Existem algumas hipóteses para tentar explicar os casos de abdução por alienígenas. A priori, este fenômeno psicológico — na maioria traumatizante — está sendo narrado por pessoas em vários países ao redor do globo. A existência das alegadas abduções alienígenas ainda está em xeque, estando aberta a explicações que oscilam tanto das ortodoxas até as mais heterodoxas.

Por sua inerente tentativa de explicar a mente humana, a psicologia sempre irá tentar encontrar uma resposta natural para as abduções.

A Dra. Susan Clancy, psicóloga cognitiva estadunidense com doutorado na Universidade de Harvard, lançou recentemente um livro que desmistifica as experiências de abdução, o Abducted: how people come to believe they were kidnapped by aliens (Abduzidos: como as pessoas acreditam que foram sequestradas por alienígenas, Harvard University Press, 2005).

A obra apresenta críticas contundentes sobre este tema espinhoso. A Dra. Clancy segue os passos da sua colega psicóloga britânica Dra. Susan Blackmore, que também é uma cética das experiências de abdução por alienígenas. [1][2]

Livro Abducted da Dra. Susan Clancy
Livro Abducted da Dra. Susan Clancy

Possíveis explicações

Os pesquisadores do tema defendem que as abduções alienígenas poderiam ser explicadas pelas seguintes hipóteses:

a) sonhos intensos;
b) distúrbios no cérebro;
c) alucinações;
d) estupros infantis (que antes estavam guardados no inconsciente e que emergiram na mente como uma imagem de ETs raptores);
e) paralisia do sono.

Quando a testemunha está dormindo, a paralisia do sono é uma das hipóteses mais cogitadas para explicar as abduções alienígenas. Quem passa por essas experiências de paralisia do sono descreve cenas como a de “uma sombra escura está se movendo no quarto, e está chegando perto da minha cama“.

Sugestionada por leituras e programas de TV sobre o tema alienígena, essa inocente sombra se transforma em um “alienígena malvado, baixinho, que veio me raptar“.

Os Grays relatados pelas testemunhas
Os Grays relatados pelas testemunhas

Esses seres baixinhos, classificados de Grays (cinzas) ou Alfa Cinzentos — como se costuma dizer na ufologia —, seriam o biótipo que muitas pessoas ao redor do mundo afirmam terem visto.

As testemunhas fazem uma descrição física dos seres quando estão em vigília ou sob a hipnose regressiva. Maciçamente, a descrição que existe sobre estas entidades está apenas baseada no testemunho.

Caso Linda Cortile Napolitano

Um polêmico caso de suposta abdução por alienígenas aconteceu em novembro de 1989, quando uma senhora norte-americana de nome Linda Cortile Napolitano diz ter sido raptada por alienígenas de seu apartamento em Nova York.

Este caso foi pesquisado pelo ufólogo americano Budd Hopkins, que ouviu da abduzida a história de que ela foi levada através da janela de seu apartamento para uma nave espacial. [3]

Há várias críticas lançadas contra a veracidade deste episódio de suposta abdução alienígena. Por exemplo, uma extensa e contundente crítica sobre este caso pode ser lida neste site: [4]

http://www.tricksterbook.com/ArticlesOnline/LindaCortileCase.htm

Nela, os autores abordam que meses antes da alegada abdução da senhora Linda acontecer foi lançado um livro de ficção chamado Nighteyes (Doubleday & Company, 1989), do autor Garfield Reeves-Stevens. [5]

Livro poderia ter sido a inspiração de Linda Cortile para sua abdução?
Livro poderia ter sido a inspiração de Linda Cortile para criar uma abdução?

A narrativa contida no livro descreve igualmente uma história de uma mulher que é abduzida por um UFO em seu apartamento, na cidade de Nova York. Além dessa incrível “coincidência”, dois agentes do governo estariam envolvidos na trama fictícia, assim como também ocorreu no alegado caso real. A crítica vai além e merece sua leitura.

Referências

[1] BLACKMORE, Susan. Abduction by aliens or sleep paralysis? Skeptical Inquirer, v. 22, n. 3, p. 23-28, May/June 1998. Disponível em: <https://www.csicop.org/si/show/abduction_by_aliens_or_sleep_paralysis>.

[2] CLANCY, Susan A. Abducted: how people come to believe they were kidnapped by aliens. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2005.

[3] HOPKINS, Budd. Testemunho oficial: a verdade sobre a abdução na Brooklyn Bridge. Tradução de Domingos Demasi. Educare, 1998. (Biblioteca Documento UFO 4).

[4] STEFULA, Joseph J.; BUTLER, Richard D.; HANSEN, George P. A critique of Budd Hopkins’ case of the UFO abduction of Linda Napolitano. The Trickster and the Paranormal, 08 Jan. 1993.

[5] REEVES-STEVENS, Garfield. Nighteyes. New York: Doubleday & Company, 1989.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui