O suposto vidente Jucelino Nóbrega da Luz afirma que teria enviado uma carta, em 2003, ao gabinete do presidente da república para avisar que teria previsto que no governo do presidente Lula ocorreria o escândalo do mensalão em 2005.

De acordo com ele, o governo respondeu a sua “previsão”, lhe enviando uma carta de agradecimento. Entretanto, segundo seus acusadores, para validar sua previsão e depois aparecer na TV como vidente, ele teria supostamente forjado este documento oficial de resposta do gabinete do presidente — que o agradece pelo aviso do mensalão — e usado o mesmo papel timbrado para inserir um conteúdo escrito por ele.

Jucelino Nóbrega da Luz
Jucelino Nóbrega da Luz alega ter o dom da premonição. (Foto: Divulgação)

O que o suposto vidente — ele prefere ser chamado de premonitor — não esperava é que os erros de pontuação expostos na suposta carta de resposta do governo levantassem suspeitas de que ela era forjada.

Segundo seus acusadores, a carta de resposta que ele diz ter recebido do governo é grafada com os mesmos erros de pontuação que ele é acostumado a escrever: em alguns escritos que constam em seu site, Jucelino não coloca espaço entre as vírgulas e as palavras.

Abaixo, o suposto documento de resposta oficial do governo para Jucelino, no qual o agradece pela “previsão” do mensalão. Está circulada em vermelho a pontuação. Percebemos que não há espaço das vírgulas e dos pontos entre as palavras.

carta-mensalao-jucelino-nobrega
(Reprodução/Site Jucelino Luz)

Previsão das eleições

Jucelino diz também fazer premonições das eleições. Não estamos afiançando que este seja o caso aqui, mas mágicos conhecem um truque bem manjado para “adivinhar” qual candidato vai ganhar as disputas eleitorais.

Basta registrar várias cartas em um cartório com diferentes “previsões” para cada candidato. Quando a eleição terminar, basta sacar a carta do acerto para aquele candidato vencedor e anunciar que de fato foi prevista sua vitória.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

17 COMENTÁRIOS

  1. Fiz uma pesquisa e pelo que li me parece que ele não está se dando bem com os processos:

    http://ateusdobrasil.com.br/jucelino-da-luz-move-acao-contra-ceticismo-aberto-e-perde/

    Quero deixar aqui uma pergunta para o Jucelino da Luz, já que ele gosta de visitar o seu site. Caro Jucelino, por que você não faz cartas autenticadas dos números da mega sena e das outras loterias ? Mas publique os números premiados em seu site antes de serem sorteados hein! Ah, e tinha uma série bem legal chamada “Edição de amanhã”. Veio daí a sua ideia das previsões do futuro ? Abraços!

  2. Até que estava querendo acreditar em Jucelino, mas pesquisando descobri que: ele esteve em 2014 em alguns programas de entrevistas na net ou na tv, mas em nenhum deles falou sobre sua “premonição” do acidente de Eduardo Campos, que ele, APÓS O ACIDENTE, diz ter previsto desde 2005. Num desses programas ao vivo foi o Super Pop do dia 11/08/2014, ou seja DOIS DIAS ANTES DO ACIDENTE DE EDUARDO, e ele só falava da queda de um avião na Av. Paulista para 26/11/14, que por sinal, esta na mesma “carta” endereçada a Campos em 2005. Por que ele não explica isso. Outro detalhe tentei questionar isso no site dele mas para minha surpresa o URL foi retirado.

    • Macedo, você está correto em suas afirmações. Jucelino, que se autointitula “o clarividente de maior credibilidade no Brasil e no mundo”, somente aparece com suas suspeitíssimas previsões após os fatos terem ocorrido, alegando de que já sabia de tudo. Este expediente não somente aconteceu com a recente tragédia do avião do presidenciável Eduardo Campos, mas também de outros episódios trágicos, como o da boate Kiss, o desaparecimento do avião da Malaysia, a queda do avião da Noar, etc. O “profeta do dia seguinte” aparece urubuzando em cima de desgraças alheias depois que elas acontecem. Segundo o jornal Extra, ele processa aqueles que coloquem em xeque suas cartas suspeitas, inclusive, como você pode ler nos comentários, vem me intimidando também.

    • Jucelino manda um robot dele aqui para tentar descobrir meu endereço residencial. Ô ingenuidade. Ele quer mandar uma cartinha pra mim, mas não é dessas cartas de previsões furadas dele. Ele quer mandar um processo. Se você se diz vidente, então descubra meu endereço.

  3. Prezado Alexandre de Carvalho Borges,

    último aviso, nessa segunda -feira-dia 18 /08/2014 , por orientação de meus advogados , estarei fazendo uma queixa-crime contra o Senhor por fazer afirmações falsas , e sugerir que eu falsifiquei essa carta.Portanto, vou lhe alertar antecipadamente que essa missiva foi devolvida ao remetente da mesma por ordem do Minstério Público Federal , pois, fui eu quem reclamou do conteúdo suspeito do conteúdo da missiva recebida e tirei a cópia autenticada apenas para manter essa carta em arquivo, E o outra caso, por usar imagem de youtube de Processo ainda não em trânsito Julgado , tentando favorecer o processado .
    Vou te alertando que suspeita ,não é condenação
    Portanto, na segunda feira de manhã se abrir esta página e ainda persistir com as inverdades, lembre-se de que foi avisado antencipadamente de eu iria recorrer a Justiça para solução do caso,
    Estou fazendo esse contato e guardando em duas vias de igual teor – para que o Senhor , não venha mais tarde alegar que não sabia desse problema grave .E por usar minhas imagens na prática de atos ílicitos ,sem a minha autorização . E também para que não venha a alegar ” Liberdade de expressão e de pensamento ”
    Águas de Lindóia, 14 de Agosto de 2014
    Atenciosamente,
    Jucelino Nobrega da Luz

    • Depois de um ano, mais uma vez o suposto vidente aparece me ameaçando. Agora, surpreendentemente, ele próprio confessa que suspeitava da autenticidade da carta que alega ter recebido do gabinete pessoal do presidente da república, agradecendo-o pela sua “previsão” do mensalão em 2003.

      A mesmíssima carta que ele apresentava em seu site como a incrível e maravilhosa prova de que tinha previsto o mensalão, ele próprio agora a refuga como suspeita. Se ele mesmo não a considera legítima, o que dirá dos outros que já suspeitavam dela?

      E vejam que situação risível nós temos aqui: um cidadão que diz ter previsto todo o esquema do mensalão em 2003 – dois anos antes de ele acontecer – quer que acreditemos passivamente e acriticamente nos seus alegados poderes.

      Ao fazermos aqui uma crítica científica e usando da liberdade de expressão estamos questionando a veracidade de alguém ter alegados dons de previsão. Se ele tivesse capacidade de compreensão de texto, teria lido que nem estou categoricamente afirmando que a carta é forjada, porém isto não me impede de analisá-la racionalmente e duvidar de sua autenticidade.

      E mais: incapaz de responder meus questionamentos elementares, ele prefere querer me calar ao reclamar de que estou utilizando uma banal foto pública do mesmo. Risível e patético.

  4. Sr. Alexandre de Carvalho Borges,
    Não vou ficar aqui discutindo com Vsa. quem está certo ou errado, pois, não vai adiantar nada ; mas, veja que no link que vsa. apresenta não tem nenhuma base jurídica , e ainda estão sendo discutidas em justiça devido a forma operante dos que estão falando…
    1.Se Vsa. já sabia do mensalão, por que então não falou sobre isso?

    2. A suspeita parece que é só sua e de mais ninguém, veja e leia com atenção esse link:
    http://www.jucelinodaluz.com.br/reparando_injustica.htm
    como já havia enviado para Vsa. parece-me que não teve o interesse porque de certa forma, te afeta a ter que aceitar a verdade . E veja que improcedente , não perder a Ação .
    E esse jovem do ceticismo aberto , cujo ,faz parte do seu grupo de céticos , teve muita sorte porque quando eu entrei com a Ação , ainda não havia terminado a Perícia ,pois, se fosse agora ele teria sido condenado com toda certeza! Mas, fiz questão de não continuar a Ação, que poderia ter recorrido , pensei dessa forma: ” Vou prejudicar uma pessoa que na verdade ,nunca me fez mal algum em ficar falando besteiras e inverdades …”
    Portanto, Vsa. pode ficar sossegado que não vou lhe importunar mais …..
    E se previ ou não , fica a meu critério e não seu,
    Passar bem!

    • Jucelino, você por aqui novamente. Mais uma vez você foge de minha pergunta sobre a tinta da caneta por cima do carimbo do cartório. Ao invés disso você novamente me indica um laudo que simplesmente ignora essa questão. Mais uma vez te digo: se você alega ter previsto acontecimentos públicos, como o mensalão, a tragédia da boate Kiss e o recente desaparecimento do avião da Malaysia, então quem vai julgar se você está falando a verdade é a sociedade, e não você.

      Recentemente, aparece o Jucelino com uma carta descrevendo todos os detalhes do desaparecimento do avião da Malaysia. “Coincidentemente”, estes mesmos fatos exarados na sua carta já haviam sido amplamente divulgados pela imprensa (assim, até eu “prevejo”). Você só aparece relatando ter previsto estes acontecimentos depois que eles já aconteceram.

      Se você quer ganhar respeito e ser reconhecido por ter alegados poderes, apareça ANTES descrevendo em detalhes estes fatos, e não DEPOIS que todo mundo já os conhece.

      Aceita um desafio? Qual o próximo trágico acidente de avião que acontecerá no mundo? Você pode me descrevê-lo em detalhes?

  5. Prezado Alexandre de Carvalho Borges,
    Ora, suspeita do quê ? Estou aqui escrevendo para você porque todas essas ” suspeitas ” conforme alega Vsa. não fundamentação jurídica ,bem como denúncias existentes . O programa do Fantástico ,está sendo processaado por mim e o processo se encontra no ” STJ ” por divulgar informações falsas .
    Acho que Vsa. deveria entender a verdadeira história , ou parece-me que não lhe interessa a verdade através desse LINK : http://www.jucelinodaluz.com.br/tam_premonicao.htm
    Estranha-me Vsa. como analista de tecnologia de informação, não saber sobre ” edição de programas ” , traduzindo- montagem em edições nas filmagens que só favorecem uma das partes – para angariar audiência e na intenção de confundir a opinião Pública.
    Olha , forjado carta do Banco do Brasil ? – O pior que quem informa ao amigo, é totalmente desprovido de crédito .
    or favor não apague essa informação , !

    • Caro Jucelino, você não respondeu nenhuma pergunta que coloquei na minha mensagem anterior. Como disse e repito, eu visitei seu link, mas não há nenhum esclarecimento sobre os questionamentos que lancei. A TAM confirma que nunca recebeu sua carta premonitória. A sua carta tem dois endereços de remetente diferentes; por que existe essa inconsistência? Por que a tinta da caneta azul que você utilizou para escrever a palavra “Pouso Alegre” está escrita por cima do carimbo do cartório? O contrário deveria ser o esperado. As pessoas querem saber se você tem realmente algum “poder” paranormal ou isto é tudo falso.

      Se você lança suas alegadas premonições a público, deveria estar preparado para receber questionamentos.

      Você começou a ganhar uma certa fama aqui no Brasil com sua alegada premonição da captura de Saddam. Você exigia que os EUA lhe pagasse uma vultosa quantia em dinheiro, referente a recompensa que este país oferecia a quem desse alguma informação sobre seu paradeiro. Você acha que as pessoas iam sentar calmamente, lhe dar dinheiro, e aceitar sua alegações sem qualquer investigação crítica? Este questionamento se estende a todas as outras alegações que você lança a público. O que lhe resta é conseguir meios de apresentar-nos provas mais concretas do que alega, ao invés de nos mostrar uma carta questionável, de uma tragédia que abalou o Brasil, com inconsistências que você ainda não explicou.

      Um carimbo de cartório não é prova de que você enviou esta carta à TAM. Você poderia ter enviado apenas o envelope vazio. Mas nem isto a TAM acusa que recebeu de você.

  6. Prezado Senhor Alexandre de Carvalho Borges,
    Olha , com todo meu respeito, da forma como foi comentada, induz aos seus leitores , que a carta é falsa , mas, o amigo , pode ler esse link e ver que nada do que foi apresentado tem validade Jurídica, aliás, infelizmente é o que acontece no Brasil, o indício ,acaba se tornando uma prova para pessoas leigas nas fundamentações jurídicas ; não estou aqui falando do caso do amigo , mas poderá dar uma boa lida nesse link : http://www.jucelinodaluz.com.br/tam_premonicao.htm
    e entenderá melhor do assunto , o que se pode fazer com um programa ” editado ” .
    1. Claro, que sim, mas antes dessa carta ,já havia denúncias por parte de minha pessoa sobre o fato- e da divulgação da imprensa;
    2. olha, a questão abordada pelo site do Ceticismo Aberto , virou piada ,porque esse ,Jovem apresentou um pedido para um Banco que está sendo investigado pela Procuradoria Federal, olha ,veja que ele incorre no risco de favorecimento ao crime organizado , fato esse também denunciado por mim , o assalto que veio a se concretizar e o caso está nas mãos da Procuradoria Federal ( Procuradora Chefe) Portanto, não podemos fazer comentários desairosos ,sem saber do histórico verdadeiro – é o que esse rapaz do site quer aparecer achando que está fazendo algo de bom, mas , as vezes o tiro pode sair pela culatra. .
    Sr. Alexandre , as cartas que são divulgadas depois, seguem a ordenação Jurídica , fatos que jamais poderiam ser divulgados antes .
    Se a crédito em acreditar ou não fica a critério de cada pessoa , mas não podemos confundir críticas com injurias e calunias que são totalmente diferentes.
    Cordialmente,
    Jucelino Nobrega da Luz

    • Jucelino,

      Você alega ter um poder de antever os acontecimentos do planeta, e tais acontecimentos envolvem muitas pessoas – principalmente em situações de tragédias. O que você já deveria ter consciência é de que qualquer pessoa minimamente com senso crítico irá olhar para suas alegações e questionar se você tem algum poder ou se é uma fraude.

      Você envolve muitas pessoas, famílias e situações trágicas. Então, esteja pronto para as pessoas analisarem criticamente suas alegações. Um exemplo disso é o da boate Kiss, que envolveu a morte de centenas de jovens. Apesar da tragédia de famílias, dias depois do acontecimento aparece você com sua carta, alegando que já sabia de tudo.

      Eu vi o link de seu site com a carta que você diz ter enviado à TAM. Como veiculou o programa Fantástico, a TAM confirma que não recebeu sua carta. Essa análise que você apresentou no seu site não me é convincente, por um princípio simples: nada garante que você enviou esta carta à TAM antes do acidente.

      Além disso, o que me diz da inconsistência da carta ter dois locais de remetente? Um em Águas de Lindóia e outro em Pouso Alegre. Mais que isso: o que me diz da tinta da caneta da palavra “Alegre” estar escrita por cima do carimbo do cartório? Isso nos indica que ela foi enxertada posteriormente ao carimbo do “cartório”.

      Sobre a carta do mensalão, o que vemos especificamente nesta carta exposta no meu site é uma data de cartório de 24 de junho de 2005, posterior ao episódio do mensalão divulgado na imprensa. O porquê disso você ainda não explicou.

      Sobre os artigos do site Ceticismo Aberto acerca de suas previsões, o que é fato é que a justiça brasileira considerou improcedente seu pedido de retirá-los do ar. Você tentou censurar uma crítica científica e perdeu o processo. Além disso, o próprio Banco do Brasil confirma que não recebeu sua carta.
      Saudações

  7. AO ALEXANDRE DE CARVALHO BORGES,

    DIREITO DE RESPOSTA,
    EM VOSSO COMENTÁRIO DESAIROSO AO NOME DE MEU CLIENTE JUCELINO NOBREGA DA LUZ,ONDE FEZ COMENTÁRIOS QUE LEVAM O PUBLICO AO ERRO,VENHO MUI RESPEITOSAMENTE SOLICITAR O DIREITO DE RESPOSTA-
    1. NUNCA HOUVE NENHUMA ALTERAÇÃO DE DOCUMENTO POR PARTE DE JUCELINO NOBREGA DA LUZ E A CARTA APRESENTADA PELO O BLOG , QUE ESTA SENDO EXPOSTA ,MOSTRA DA FORMA COMO A MISSIVA FOI RECEBIDA POR JUCELINO NOBREGA DA LUZ ,INCLUSIVE ,SOLICITADA PELO PRÓPRIO ASSESSOR DE LULA ,A DEVOLUÇÃO DA CARTA EM 2005 – O QUE FOI FEITO COM AR E RECEBIDO PELA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA NA DATA REQUERIDA.
    2, JUCELINO LUZ, NÃO TEM COMO USURPAR DOCUMENTOS E MESMO ASSINAR EM NOME DE NINGUÉM, ALIAS , A ASSINATURA FOI DEVIDAMENTE RECONHECIDA PELO MESMO EMISSOR, PORTANTO, A CARTA ERA VERDADEIRA , GERANDO O PEDIDO POR PARTE DA PRESIDÊNCIA A SUA DEVOLUÇÃO.
    NÃO PODEMOS DE FORMA ALGUMA SER PARCIAL E DISTORCER O FATO PARA ANGARIAR ATENÇÃO PUBLICA ,ETC.
    FICA DEFINITIVAMENTE AQUI REGISTRADO QUE A CARTA EXPOSTA PELO SEU BLOG E DEVIDAMENTE VERDADEIRA.
    SEM MAIS PARA O MOMENTO.
    DR. CARLOS ALBERTO FERREIRA -ADVOGADO
    DR. MILTON CAMPARIM-ADVOGADO
    DR. ADONIAS SANTOS SANTANA -ADVOGADO
    JUCELINO NOBREGA DA LUZ -VITIMA

    • Jucelino,

      O que foi escrito neste breve artigo é sobre a suspeita de que esta carta tenha sido forjada. Categoricamente, nem afirmei que, de fato, ela é. As suspeitas foram originárias por meio de algumas denúncias, como a do programa Fantástico da Rede Globo ter descoberto que algumas pessoas nunca receberam as cartas de suas alegadas premonições, além de alguns grafotécnicos consultados terem suspeitado de fraude nelas. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=MzKBaylH8fI

      1- O que nós vemos aí nesta carta é um carimbo de cartório de 24 de junho de 2005, data em que qualquer mortal já sabia do Mensalão – amplamente divulgado na imprensa.
      2- A suspeita é de que tenha sido enxertada a “premonição” em uma carta oficial que já havia a assinatura do funcionário. A suspeita vem do lastro de uma denúncia de outra pessoa que afirma que você teria forjado cartas do Banco do Brasil – usando esse modus operandi. Veja: http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/3655/ao-de-vidente-jucelino-da-luz-contra-site-ceticismoaberto-julgada-improcedente

      A verdade é que você nunca previu absolutamente nada! Você somente aparece com suas cartas depois que o evento já ocorreu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui