Vez ou outra quando aparece na mídia algum documentário que apresente uma visão negativa da ufologia — ou nega a tese da presença extraterrestre no planeta Terra —, chovem comentários indignados na comunidade ufológica. Na verdade, nem todo documentário é imparcial, e alguns diretores preferem que realmente não seja.

A fórmula bem manjada de apresentar um lado crente e um lado cético é ainda bem explorada pela mídia. Nós acreditamos que esta ainda seja a melhor fórmula de apresentar um tema tão polêmico e que desperta paixões arraigadas, mas talvez alguns diretores e roteiristas não queiram mais segui-la.

Quiçá, eles pretendam mostrar sua visão pessoal da ufologia ou apresentar o lado mais absurdo e cômico, que existe de sobra por aí.

“Contatos Extraterrestres”, um documentário exibido no canal Discovery

Temos suspeita de que estes documentários não influenciam profundamente a opinião pública sobre o tema. Faz anos que a ufologia já goza de uma péssima imagem e não será por documentários inconclusivos que ela galgará credibilidade e respeito por períodos duradouros.

Um documentário é a amostragem de um trabalho na vida real. Se esse trabalho não suplantou a imensa quantidade de bobagens que existe na ufologia, não há volume de documentários exibidos que consiga angariar credibilidade para a área.

Alguns bons documentários foram transmitidos no canal Discovery, como por exemplo o da “Semana da Invasão Extraterrestre”. Estes episódios foram bem produzidos e alguns deles tiveram a presença de filmagens aqui no Brasil.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui