Você está online esperando o processamento das imagens da região de Cydonia em Marte? A “face” de Marte, que se encontra nessa região, demonstra ser apenas uma formação rochosa. O assunto “está pegando fogo” na internet.

Sites que estão publicando a nova imagem da “face” de Marte 

rosto-marte

No site da NASA existe um manancial de imagens de Marte (as antigas e as da região de Cydonia agora fotografadas):

http://nssdc.gsfc.nasa.gov/photo_gallery/photogallery-mars.html

A NASA está processando as imagens da região de Cydonia. É possível acompanhar o trabalho já publicado:

http://www.nasa.gov/newsinfo/cydonia.html

Neste site existem comparações entre a missão Viking e a Mars Global Surveyor, com diferentes ângulos de visão da “face”:

http://www.erols.com/feanor17/Cydonia.html

Neste site, uma comparação entre as duas “cidades” na região de Cydonia, a de 1976 e a de 1998:

http://www.mcdanielreport.com/cityimg.htm

No site da NBC News tem um teste de QI sobre Marte:

http://www.nbcnews.com/news/154187.asp

Este outro site tem votação disponível aos internautas. Acredita que existe vida em Marte?

http://nt.excite.com/poll/

(Clique para ampliar)

Conspiracionistas entram em ação 

O site do promotor de teorias da conspiração americano Richard Hoagland está fervilhando. Ele colocou várias fotografias e esquemas explicativos das missões marcianas. Entretanto, não podemos assinar embaixo do que conspiracionistas dizem. A Home Page dele é um exemplo disso.

Há muitas imagens de Marte que ele promove e que poderíamos classificar apenas como pareidolia — principalmente as da missão Mars Pathfinder, que ele afirma ter “analisado”.

As imagens que ele interpretou da missão Mars Pathfinder chegam a ser cômicas. Ele enxerga algumas rochas como se fossem artefatos artificiais alienígenas, tais como tanques de guerra, giroscópios, ferramentas e símbolos.

É claro, ele também vê até alienígenas nas fotografias. No entanto, algumas das imagens obtidas pelo robô Sojourner mostram apenas pequenas formações rochosas.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui