Os formulários de pesquisa de campo da Mutual UFO Network (MUFON), entidade americana para a pesquisa dos UFOs, foram todos analisados e agora muitos de seus campos já compõem o futuro sistema ufológico UFOMiner.

Por que estamos nos baseando pelos formulários da MUFON? Porque eles são bem completos e organizados. Aqui no Brasil, não temos nenhum grupo de pesquisa com formulários de campo padronizados e organizados como os da MUFON.

Analisei mais de 10 de seus formulários. Outros formulários restantes, que tratam da questão da abdução, dos desenhos nas plantações e de detalhes técnicos que apenas pilotos e operadores de torre de comando conhecem, foram deixados para uma futura versão 2.0.

Terminada a análise destes formulários, incorporei também no UFOMiner alguns campos de um formulário da The Tornado & Storm Research Organisation (TORRO).

Essa respeitada instituição americana pesquisa tornados e tempestades, e o formulário que foi incorporado ao UFOMiner é o que coleta informações dos relâmpagos globulares, também conhecidos como raios bola.

Os ball lightning, termo em inglês, são aqueles raros relâmpagos que se diferem dos tradicionais, por terem seu formato circular. Essa bola luminosa sobrevoa os céus e confunde a testemunha, levando-a a acreditar estar diante de um verdadeiro fenômeno ufológico ou até mesmo de uma entidade sobrenatural.

Físicos já sugeriram que o relâmpago globular seja a explicação para a aparição de UFOs.

Alguns físicos já sugeriram que o surgimento desses relâmpagos seja a explicação para a aparição de UFOs. É verdade que alguns relatos de bolas luminosas, de variados tamanhos, podem ser apenas a expressão de um fenômeno natural, mas nem todos reports ufológicos se encaixam nessa classificação.

Quando o UFOMiner estiver em operação, poderemos listar todas características de uma suposta aparição de um UFO e comparar com as características de um raio globular.

Se todos os parâmetros se combinarem, não há como se categorizar o relato como um evento ufológico, já que ele não conseguiu superar as explicações que o colocam na categoria de um fenômeno natural.

Ilustração de um relâmpago globular entrando numa casa
Ilustração de um relâmpago globular entrando numa casa

O trabalho agora é revisar todos os campos disponíveis no sistema UFOMiner, que já passa dos 300. Depois, avaliar a necessidade de campos complementares, oriundos de outras instituições, e começar o real desenvolvimento do sistema. Até agora, estamos trabalhando na construção da estrutura de banco de dados. Ele é a base de todo nosso sistema.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola,primeira vez aqui,mais quando li a materia sobre relampagos circulares,achei interessante,pois ha uns dez anos ou mais atras,estava no Bairro Ilha do Governador,RJ.E tive o prazer de avistar um desses relampagos,como gosto de assistir e curti relampagos,fiquei olhando para o ceu,e ocorria grande quantidade de relampagos,e derrepente eu e meu ex-cunhado vimos o relampago se formar em circulo,e logo que se uniu as duas pontas do circulo,ele se desmanchou parecido quando ocorre curto em fio de alta tensão,igual aos fogos de balão,tambem chamados de “LAGRIMAS de NOSSA SENHORA” .
    O interessante é que depois de um tempo,comentando com outro amigo,ele que morava no centro do Rio,tambem observou o fênomeno ,só que do angulo dele,ele viu o circulo ,como uma reta se desmanchando,e foi no mesmo dia,angulos e lugares diferentes do relampago.Qualquer coisa pode me mandar alguma informação,desde já agradeço,e um grande abraço a todos.

  2. É uma pena que relâmpagos globulares duram milésimos de segundos ou alguns segundos. Bem diferentes de OVNIS globulares que vagueam no espaço durante vários minutos. Bom exemplo: O filmado no bairro do Capão Redondo em São Paulo, por um jovem que nunca acreditava em Objetos Voadores Não Identificados. E além disso, a MUFON só pesquisa os casos que são realmente objetos identificados. O que são realmente OVNIS, ela sai fora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui