Todo mundo conhece os populares horóscopos da astrologia. Neles, cada indivíduo de um signo do zodíaco recebe diariamente uma espécie de previsão ou recomendação de conduta moral oferecida pelos astrólogos.

Apesar de saltar à curiosidade à primeira vista, em testes estatísticos aplicados àquelas pessoas do mesmo signo é possível facilmente constatar que as alegorias apresentadas nos horóscopos desabam por terra.

Milhões de pessoas ao redor do mundo que tenham um mesmo signo não se comportam de modo igualmente pré-formatado como pregado pelos astrólogos.

Os populares horóscopos em jornais falham em testes científicos
Os populares horóscopos de jornais falham em testes científicos (Foto: Divulgação)

Outra invenção criada pela astrologia e desprovida de fundamentação científica são os afamados mapas astrais. Eles igualmente fracassaram perante testes de duplo cego, como o famoso exame publicado na revista Nature em 1985, quando astrólogos falharam em identificar os mapas astrais da maioria das pessoas de um grupo pré-selecionando.

Ou seja, o acerto dos astrólogos em identificar um determinado mapa astral de uma pessoa qualquer pode ser atribuído ao mero acaso. [1]

Kit de defesa contra a astrologia

Há vinte e cinco anos atrás um excelente artigo foi traduzido e publicado no Brasil na revista Superinteressante, em sua edição de nº 33 de junho de 1990. [2]

Astrônomo Andrew Fraknoi, desconstruindo a astrologia (Foto: Tucket Hiatt)
Astrônomo Andrew Fraknoi, desconstruindo a astrologia (Foto: Tucket Hiatt)

Com o título de “defesas contra a astrologia”, o artigo virou uma espécie de guia introdutório contra a medieval pseudociência da astrologia. As questões levantadas pelo seu autor, o astrônomo americano Andrew Fraknoi, eram bem embaraçosas para os astrólogos.

Após mais de duas décadas de o artigo ter sido veiculado no Brasil (o original em inglês foi publicado no ano anterior na revista americana Sky & Telescope), a astrologia continua sendo uma superstição vexatória do ponto de vista de sua comprovada ineficácia, enquanto a ciência da astronomia segue ostentando e renovando um legítimo catálogo de descobertas do Cosmos, que engrandecem o conhecimento humano.

Para aqueles que gostariam de reler (ou ler pela primeira vez) o artigo do astrônomo Fraknoi, a revista Superinteressante agora o disponibiliza abertamente em seu acervo, clicando neste link.

Referências

[1] CARLSON, Shawn. A double-blind test of astrology. Nature, n. 318, p. 419-425, 05 Dec. 1985.

[2] FRAKNOI, Andrew. Your astrology defense kit. Sky & Telescope, n. 78, p. 146-150, 1989.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

15 COMENTÁRIOS

  1. Sou astrólogo e digo o seguinte: A “incompetência” é tanta que ainda, em pleno século 21, pessoas que se dizem científicas perdendo tempo em criticar a astrologia – é o fim da picada. Além de astrólogo – por opção e não por profissão – como sou aposentado trabalhei como técnico de computadores por 22 anos que, até 2014, dava para ganhar um bom dinheiro (média de 4 computadores por dia à 70,00 cada). Agora eu seria extremamente ridículo criticar pessoas que usam PCs com XP ou Vista sendo que a plataforma operacional mais atual para PCs é o Windows 10. Para os astrônomos que imitam o Carl Edward Sagan e criticam a astrologia, costumo dizer o seguinte: O tanto de conhecimento que o Carl tinha era o mesmo tanto de “convencimento” que ele tinha. O que o Carl e outros astrônomos fariam – não fariam nada – caso eles não tivessem todos os equipamentos os como telescópios, sondas espaciais, etc., que eles têm disponíveis atualmente. Imaginem o que os astrônomos da antiguidade fariam se tivessem todos esses equipamentos – encontrariam a porta para o Céu no décimo segundo universo. Lembrando que muitos astrônomos – os mais inteligentes – são astrólogos.

    • Ainda existem astrólogos em pleno 2020? Veja que sequer foi mencionado o Sagan nesta breve postagem. O movimento de desmontar a astrologia vem antes dele. Aqui cito relevantes trabalhos do físico Shawn Carlson e do astrônomo Andrew Fraknoi. Eu já escrevi algo a mais há décadas atrás: “Astrologia: Uma falsa ciência” http://www.alexandre-borges.com/astrologia-uma-falsa-ciencia/

      Mas, caro astrólogo José Baptista, vou ficar apenas com sua última frase: “Lembrando que muitos astrônomos – os mais inteligentes – são astrólogos.” Eu não poderia esperar afirmação mais falsa vindo de um astrólogo.

          • Como é de praxe no Brasil, cada um se acha o dono da verdade e o que é pior, cada um fica pregando a sua verdade, passa um tempo ele morre e ele e a sua verdade morrem junto. Seja inteligente, cara, aproveite a vida e não perca tempo elogiando ou criticando algo ou assunto que você nada conhece, isso é para os iniciantes. Suas críticas contra a astrologia e minhas críticas contra a política – principalmente no Brasil, um país com mais de 80% (mais de 170 milhões) de pessoas incultas – são gotas d’agua no mar. Eu, como astrólogo, faço críticas diretas aos astrólogos – e as astrólogas, principalmente (https://is.gd/C0owbv) – sobre a divulgação de horóscopos, pois são as maiores enganações que eles fazem utilizando a astrologia para enganar as pessoas, mas como as pessoas são incultas elas têm as mentes fazias, com isso, elas às preenchem com qualquer baboseira que aparece pela frente. Portanto, não vamos ficar discutindo por nada, eu adoro astronomia e você detesta astrologia – e a vida continua.

          • Astrólogo José Baptista,

            Não é questão de “detestar a astrologia”. Ela é, simplesmente, um pensamento mágico. É como dar uma pílula de farinha de trigo pra curar a Aids, não funciona! Simples assim. E uma das falácias mais recorrente dos astrólogos, como você, é se autointitular uma sumidade na área, como se detivesse conhecimentos que a astronomia não atingiu ainda, relegando os outros a “nada conhecer” sobre o tema. Típico e nauseante. Se você quiser ganhar algum tipo de crédito e atenção, comece refutando os trabalhos científicos que já demoliram a astrologia. Mas, o que você faz é somente espernear.

  2. Você não tem a minima noção sobre a Astrologia. Seria o mesmo que eu fazer um post falando sobre T.I.
    Mas continue com sua pseudo-intelectualidade e soberba, ou conheça de fato a mais antiga ciencia da humanidade.

    • Em pleno 2019 ainda existem fanboys da astrologia. Sua reclamação será endereçada ao setor de achados e perdidos desta infundada pseudociência.

      Você só apareceu para reclamar e não expôs um único argumento factual pra defender seu passatempo. Já deveria ter amadurecido em saber que abordar sobre esta área nunca foi propriedade exclusiva de astrólogos.

      Leia este artigo que publiquei anos atrás sobre a astrologia:

      http://www.alexandre-borges.com/astrologia-uma-falsa-ciencia/

      Você não tem uma linha sequer escrita sobre o tema e vem aqui posar de autoridade. Comece refutando o astrônomo Andrew Fraknoi, já é um bom começo.

      • Não acredito em astrologia, mas pensa numa coisa interessante, estava no youtube vendo 1º sobre Thomas Greem Morton sendo desmacarado, e tbm uri geller por aquele senhor que oferecia 1 milhão para quem provasse ser paranormal, depois cai num video de Carl Sagan desmistificando ASTROLOGIA. sai, e como gosto de jogar pesquisei(umtempo depois) no google cai no seu blog em : “FATORES DE INFLUENCIA EM JOGOS DE LOTERIA” e vi esse artigo “DESCOSNTRUINDO ASTROLOGIA”, COINCIDENCIA, PROBABILIDADE, O COSMOS AGINDO?, brincadeira. Achei uma frase do carl sagan interessante +ou- assim, NOS JORNAIS E REVISTAS VOCÊ VÊ PAGINAS INTEIRAS SOBRE ASTROLOGIA E NENHUMA SOBRE ASTRONOMIA.

  3. Refutar a astrologia com esses argumentos sofismaticos e pouco cientificos e demonsstrar desconhecimento sobre a historia da propia astronomia. Outra coisa nao se determinam caracteristicas de uma natividade sem calculo…Nao tem adivinhaçao ! Ah e por favor nao me venha com aquela chatice de decimo terceiro signo por causa do movumento das constelaçoes …Que essa ja tah gasta ! A ASTROLOGIA E CIRCUNSCRITA AO PLANETA TERRA , AS CONSTELAÇAOES APENAS EMPRESTARAM SEUS NOMES AOS DOZE PEDACINHOS DESSA CIRCUNFERENCIA CELESTE …
    Sou astrologo a 35 anos e nunca deixei de amare estudar a
    astronomia desde quando lia Julio Verne… Conhecimento se soma nao se divide.

    • Astrologia não funciona!

      O artigo do astrônomo Fraknoi oferece uma pincelada em pontos que já foram aprofundados em outros estudos.

      Curioso afirmar que a astrologia está “circunscrita ao planeta Terra”. Ao longo dos anos seu conceito tem sido remodelado, deixando-a encolhida cada vez mais, como uma criança agachada contra a parede com medo de sua própria sombra, principalmente pelo avanço da iluminação do farol do conhecimento científico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui