3
abr

Truque de levitação usado por mágicos é revelado

O especial “David Blaine: Street Magic” do mágico David Blaine foi veiculado na TV recentemente. É nítido que Blaine ainda vai fazer muito sucesso e se equiparar aos gigantes da mágica.

Um dos pontos altos do especial é quando ele pede para uma pessoa escrever algo em um papel e, posteriormente, ele queima esse papel, sem ver o que estava escrito. Para surpresa dos espectadores, a palavra que havia sido escrita no papel aparece na pele do Blaine.

Levitação de Balducci

Outra de suas grandes mágicas de impacto é quando ele levita. Na verdade, o truque não é dele e nem foi ele quem o criou. Esse truque se baseia numa técnica chamada de “Balducci Levitation”, porque foi um tal de Balducci que a inventou. Blaine só fez popularizá-la.

O truque é bem simples, mas exige habilidade e técnica ao executá-lo. A rotina não usa nada de especial, apenas ilusionismo puro. Veja no vídeo abaixo a levitação do David Blaine:

Como funciona a rotina do truque de levitação

A técnica de Balducci, utilizada por Blaine, funciona da seguinte forma: o truque é bem simples, mas exige prática e habilidade. Tudo não passa de ilusionismo: um pé levanta a pessoa e causa o ilusionismo de que ela está levitando. Por isso, a “levitação” não é tão alta, como um metro de altura por exemplo, porque o pé que faz o apoio para levitar não conseguiria levantar a pessoa nesta altura.

Levitação de David Blaine

Levitação de David Blaine

O truque é apenas ilusionismo e não se utiliza de nenhum outro aparato para levitar, como fio ou arame. Para o efeito da levitação ser perfeito, o ângulo em que o executor do truque deve estar em relação à plateia deve ser preparado com cuidado.

UM pé levanta a pessoa. O outro pé simula a levitação

Um pé levanta a pessoa. O outro pé simula a levitação

O executor deve ficar de costas para a plateia. Ademais, Blaine também usou truque de câmera (edição de imagens) em seu especial para a TV. Em resumo, o “pé de apoio” da pessoa parece dar a impressão de levitar porque existem três fatores que camuflam e causam o ilusionismo da levitação:

– As calças;

– Os sapatos;

– O ângulo da pessoa em relação à plateia.

Veja o vídeo abaixo mostrando o segredo do truque:

Aprendendo a levitar

Se alguém quer aprender mais sobre truques de levitação, há livros e vídeos sobre o assunto. Existe um vídeo que ensina essa técnica de Balducci, chamado The self-levitation video (por $12.50 dólares).

The self-levitation video

The self-levitation video

Outro vídeo How to Perform Impromptu Levitations mostra melhoramentos da técnica de Balducci. No livro The Art of Close-up Levitation, composto de dois volumes, ensinam técnicas para levitar objetos e a auto-levitação, entre outros.

Revelação da mágica irrita mágicos

Alguns mágicos ficam irritados com a revelação do segredo das mágicas. O ineditismo do truque agora fica a cargo de uma melhor performance e melhorias da rotina, feita por cada mágico. E a onda de revelações de truques está no auge. Até em figurinhas de chiclete já vem ensinando pequenas mágicas para crianças.

 

Tags:,

18 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: