No programa televisivo do jornalista e escritor espanhol Javier Sierra, o pesquisador de imagens paranormais Alfonso Galeano apresentou algumas de suas imagens que mostram aparentes rostos humanos de pessoas que já faleceram. As imagens surgiram na tela da sua televisão de forma aparentemente anormal.

Segundo Galeano, essas imagens foram captadas por uma técnica que utiliza uma TV e uma câmera de vídeo. O funcionamento de um de seus experimentos é bem simples: a câmera é focada na tela da TV e, por meio de um circuito de retroalimentação, é gravada a imagem. Galeano acredita que os rostos que ele registra na TV são de origem de um mundo espiritual.

Suposta imagem de uma pessoa no mundo espiritual, obtida por Alfonso Galeano
Suposta imagem de uma pessoa no mundo espiritual, obtida por Alfonso Galeano

O pioneirismo na captação de imagens anômalas

Este experimento de registro na TV de imagens alegadamente paranormais não é nenhuma novidade para aqueles que investigam este campo de pesquisa. Na década de 80 o alemão Klaus Schreiber (1925–1988) começou a realizar estes experimentos e apresentou ao mundo impressionantes imagens que teriam surgido na tela de sua TV.

Algumas de suas captações mostram rostos de pessoas — enquadrados em toda a tela da TV —, e em outras imagens são visíveis indivíduos com o corpo por inteiro. Segundo Schreiber, ele conseguiu identificar algumas dessas pessoas como sendo alguns de seus parentes que já haviam falecido, como, por exemplo, a sua esposa Agnes.

Para Klaus, estes rosto seria de sua espoas falecida, Agnes
Para Klaus, este rosto seria de sua esposa falecida, Agnes

Suas experimentações se tornaram um marco na investigação experimental por registros de imagens, e a maioria dos pesquisadores que seguiram seu legado acredita que estes registros retratam a face de pessoas que já partiram.

Na década de 80 e 90, os pesquisadores na Europa registraram algumas das melhores imagens conseguidas até hoje. No início do programa de Javier Sierra, abaixo, é mostrada algumas dessas clássicas imagens.

A linha tênue entre a possibilidade do real e a do imaginário

Apesar de estes experimentos de rostos desconhecidos em telas de TV ser controversos até hoje, algumas dessas exposições tornaram-se clássicos desta área e são reproduzidas em vários livros e em sites da internet sobre o tema.

Suposta imagem de uma pessoa no mundo espiritual, obtida por Alfonso Galeano
Suposta imagem de uma pessoa no mundo espiritual, obtida por Alfonso Galeano

Apesar de algumas imagens apresentarem o que demonstra serem claros rostos humanoides — o que dificulta a explicação racional de serem apenas distúrbios eletrônicos aleatórios —, outras imagens são vulneráveis de ser classificadas como sendo apenas pareidolia.

As “transimagens” ou “psicoimagens”, nomes das quais são conhecidas estas imagens, mais raramente se apresentam com contornos bem nítidos. Nestes casos, as interpretações sobre elas são predominantemente muitíssimas subjetivas, devido a não definição clara do contorno dos elementos da imagem.

Supostas imagens de um mundo espiritual, obtidas por Alfonso Galeano
Suposta imagem de uma pessoa no mundo espiritual, obtida por Alfonso Galeano

Além disso, algumas dessas imagens não apresentam o aspecto tridimensional em seus rostos. Nestes casos, uma descrição subjetiva sobre elas poderia ser dita como se elas aparentassem serem um “sopro em grãos de areia”. Suas formas imprecisas vagamente lembram um rosto ou outra silhueta reconhecível.

Análise atenta do contexto da gravação

Ao analisar estas imagens, devemos observar o contexto temporal da gravação, ou seja, os frames que antecedem à imagem anômala e os frames que as postergam. Estes frames devem ser estudados dentro do contexto da imagem principal que seja supostamente paranormal.

De qualquer forma, apesar de ainda não terem sidos comprovados pela ciência como autênticos retratos de pessoas que já faleceram, os experimentos neste campo de imagens continuam na ativa até hoje.

Suposta imagem de um ser desconhecido no mundo espiritual, obtida por Alfonso Galeano
Suposta imagem de um ser desconhecido no mundo espiritual, obtida por Alfonso Galeano
O pesquisador Alfonso Galeano apresenta suas imagens ao apresentador Javier Sierra
O pesquisador Alfonso Galeano apresenta suas imagens ao apresentador Javier Sierra
Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário do Norte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Acho interessante a visão com essas imagens. Posso ver em varias partes da minha casa. Não tenho medo. Só senti uma vez quando vi um enforcado na parede da sala. Apaguei a imagem com uma esponja cheia de anil.

  2. EU SO SEI QUE O PODER DE DEUS E REAL,E FORTE O SUFICIENTE PARA DERUBAR QUALQUER FORCA MALIGNA,E FAZER COM QUE OS LEITORES DA BIBLIA TENHAM PAZ DE ESPIRITO,FICA DICA O CALMANTE NATURAL ANTES DE DORMIR; FACA UMA ORACAO E LEIA A BIBLIA DURANTE +OU- UMA HORA E O ESCRITOR DESSE LIVRO LHE DARA UM SONO AGRADAVEL ACREDITE

  3. Amigo Alexandre, tenha cuidado com suas pesquisas que se relacionam ao sobrenatural.Tenha cautela e seja cuidadoso com estas manifestações. Sei que é um pesquisador. Satanás usa o espiritismo para nos atrair. Estes assuntos nos facinam,mas é decidido que isso não é obra de Deus. Deus existe e o Diabo tambem.Se quiser saber sobre temas seguros de vida apos a morte, solicite via internet um curso bíblico da igreja adventista. Vai te surpreender com as respostas. Um forte abraço!

    • Silvia, tenho certeza que os espíritas (e eu não sou um deles) não concordarão nem um pouco contigo. Algumas obras de Allan Kardec, que são consideradas a base da Doutrina Espírita, falam em Deus e no Evangelho. Eu as considero apenas livros que expõem as pesquisas e pensamentos do pesquisador Kardec; eu não as sigo como orientação da minha vida, assim como também não sigo a pregação bíblica da igreja adventista. Abraços.

  4. Saludos. Soy Alfonso Galeano y por causalidad he llegado hasta esta página.

    Hace ya años que participé en este programa de televisión dirigido por Javier Sierra. Actualmente, por razones profesionales y de falta del tiempo suficiente estoy alejado de la experimentación desde ya bastantes años. Quizá, cuando me jubile y disponga así de ese tiempo que ahora no tengo, vuelva a recuperar la afición y me dedique de nuevo a intentar constatar un fenómeno que, aunque no tenga explicación sobre las causas concretas que lo provocan, no deja de ser auténtico en sus resultados reconocibles.

    Saludos de nuevo y gracias por reproducir este programa. Limitado en muchas cosas pues se busca más el sensacionalismo que el análisis metodológico y experimental que es rico en conceptos y matices, de ahí el error de algunas de tus afirmaciones en el artículo, pero, bueno, en general, sirven para dar un poco de información al gran público sobre estas prácticas.

    Un abrazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui