(Foto: MGS Project/JPL/NASA)

Quem ainda não passou no site da NASA para ver as fotografias de Marte, não pode perder mais tempo. São imagens extremamente nítidas. Uma delas é a que se encontra abaixo (clique para ampliar):

http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap971006.html

Vallis Nigral, em Marte
Vallis Nigral, em Marte (Foto: MGS Project/JPL/NASA)

A fotografia foi tirada no dia 6 de outubro, em uma altitude de 400 km, e mostra um trecho de um vale chamado de Vallis Nigral, de 16 km de extensão.

Apesar do sucesso da missão, os conspiracionistas — sempre eles — já começaram a enxergar e inventar estórias “fantásticas” sobre esta foto. Existe uma linha de “trilhas” uniformes que se estende por uma distância estimada entre 3 a 4 km no vale.

Conspiracionistas apareceram para dizer que essas “trilhas” teriam sido produzidas por “veículos gigantes”, deixando tal rastro. A imagem do “fantástico” sempre vem primeiro para essas pessoas.

Na verdade, as “trilhas” são apenas um tipo de duna de areia. Independente da fantasia dos conspiracionistas, tudo indica que a formação rochosa do vale possa ser recente.

Referências

[1] Astronomy Picture of the Day. APOD-NASA, 06 Oct. 1997. Disponível em: <http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap971006.html>.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui