Recebemos de um internauta a fotografia mostrada abaixo, do planeta Marte, questionando-nos se havia alguma explicação da NASA para a presença inusitada de um aparente objeto no solo, que é visto nela. O internauta acreditava que o que aparece nesta fotografia não poderia ser explicado pela pareidolia, sugerindo que o tal objeto pudesse pertencer a alguma tecnologia alienígena em operação no Planeta Vermelho.

viking-lander-objeto-cilindrico-marte
O que seria o objeto visto nesta fotografia de Marte?

A fotografia original pode ser acessada pelo site oficial da NASA, no seguinte link: http://nssdc.gsfc.nasa.gov/image/planetary/mars/vikinglander2-2.jpg

O objeto que aparece no solo marciano (com o destaque em vermelho) no canto direito da imagem não parece se encaixar em uma explicação de um estímulo vago e aleatório criado por nossa mente, ou seja, algo que seja explicado pela famosa pareidolia. O objeto parece-nos bem distinto do restante das rochas que preenchem toda a paisagem ao seu redor. O que poderia ser tal estranho objeto?

A solução do enigma do estranho objeto

Sim, de fato, o que é visto no solo marciano é um objeto tecnológico, porém ele não foi manufaturado por nenhuma inteligência marciana presente em Marte. O objeto foi produzido por nós mesmos. Ele pertence à espaçonave Viking 2, que pousou seu lander na região Utopia Planitia do solo marciano na data de 3 de setembro de 1976.

Inicialmente, ao observarmos a fotografia acima é possível identificar uma das estruturas de apoio do lander Viking 2 no canto inferior direito, além de ser possível visualizar quase ao centro da imagem as marcas de trincheiras escavadas no solo pelo braço coletor de amostras do lander.

Este objeto de alumínio que está no solo é o Collector Head Shroud Unit (CHSU), que protegia como uma espécie de cobertura ou tampa outro instrumento do lander responsável por efetuar análises do solo marciano, o coletor de amostras do solo (Surface Sampler Collector Head).

lander-viking-2
Modelo do lander Viking 2 em laboratório. Perceba a peça CHSU na areia, ao lado esquerdo do lander (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

Ainda na Terra, esta tampa protetora foi colocada para impedir que houvesse a contaminação por seres vivos terrestres no coletor de amostras, deixando-a esterilizada. Assim, quando o lander estivesse coletando amostras no solo marciano para detectar se existe vida ou não em Marte, as análises estariam livres da contaminação dos micróbios que poderiam ser trazidos da própria Terra.

A peça CHSU permaneceu durante toda a viagem da espaçonave Viking 2 da Terra até Marte. Dois dias depois do lander Viking 2 pousar no solo marciano, em 5 de setembro de 1976, o CHSU é ejetado e cai na superfície, deixando o coletor de amostras do solo livre para iniciar suas atividades em busca de vida em Marte. Esta é a visão que vemos nesta fotografia.

Fotos da peça do lander Viking 2 no laboratório da NASA

O desenvolvedor de softwares e entusiasta das missões espaciais Tom Dahl conta que visitou um dos centros de pesquisas da NASA, o Langley Research Center (LaRC), em Hampton, Virgínia, Estados Unidos, e fotografou uma unidade fabricada desta mesma peça CHSU do lander Viking 2. Veja as fotos que ele obteve e compare com o objeto que repousa agora no solo de Marte.

comparacao-objeto-cilindrico-marte
Acima: peça do lander Viking 2 em Marte. Embaixo: peça do lander Viking 2 na Terra, na NASA. (Fotos: NASA/JPL e Tom Dahl)
Surface Sampler Shroud Right Rule a
Peça do lander Viking 2 no laboratório da NASA (Foto: Tom Dahl)

Referências

[1] MUTCH, T. et al. The Surface of Mars: The View from the Viking 2 Lander. Science: 11 Dec. 194, p. 1277–1283, 1976.

[2] Ejected Shroud on the Martian Surface. NASA/JPL, 09 Jan. 1997. Disponível em: <http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA00527>.

4 COMENTÁRIOS

  1. Por que a primeira hipótese é sempre a última levantada? Ao bater o olho na foto, de cara pensei que se tratava de um objeto deixado por alguma missão prévia da NASA, pois, claro, esta deve ser a primeira hipótese ao visualizar tal foto de Marte.
    Acho incrível como as pessoas abraçam a hipótese da presença/atividade alienígena antes de descartarem a hipótese de que muitos fenômenos, ou simples fotos como essa, se tratarem de um produto da atividade/presença do próprio Homem.

    • Pois é, as pessoas gostam de tender para o lado da fantasia ao olhar essas fotos do planeta Marte. Você pode encontrar esta tendência facilmente em blogs obscuros que existem aos montes na internet. Eu afirmo categoricamente que nunca vi uma única foto sequer de Marte que me remeta para a explicação de alguma atividade alienígena, e desafio qualquer pessoa a me mostrar uma foto oficial das agências espaciais que mostre isto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here