(Foto: Revista UFO)

Anos atrás um debate surgiu sobre qual teria sido a real causa da morte do coronel Uyrangê Hollanda, o militar da Força Aérea Brasileira que chefiou a Operação Prato, na década de 70, com o objetivo de investigar a onda ufológica que assolava o Pará. O debate veio à tona com grande polêmica e regado a brigas.

A revista UFO publicou todo o desenrolar do episódio e também prestou esclarecimentos através do artigo do ufólogo Marco Petit, na sua edição 76, intitulado A verdade sobre a morte do coronel Uyrangê Hollanda.

O artigo não deixa dúvidas de que a morte do então capitão da missão militar foi mesmo por meio do suicídio, e rebate a acusação de que ele tenha sido assassinado — opinião defendida por outros ufólogos.

A revista UFO também publicou em editorial da edição 78 que o assunto tinha gerado mais polêmicas e brigas. A controvérsia voltava novamente sobre a questão se o capitão Hollanda teria sido assassinado ou se teria cometido suicídio.

Capitão Hollanda na época da Operação Prato, com o pesquisador Bob Pratt
Capitão Hollanda na época da Operação Prato, com o pesquisador americano Bob Pratt

Por meio da pesquisa efetuada por Petit, não restam dúvidas: o coronel Hollanda realmente cometeu suicídio. Não há qualquer evidência em contrário, a não ser especulação. A cena da morte é bem conhecida: as filhas dele estavam em casa no momento em que tudo aconteceu e viram quando o pai subiu ao andar de cima da residência, dirigindo-se ao seu quarto.

A partir daí elas notaram um silêncio prolongado por parte dele. Uma das filhas subiu ao andar superior e encontrou o pai enforcado com o cinto do roupão de banho. As evidências apontadas de que tenha cometido suicídio são ainda mais fortes quando são conhecidos estes três pontos:

a) Hollanda já estava em estado depressivo por anos;
b) Hollanda havia tentado cometer suicídio em uma oportunidade anterior;
c) O laudo pericial concluiu que a causa da morte foi realmente por enforcamento.

Uma das fotografias de UFOs obtidas pela missão militar da FAB

Os ufólogos que defendem a ideia de que o militar tenha sido assassinado — com a tese de que tenha ocorrido uma espécie de “queima de arquivo”, por ter contado suas experiências confidenciais com os UFOs — não apresentaram nenhuma contraprova para sua defesa, a não ser especulações vazias. Alguns chegaram ao absurdo de afirmar que Hollanda poderia ainda estar vivo (Elvis não morreu?).

A versão oficial da causa da morte pode ser negada? Sim, se existisse prova que indicasse o contrário. Por exemplo, se alguém escalou até o segundo andar de sua residência, enforcou-o para aparentar suicídio e em seguida fugiu. Entretanto, essas são especulações que podem ser lançadas virtualmente para muitos crimes.

As especulações falham, por não possuírem qualquer indício físico de que tenha havido a presença de outra pessoa na cena da morte. Enfim, apesar de existirem especulações sem base que rondam por aí, os fatos são claros e não deixam dúvidas de que o caso está solucionado: o capitão Hollanda realmente cometeu suicídio!

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

74 COMENTÁRIOS

  1. A familia dele tem todo o direito de nao querer falar,de nao se expor, bem como deve ter motivo0s bastante consistentes para agirem dessa forma. A hipotese de suicidio deve ser considerada sim, por razoes ja i,aginaveis por todos. O misterio ronda essa historia toda, mas conhecendo Uyrange como conheci, duvido que essa hipotese seja 100 por cento verdade. Era um cara serio, que amava o que fazia e que nunca disse sequer uma mentira a respeito da operaçao Prato. Tudo o que foi dito por ele sobre o assunto é VERDADE MESMO. NU.NCA DISSE UMA PALAVRA SEQUER PARA SE AUTOPROMOVER Que descanse em paz. Agradeço infinitamente te-lo conhecido e mais ainda pela contribuiçao de valor imensuravel que ele deixou ao mundo. no que diz respeito ao fenomeno ufo. Que sirva de aprendizado e esclarecimento aos inumeros que ainda tratam o assunto sem a devida importancia. Esses que se preparem, pois muito se surpreenderao com o que está por vir,e penso sobre o que seria deles se pelo menos imaginassem o que ha muito ja esta acontecendo, Acorda mundo!

  2. Cordiais saudações a todos !
    Temos que tomar muita atenção ao seguinte : a história do implante que ele tinha no braço direito nunca foi aclarada , qual a função de tal implante ? As declarações do próprio de que algo invisível se manifestava : o episódio da porta do carro que se abriu sozinha , os livros que caíram da estante … Hollanda estava a ser atormentado … Agora quem está por detrás de tudo isso … essa é um questão chave … essas entidades não se revelam de uma forma clara e não sabemos quais as suas intenções ou por quem se querem fazer passar … por isso é preciso ter uma cabeça muito fria para poder lidar com essas entidades e não ficar impressionado com as suas habilidades circenses … mas o melhor mesmo é não nos metermos em assuntos que não podemos dominar …

    • Concordo que ele poderia estar sendo atormentado por esses seres. Fiquem espertos o grande engano da agenda alien vem aí.
      Esses seres são anjos caídos que habitam outras terras e foram expulsos da presença do Criador, por terem se rebelado contra o grande Senhor junto com Satanás o anjo de luz que queria ser como Deus.
      Eles agora tem essa existência material limitada mas grande sabedoria pois são seres antigos, e querem levar grande parte da humanidade para o julgamento com eles. Cuidado.
      Não me admiro que tragam tanta desgraça para a vida de pessoas que se envolvem com eles.

    • Nem vai ver. A filha ou mulher dele nem foram enterrar ele, então se sua esperança é escutar qq coisa vindo delas acha a cadeira mais próxima e fique bem confortável esperando.

    • É legista? Não.
      Entende de suicídio? Não.
      Conhece a literatura médica dos inúmeros suicídios cometidos da mesma forma? Não.
      Ou seja, você é uma tia do Zap.

      Já postei nos comentários link de um vídeo de suicídio com a mesma dinâmica.

      • eu em 2024 respondendo..kkk rapaz o exercito matou sem sem deixar pistas e provavel que ate o legista e do proprio exercito, se bobear ate voce e..kkkkk

  3. Assisti atentamente à entrevista do coronel.
    E todos deixaram passar o que ele diz sobre ele mesmo:
    ” já estou com 60, logo quase 70, ou vai que eu Desapareça antes”.
    Ninguém fala em “desaparecer ” por acaso.

      • Que família? É td envolto em mistério. Qual é o nome da filha que morava com ele em Cabo Frio, quado ele se suicidou? Já viu alguma entrevista dela? Estranho… No mínimo estranho.

  4. Eu assisti o vídeo no Youtube, de fato Hollanda relatou algo surpreendente que o Brasil jamais ouvira antes. Quanto a morte dele é muito polemico não foi encontrado provas alguma no local da morte para que fosse um assassinato, porem isso não descarta envolventes nesta ocorrência, passamos por muitas coisas que são encobertas o ser humano em geral gosta de ser enganados por mentiras enquanto as suas mentes não forem despertadas para a verdadeira realidade. As provas estão em nossas caras e ninguém percebem porque estamos distraídos com coisas que não dão o conhecimentos algum. Meus irmãos os seres do espaços estão entre nós apenas devemos abrir os olhos para vê-los. Hollanda foi corajoso em relatar a verdade. Aqui fica a minha deixa…Saudações

  5. A princípio é valido aceitar a ideia do suicídio. Muitos o fazem por inúmeras razões. Uma pessoa o qual entrou em contato com outra realidade teve que abafa-la 2 decadas e continuou estudando a respeito por fim da uma mega entrevista e ve que, possivelmente sua experiencia não atingira o grande publico visto a maioria das pessoas não crerem ou se interessarem por isso, muito provavelmente deve te-lo levado a uma profunda depressão e sensação de inutilidade, visto ter sido essa experiencia, para ele, um marco na sua vida e algo que ele acreditava ser de importancia nacional e mundial.
    Prova disso esta no fato de que ele continuou a investigar e depois a estudar a respeito e mesmo apos 20 anos querer falar e se expor a respeito.
    Como nós sentiríamos, caso descobrissemos, algo de suma importancia, tivessemos que nos calar e depois ao falar, vissemos que no máximo, nossa experiencia iria alimentar os ja interessados no tema, mas não a população como um todo ?
    Lembremos que em sua entrevista ele acreditava que logo haveria um grande avistamento publico. Ele esperava algo grande ocorrer.
    Um homem nesse estado deveria estar muito envolvido emocionalmente e poderia, juntamente com outros problemas pessoais, sentir tamanha pressão a ponto de se matar.
    Por fim, vejo como natural, pessoas pensarem em assassinato, ao lidarmos com acontecimentos incomuns a volta desse homem e a forma como se deu o suicídio, o qual pensamos, que um homem treinado, não usaria.
    Porem, devemos lembrar que, exatamente por ser treinado, esse homem, para evitar produzir maiores sons e chamar a atenção, preferiu o fazer de forma mais discreta.
    A sensação de ter fracassado no que ele julgava ser algo de suma importancia pode tê-lo levado a isso.
    Aos que, com todo o direito, insistem na possibilidade de assassinato, resta aceitarem que, se assim o foi, nunca o saberão.
    Minha posição pessoal é aberta e somente reflito que sim…é possível alguem nas circunstancias dele, se matar.
    Porem não descarto outras possibilidades, porem as mesmas não encontram embasamento em provas, apenas assoaciações.

  6. Assistir no youtube à integra da entrevista do coronel Hollanda ao Gevaerd e ao Petit, olhando a postura, a calma, e a emoção do cel. Uyrangê durante o seu depoimento, simplesmente comovem, tanto a sua sinceridade como seu enorme respeito, como militar, à FAB. E transuda no seu relato, o seu amor e dedicação às filhas e à esposa, bem como seu respeito à religiosidade da esposa. Um homem assim nunca não foge à luta, desprotegendo sua família. Em resumo, um homem assim não se suicida do nada! Ainda mais com sua enorme sede de estudar para saber sempre mais sobre ufologia! Portanto, não se mancha a reputação do coronel Hollanda com um simples “suicidou-se”. Por isso prefiro a hipótese de que “foi suicidado”. Por quem? Só ele sabe.

  7. Po. Mas que foda.

    Aparentemente ele “foi induzido” a cometer o ato.

    Ele disse que os aliens abraçaram ele, e não foram hostis.

    Pq iam querer matar ele?

    Foda.

  8. Nao acredito que o Coronel Yurange de Holanda tenha se matado, por traz disto tem mais coisas ocultas que ninguem pode provar, a mesma coisa desses Avioes caindo com gente importante da politica desde de Tancredo para hoje, ja aconteceu muitas coinsidencias, que nao da pra Engulir.

  9. E de que forma tornar meu nome público ou traria qualquer informação relevante ao caso? Vejo de sua parte uma tentativa desesperada de mudar o foco do assunto, usando artifícios de argumento contra a pessoa (argumentum ad hominem) tentando negar minha proposição com uma crítica a mim e não ao conteúdo de meu post. Falácia.

    Logo após isso, procura utilizar de “ampliação indevida” levando uma afirmação minha para para além do devido limite natural, interpretando-a da maneira mais genérica possível, tomando-a no sentido mais amplo possível e exagerando-a. Reconheço os laudos de Elisa e Susane, pois são casos mundanos. Nada comparado a um segredo que quando exposto abre uma caixa de pandora como é o caso da existência de vida biológica inteligente não originária deste planeta.

    O que tenho em minha mente são 20 anos de estudos na área, não apenas nacional mas internacional. Nada de “achismo”.

    Agora, quando me deparo com pessoas que querem aparecer usando a memória de um herói nacional como Uyrangê Hollanda de escada, não há como se calar. Enfim há de se entender, comportamentos próprios de pseudo céticos com um agenda e “debunkers wannabe” de meia tigela. Se não for seu caso e realmente quer se aprofundar, procure a família dele e pergunte sobre o implante subcutâneo que ele tinha em seu braço. Assassinato!

    Passar bem.

    • Caro,
      Como você se dirigiu anteriormente a mim em uma postura meio agressiva, então eu apenas quis saber seu nome pra saber com quem estou conversando. Você assina como “RD”, mas vejo agora que você cadastrou nestes dois comentários dirigidos a mim dois e-mails que usa diferentes nomes de pessoas (tais e-mails só são vistos aqui por mim no sistema WordPress). Para quem diz ter “20 anos de estudos na área” me estranha este uso de nomes falsos.

      Mas, afinal, de qual área você fala? Você é legista? Já investigou casos de suicídios? Emitiu algum laudo? Você não tem coragem de assinar nem seu próprio nome e quer posar de autoridade aqui?

      Eu citei os casos da menina Isabela, de Suzane Richthofen e Elisa Samúdio porque você mesmo diz não confiar em notas oficiais. Bem, inicialmente devemos dizer que não são notas oficiais, e sim laudos cadavéricos e atestados de óbito. Apesar de você classificar estes casos de mundanos, eles causaram muito mais impacto na sociedade do que a morte de Hollanda.

      Eu não preciso perguntar à família sobre o suposto implante alienígena, pois o próprio Hollanda declarou isto em entrevista. Esta informação é pública, dita pelo próprio. Sim, e daí? Me parece ser você quem está querendo mudar totalmente o assunto. Qual a relação disto com o suicídio?

      Sabe o ator Robin Williams? Ele também se suicidou em situação parecida ao de Hollanda. Ele foi encontrado numa posição sentada, levemente suspenso do chão, enforcado por um cinto que estava amarrado à porta de um dos cômodos de sua casa. Mataram Robin Williams porque ele revelou as verdades incríveis da comédia no cinema? Não, ele se matou.
      Veja: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/08/policia-confirma-que-robin-williams-se-suicidou-e-morreu-por-asfixia.html

      Para aqueles que ainda duvidam do suicídio do Hollanda, convido-os a assistir um vídeo de um rapaz que se matou e transmitiu tudo pela internet por meio de sua webcam. Ele se enforcou, ficando praticamente sentado ao chão. E depois vem gente aqui dizer que este tipo de suicídio é impossível de ser realizado.

      Só assista se você não se impressionar com imagens fortes:
      http://www.liveleak.com/view?i=d23_1376366963

      Caro “RD”, você não tem evidência alguma de assassinato. O que você tem em mãos é achismo.

    • Concordo…também com você…”RD”,sua contestação é Magistral!!!…pois coloca em Foco,um Fato….essencial….que bloqueia a tese de Suicídio!…..Parabéns,amigo RD….(quem conhece Ufologia “séria”,sabe o que rola nesse campo…)…abçs…

    • Oi amigo achei interessante sua colocação vc tem estudos relacionados ao assunto dos ufos? Se tem como posso ter acesso a esses estudos? Tenho interesse no assunto! Abraço

  10. Suicídio algumas semanas após uma entrevista que praticamente põe fim a quaisquer dúvidas sobre a assertiva de que não há acobertamento por parte (preencha aqui com seu palpite favorito de quem manda no planeta).

    Conspiração, meu caro, literalmente é a associação criminosa com o intuito de lesar outros, tendo em vista, obviamente que este pessoal não se compara por exemplo, a deputados de um país que através de colusão roubam da população ou de alguma máfia mundana por mais organizada que seja, são sim, uma espécie de “camarilla” com vasto poder econômico e vasto poder de execução onde o CONTROLE é seu maior objetivo. Conhecimento é poder e dessa maneira, há uma quebra de civilização, onde a grande maioria da humanidade vive tal qual a alegoria da caverna de Platão, enxergando sombras como sua única realidade.

    Então, se você não acredita em conspirações, se informe melhor, deixe a arrogância de lado e tenha em mente que acreditar em nota oficial é o mesmo que assistir o jornal da globo e char que se está bem informado.

    Não foi suicídio, paro por aqui, passar bem,

  11. Alexandre Borges….o assassinato do meu tio ocorreu devido ao fato de que SÓ NA DÉCADA DE 90 ele começou a falar sobre a operação Prato e trazer notoriedade ao assunto. Ele foi encontrado sentado enforcado por um cinto. Eu pessoalmente tentei reproduzir o posicionamento do corpo dele e seria IMPOSSÍVEL atingir o suposto suicidiu. É óbvio que usar o passado de “tentativa de suicidio” como histórico negativo contra ele, mas vc não sabe ABSOLUTAMENTE NADA sobre as razões do passado. Enfim…a verdade será revelada. Interessante é o seu interesse em afirmar que foi suicidio. E para finalizar…laudo médico de governo corrupto não vale nada.

    • Não sei se você é um troll de internet ou é realmente algum parente dele. Você é médica legista? Se não, então sua tentativa de simular o suicídio não tem valor algum, além de demonstrar desconhecer a literatura médica nesta área onde abundam suicídios em que pessoas podem tocar seus pés no chão se porventura se arrependerem de tirar sua própria vida.

      A “verdade será revelada”? Ok, então apresente um laudo assinado por um legista sério que invalide o caso. Simples. Pare com essa cabeça de conspiração em cima de mim. Não há interesse oculto nenhum de minha parte. Eu estou apenas relatando um fato que ficou demonstrado na época como suicídio.

  12. Interessante. Mas acho essa estudo sobre a morte dele muito vago.
    1- qual o motivo da depressão? Perda familiar? Separação?
    2- pelos relatos ele tinha uma familia estável c 2 filhas e sua esposa.
    3- militares passam por testes antes e durante sua carreira. Dificilmente algum apresentaria sinais de depressão . e se apresentasse , seria afastado.
    4 – probabilidade. Quantos militares se matam enforcados? E quantos tiveram contatos com extraterrestres? E quantos deram um depoimento que não poderia ser dado?

    Muita coincidência junta não?
    Abraços

  13. Obviamente foi forjado. Se foi suicídio, é o primeiro que vejo que a pessoa se enforca sentada na cama. Ainda mais um militar, que com certeza deveria saber como se enforcar.

  14. Muitos sabem que de fato estes seres podem sim controlar mentes até mesmo a distância, assim como atravessar paredes entre outras coisas.
    Holanda teve contato direto com dois deles onde foi implantado o chip em seu braço, uma vez contatado a ”ligação” permanece por anos.
    Sabe-se também sobre a colaboração de outros governos para com a experimentação com seres humanos por esses seres extraterrestres, ou qual seria o motivo de embargarem as investigações?
    Se tens que fazer experiências com humanos, que seja com pessoas lá ”no meio do mato”.
    o que aconteceu em colares foi um absurdo e escancarado pra todos verem e ainda tem gente que fecham os olhos para esta realidade e tudo isso vai muito além do ceticismo ou ciência racional.
    Grato!

  15. Alexandre,é acho o que Rafael falou faz mais sentido ainda mais que naquela época um civil dizer isso já era considerado maluco,que dirá um militar,acho que ate eu que graduo em engenharia mecânica fosse ver algo que foge a minha compreensão da realidade,não saberia diferir se aquilo é real ou é coisa da minha cabeça,independente de qual resposta for minha mente não estaria saudável logo depois da investigação devido aos conflitos

  16. Olá boa noite!
    Tenho algumas perguntas. Como alguém da altura dele poderia se enforcar com um cinto tão pequeno? Para haver enforcamento ele não teria que estar a uma altura mínima onde o peso do corpo pudesse estrangulá-lo?
    Alguém lembrou de verificar no braço dele aquele implante que achava ser introduzido pelos aliens?

    • Conforme o colega falou em baixo,cometer suicídio com uma cinta sem se pendurar é complicado e n basta se pendurar,vc tem q pular de um lugar alto para o corpo ganhar aceleração e quebrar o pescoço,talvez ele fez algum nó para morrer asfixiado sem que ceda ao apertar,assim desmaiaria e morreria,mas ainda assim acho difícil.essa depressao dele era consequencia de que ? Poxa após ele presenciar e ser honrado ao vivenciar essas experiências incríveis ,vendo parte da verdadeira realidade a nossa volta, deveria mudar o modo como vê as coisas e talvez ate reaprender,não consigo entender como o suicídio se encaixa nisso,bem contraditorio

      • As tais experiências da Operação Prato datam da década de 70, o suicídio foi na década de 90. São 20 anos de intervalo. Suicídio for enforcamento não precisa quebrar o pescoço. A morte ocorre por asfixia. Santos Dumont, o pioneiro da aviação, também morreu enforcado por um cinto de roupão (ou por uma gravata em outras versões).

  17. Hoje em dia ninguem pode duvidar de nada que a midia concluir por forças maiores ditando a regra, Os jornais não divulgam ou outro qualquer meio de comunicação tem medo de divulgar, porque será? Não posso responder para não ser mais uma vitima de represária. Quando será que vão liberar tudo sem medo ou ameassa, sera que esse dia vai chegar?

  18. O que importa é que ficou provado que existiu algo, pois a operação Prato existiu de fato, assim como o acontecido de luzes no espaço aéreo do Brasil, onde oficiais da aeronáutica, foram a televisão e deram depoimentos. estes são os dois fatos descartáveis de fraude, situações oficiais, não provam a existência de extra terrestres, mas provam que existe algo além do nosso comodismo.

  19. Nunca estudei não acreditava em objetos no céu, mas tive a oportunidade de ver no ano de 1989 dia 15/06/ data que não esqueço nunca, tive a oportunidade de ver mais ou menos as 2 horas e trinta minutos da madrugada no céu em Jacaraípe-Serra, ES, um objeto de cor azul claro tipo um prato em baixo e outro e cima com luzes girando ao seu redor jogando em faço azul no mar. Só fiz um relato não para as pessoas acreditar, mas do previlégio em ver com meu próprio olhos e jamais esquecerei o acontecido.

  20. Matéria muito profissional e muito bem amarrada aos fatos que podem efetivamente ser provados dessa história, ou seja, as evidências reais que temos. Ainda assim podemos supor que algo para além de um reles suicídio aconteceu, uma vez que a história está recheada de “versões oficiais” que foram desconstruídas décadas depois, com o aparecimento de evidências ocultadas para atender finalidades políticas. Como o caso dos assassinatos de JFK e MLK. De qualquer maneira, baseados nos dados que temos hoje, a matéria foi bem categórica em mostrar que as evidências apontam claramente para o suicídio simples do oficial. Parabéns pela seriedade!

  21. Mt bom essa matéria e o site parabéns!. Infelizmente muitos pessoas que não tem uma “mente evoluída” vamo dizer assim, são controlados por eles, acredito q assim como eu muitos pessoas acreditam nisso. E vlw pela matéria, um site mt show!

      • E porque não? O que nós sabemos do suicídio do militar? Nada. Melhor e mais científico é levantar todas as possibilidades, não é? Já ouviu as declarações dele disponíveis no espaço cibernético? Então, não é difícil concluir que se trata de um relato muito lúcido e não parece próprio de alguém que venha atentar contra a sua própria vida apenas umas semanas mais tarde depois de marcar encontro naquela que ficou, porventura, como o legado mais significativo da sua vida. No entanto, a sua descrição de contato extraterrestre, cuja autenticidade não é assim tão difícil de estabelecer conexão com outros testemunhos, afinal, revela muito mais credibilidade a qualquer outra hipótese (inclusive essa) do que a sua negação por mero cepticismo absolutamente infundado. Vamos ter uma postura racional, OK? E não julgarmo-nos senhores desta quando o método que abraçamos é precisamente o seu inverso. De boas intenções está o inferno cheio, se este existe, embora negar a sua existência não seja igualmente muito científico, não é verdade?

        • Emanuel, cerca de 780 mil pessoas cometem suicídio anualmente no mundo. Agora, aparece você e vem nos dizer que um extraterrestre invadiu a mente dessas pessoas e fez elas tirarem a própria vida. Eu apenas concordo com você neste trecho: vamos ter uma postura racional, ok? Se você tiver algum estudo que sustente o que diga, baseado em estudo de casos concretos, nós podemos até parar para apreciá-lo. Mas o que você tem em mãos é um devaneio ficcional.

  22. Parabéns pela seriedade e profissionalismo do site .Muito esclarecedoras as suas matérias.Agora sobre o Coronel Hollanda,penso que realmente possa ter cometido suicídio,mas ele era uma testemunha ocular dos acontecimentos de Colares.Acredito nas declarações dele e penso que ele atentou contra própria vida devido a esses “eventos” terem mexido muito com seu estado emocional…ele sabia demais e não conseguiu conviver com toda esta pressão.

      • Caro Alexandre, suas replicas e treplicas são tão boas como as de qualquer um. Você apenas pisou na bola quando, em 14 de agosto de 2014, escreveu: “quanto ao coronel Hollanda, CERTAMENTE foi suicídio.” Por favor, como científico analista de TI, não faça essa afirmação adjetivando-a com a palavra “certamente”! Abs.

        • Gabriel, até hoje não vi alguém apresentar elementos que permitam demonstrar que não foi suicídio. O que existe são teorias conspiratórias. Comentaram recentemente aqui que ao olhar o depoimento do coronel não podiam imaginar que ele tenha tirado sua própria vida. Eu também não imaginava que o comediante do Hermes & Renato se matasse. Assim é a vida.

          • Vc ta confundindo. O que existe na verdade é uma Conspiração, da qual vc faz parte, que tenta a todo custo, criar uma Teoria da Conspiração para justificar o assassinato do cel. Uyrangê Hollanda. Simplesmente porque a população não pode saber que existem seres extra terrestres que monitoram, estudam o planeta e acompanham o desenvolvimento do ser humano, desde o seu surgimento na face da terra. Porque se isso for revelado, o Deus que conhecemos, que nos foi ensinado, desaparece. Ai ficaríamos a um passo do caos, da destruição total do mundo. Então é por isso que esse assunto é tratado como Teoria da Conspiração. E esse assassinato é só a pontinha do iceberg. Quanto mais distante todos puderem ficar da verdade, melhor. Só assim todos viveremos felizes para sempre. Não é assim que funciona sr. Alexandre ? Esse não é o objetivos dos senhores ? Não precisa de responder. O seu site já eh a resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui