explora financeiramente o Espiritismo e nem faz dele um meio de vida ou fonte de renda. Pedidos de informação, perguntas, sugestões, esclarecimentos, etc., (*) inclusive pedido de instruções para fazer download dos arquivos e gravar as palestras em CD ou DVD, podem ser encaminhados para o endereço de email palestra.espirita@gmail.com

  24. Olá caros amigos,

    Tenho muitas dúvidas referentes a esses contatos e apesar de acreditar firmemente na continuação da vida após o desencarne, tenho dúvidas e receios sobre contatos TCI, como saber se isso não é uma fraude?
    Abraços,

    pvr_2005@hotmail.com

    quem quiser pode me escrever.

    • Ô Patricia Viana! Você já deu um grande passo para uma grande caminhada ao dizer que não tem dúvida quanto à continuidade da vida. Eu também tinha minhas dúvidas a respeito desse fato, como bom cético que sempre me considerei. Afirmara aqui no comentário referente ao fenômeno conseguido pelo prof. Nunes Pereira que, no exercício de minha função de jornalista, desconfiava de tudo, e continuo a desconfiar, mas desejando sempre investigar em busca a da verdade. O pior \”cético\” é aquele que não quer \”ver\”! A Transcomunicação, seja ela instrumental ou não, é uma realidade sim, e para que a prezada companheira possa saber por si mesma se procede ou não, é vasta a literatura acerca do assunto. Leia, pesquise, participe de congressos, aproxime-se de pesquisadores abalizados, de testemunhas idôneas ; informe-se da verdade; \”vá à luta\”! Nascemos para ser livres, mas só o seremos pra valer quando raciocinarmos bem e por nós próprios, livremente. Nada aceite sem entender. A pior das escravidões é a escravidão mental.

  25. PARABENS A TODA EQUIPE QUE TRABALHA AO LADO DE CLOVIS NUNES , NESTA QUE E UMA GRANDE META PARA VENCER A INCREDULIDADE DE TANTOS HUMANOS, E DESTA FORMA FAZER COM QUE CIENCIA E RELIGIOSIDADE ANDE DE MAOS DADAS PARA O BEM DE TODOS

  26. Gostaria de saber ainda mais sobre o trabalho de Clovis Nunes, com quem estiver ha cerca de dois ou tres anos, aqui no SIMESPE, o conheci rapidamente falando sobre alguns fatos que ocorreram com a minha filha numa gravacao em celular, o mesmo ouviu a gravacao e pediu para enviar para ele em CD para analise mais profunda e adiantou que era realmente a voz de alguem querendo dizer algo, que pena mais o celular foi roubado e nao pude mais me comunicar com ele. Minha filha e medium de efeitos fisicos, porem nao se dedica a doutrina em que venho desde os 12 anos de vida, hj tenho 42. A criei dentro da filosofia espirita, porem hj ela tem certo receio em aceitar os fenomenos que acontecem com ela e em nossa casa desde muitos anos. Conto com vcs para trocar ideias. Um fraterno abraco >>>> Luciana

  27. Parabenizo a iniciativa dos Confrades nesse desafio que nao é dos mais faceis, necessarios muita diciplina e dedicaçao, somos mesmo os trabalhadores da ultima hora, e agradeço por viver nessa epoca e poder desfrutar de pessoas tao esforçadas como esse grupo, Parabens.

    Sou de Manaus AM.

  28. Fico feliz!! Feliz por toda a humanidade, pela esperança que nos trás esta comunicação. Estou começando agora a enveredar pelo caminho da TCI e já consegui uns poucos transcontatos audíveis, poucas palavras…mas me trouxeram muito animo para continuar. A mensagem do Sr. Astrogildo em forma de poesia é algo maravilhoso. Disponibilizo meu email para quem desejar discorrer e trocar idéias sobre o assunto. Aprenderemos juntos. Deixo um abraço fraterno

    Ianê Lameira

  29. Descobri, na leitura de muitos estudos sobre transcomunicação, inclusive no livro de Meek, que Frederick Myers tem livros que foram psicografados por Geraldine Cummins, entre outros médiuns.
    COMO ADQUIRIR, TER ACESSO A ESSES LIVROS? As livrarias espiritas que eu consultei não conhecem – ou, se conhecem – não tem idéia de como adquiri-los (menos ainda se foram traduzidos para uma língua latina).
    Grata
    Rosetta

  30. Mensagem que nos deixa muito feliz , na esperança de que possamos ser bem acolhidos na nossa passagem para essa outra dimensão. Que o Pai Eterno nos abençoe a todos e que continue nos inspirando na ciência adequada para a realização de novas e esclarecedoras experiências na transcomunicação instrumental.
    Paz.

    Clovis

  31. Em conversa com o Clóvis Nunes, que me deu uma cópia da ata com as assinaturas das testemunhas, o mesmo me explicou o motivo da frase final \”Possível, Clóvis!\”.
    No começço da gravação o Clóvis fala para que os amigos espirituais deixem uma mensagem \”se possível\”. Explicado. Abraço a todos!

  32. Gostaria de cumprimentar à todos os participantes desta experimentação, que seguiu um criterioso método científico.
    Gostaria de cumprimentar o sr. Ildefonso, amigo de meu pai Antonio Pacheco Pereira, da FEESP.

    Continuem com este amor e dedicação à ciência, filosofia e religião nos trabalhos de caridade e amor ao próximo.

    Muita Paz.

  33. Bom dia!!!

    Gostei muito de ter lido a ata e tomar conheciento do procedimento,foi muito louvável, fiquei emocionado.
    Trabalhei vário anos no setor de telecomincações…..
    entendimuito bem a gravação.

    Pedimos que Deus assim, nos ajude!!!
    Estevão Reis

  34. Infelizmente carrego muitas dúvidas sobre a existência de outro plano. Sinceramente gostaria muito de acreditar. O que me falta, finalmente? Peço aos amigos que me ajudem nesse processo tão dificil que é a descrença.

    Obrigado

    Antonio Marcos
    de Campina Grande, estado da Paraiba
    (083) 8780.7408

  35. Amados Irmãos! É como grande alegria que me dirijo a voces, pois ficamos emocionados em saber que o a Comunicação Instrumental já podia ser levado em pauta em um Congresso Espírita, assunto que ainda é polêmico e ignorado em Centros Espíritas, tal recurso ainda nos é muito distante ficando a cargo de pesquisadores na área científica, podendo já se estudado paralelamente com os ensinos da Doutrina já que se trata de recurso ideal para a comunicação entre os irmãos que se encontram em faixas vibratórias na Patria Espiritual, é chegado a hora de estudarmos os assuntos científicos pois andam alinhados denro da Doutrina, Gostaria muito de obter mais informações de como me dirigir aquí em minha cidade Rio (capital) ou Bahia, desde já agradeço. Paz e Prosperidade Espiritual! Deus os abençõe! Jandira Hansen. Rio/RJ

  36. Amados Irmãos! É com grande alegria que venho mostrar meu interesse e parabeniza-los por tão grande avanço que nós espíritas conquistamos na área científica. Que maravilhoso recurso nos é ofertado para nossa plena comunicação com a Pátria Espiritual! Já ganhamos muitos espaços, o lamentavel é que ainda não podemos aproveitá-los, foi surpresa para mim que num Congresso já se podia e com exito ter em pauta a comunicação instrumental, assunto que no meio espírita ainda é muito polêmico e muitas vezes ignorado, aquí no Rio de Janeiro nunca tinhamos ouvido falar em plenos pulmões assim como na Bahia se é já desde 2002 um assunto na pauta do Congresso Espírita. As pesquisas científicas não são destaques para os estudiosos da Doutrina nos Centros, esses estudos geralmente ficam a cargo de pesquisadores e muito distante dos membros dos Centros Espíritas. Gostaria muito de fazer parte dos estudos científicos alinhados aos estudos sistematizados, como devo obter informações sobre esse estudo, já que desconheço em minha cidade? Ou como procurar o caminho certo sem que eu seja ludibriada por curisos sem base no assunto? Gostaria de uma resposta por email de como e a quem me dirigir aquí no Rio (capital) ou aí na Bahia. Desde já agradeço pois é de grande interesse para mim e meus familiares. A Paz e o Progresso Espiritual a todos! Deus os abençõe! Jandira Hansen Rio/RJ

  37. Que maravilhosa mensagem….que trabalho de estudo sobre transc. instr. importante e serio para a nossa Doutrina. Eu e minha familia gostaríamos de poder praticar e estudar mais sobre o assunto com segurança. Somos espíritas e estudiosos da Doutrina, porém achamos que as pesquisas cientificas estao na sua maioria deixadas de lado, nos ajude a fazer parte e formarmos um grupo familiar (inicialmente) de estudos cientificos espiritas. Conto com vcs para maiores orientaçoes. Somos de Campinas Sao Paulo. Desde já muito obrigada pela atençao. Fiquem com Deus!!!!

    Edna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui