Abaixo estão elencadas algumas das principais listas de discussão sobre o fenômeno das vozes eletrônicas (Electronic Voice Phenomena, EVP) pelo mundo, em três idiomas: inglês, espanhol e alemão. Existem muitas listas na internet tratando deste tema.

Aqui selecionamos as listas exclusivas sobre este assunto e que estão atualmente na ativa. Muitos outros fóruns na internet estão sem atividade há um bom tempo (sem mensagens postadas), e aqui decidimos apenas listar os mais ativos do momento.

Nomeamos estas listas de discussão para pesquisadores que queiram acompanhar e interagir com estrangeiros sobre este controverso fenômeno — que ainda não foi comprovado pela ciência —, mas deixamos claro que não estamos endossando, necessariamente, tudo o que é publicado neles.

Igualmente, não necessariamente repartimos da mesma visão que estes fóruns adotam sobre a origem do fenômeno e suas metodologias de trabalho. Faça este julgamento por si próprio.

 

Em espanhol:

El-Rincon-de-Las-Psicofonias
http://es.groups.yahoo.com/group/EL-RINCON-DE-LAS-PSICOFONIAS/


Em inglês:

Grassharp
http://groups.yahoo.com/group/grassharp/

EVP_Spiritcontact
http://groups.yahoo.com/group/EVP_Spiritcontact/

AA-EVP
http://groups.yahoo.com/group/aaevp/
(Essa lista é privada e só participa quem é membro da Associação)

 

Em alemão:

Tbs-list
http://de.groups.yahoo.com/group/tbs-list/

Jenseitsforscher
http://de.groups.yahoo.com/group/Jenseitsforscher/

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui