Quando os UFOs começaram a aparecer nos céus e as pessoas pensaram que eles eram naves extraterrestres, a pergunta inicial dos militares que começaram a investigar esta área era saber se estes estranhos objetos voadores eram uma ameaça para nós.

Os militares também queriam saber se uma possível civilização que nos contatasse se comportaria de forma “maléfica” ou “benéfica”. Esta indagação pretendia conhecer como o ser humano reagiria numa eventual chegada de uma civilização do “bem” ou do “mal”.

Se parte dos UFOs avistados atualmente sejam de origem exterior à Terra, qual a possibilidade de que eles sejam um perigo para nós? Se existe uma ameaça, quais seriam as reações humanas frente a ela?

O físico teórico britânico Stephen Hawking acredita ter a resposta para estas indagações, tendo afirmando em um de seus livros que, “se os extraterrestres tivessem vindo aqui, deveria ter sido óbvio: mais como no filme Independence Day do que em ET”. [1]

O físico Stephen Hawking acredita que extraterrestres poderiam ser uma ameaça para nós
O físico Stephen Hawking acredita que extraterrestres poderiam ser uma ameaça para nós

Estudos que analisaram possíveis ameaças dos UFOs a nós

Para representar ameaça real à humanidade, os relatórios sobre UFOs teriam que apontar neste sentido. Observando todo o conjunto da manifestação deste “fenômeno”, os dados não levam a indicar essa hipótese, ou, pelo menos, nada ficou ainda demonstrado claramente.

O relatório francês COMETA (COMité d’ÉTudes Approfondies – Comitê para estudos aprofundados) tratou deste tópico. Divulgado em 1999, ele registra que, apesar de não estar provado que UFOs sejam uma ameaça à humanidade, existem episódios que poderiam ser classificadas como “intimidações”. [2] 

Outro estudo mais respeitado sobre UFOs, o chamado Relatório Sturrock, de 1998, organizado em um painel científico pelo físico britânico Peter A. Sturrock, também não assinalou que os UFOs sejam uma ameaça para nós. [3]

Deve-se destacar que este relatório foi produzido por civis e, portanto, não precisamos acreditar que o governo esconde a “verdade” sobre uma possível “ameaça dos UFOs à segurança” — ou que o governo, com receio de não provocar “pânico em massa”, oculta do público a informação de que os UFOs são uma ameaça para nós.

Relatório Cometa classifica alguns episódios ufológicos de “intimidações”
Relatório Cometa classifica alguns episódios ufológicos de “intimidações”

É verdade que não devemos acreditar cegamente no tratamento dos dados dos relatórios oficiais, sendo essas conclusões discutíveis. Todavia, como os relatórios civis também chegaram a conclusões semelhantes, ou seja, de que o “fenômeno” não apresenta imediata ameaça, esta conclusão nos permite assegurar a consistência das informações governamentais.

Outro estudo civil sobre ameaças dos UFOs foi produzido pelo psicólogo americano e pesquisador Richard Haines com os investigadores da NARCAP (National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena). Eles vêm realizando estudos sobre relatórios da aviação mundial — uma área realmente crítica. [4]

Manobras de escape são feitas pelos pilotos, visando não haver colisão com os UFOs
Manobras de escape são feitas pelos pilotos, visando não colidir com os UFOs

O relatório aponta relatos de efeitos eletromagnéticos nas aparelhagens das aeronaves em voo, de quase colisões entre a aeronave e os UFOs, e de manobras de escape dos pilotos. Esses relatos já são conhecidos e narrados na história da ufologia há anos.

Recomendações futuras

Apesar desses episódios mencionados nos relatórios não serem constantes, os investigadores concluíram que uma imediata ameaça física à segurança da aviação não é evidente.

No entanto, os pesquisadores acreditam que essa questão da ameaça à segurança não pode ser ainda descartada, e recomenda atenção aos episódios em que ocorrem, por exemplo, possíveis panes permanentes na aparelhagem — ocasionada pelo suposto efeito da passagem do UFO.

Os pesquisadores também chamam à atenção para possíveis desastres ou mesmo desequilíbrio psicológico dos pilotos frente à passagem desses UFOs próximos às aeronaves.

Referências

[1] HAWKING, Stephen. O Universo numa casca de noz. Tradução de Ivo Korytowski. São Paulo: Mandarim, 2001.

[2] Les OVNI et la defense: a quoi doit-on se préparer? France: VSD, July 1999. (Relatório COMETA).

[3] STURROCK, Peter (Dir.) et al. Physical evidence related to UFO reports. Journal of Scientific Exploration, v. 12, n. 2, p. 179-229, 1998.

[4] HAINES, Richard. Aviation safety in America: a previously neglected factor. National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena, 15 Oct. 2000. Disponível em: <http://www.narcap.org/reports/narcap.TR1.AvSafety.pdf>.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário do Norte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui