(Crédito: TV Globo/Fantástico)

Reproduzimos aqui matéria sobre o caso ufológico Ilha da Trindade veiculada no site do programa Fantástico, da Rede Globo, em 19 de agosto de 2010.

Uma amiga do fotógrafo Almiro Baraúna concedeu entrevista ao dominical e afirmou que as famosas fotos do “disco voador” da Trindade, registradas em 16 de janeiro de 1958 a bordo do navio-escola Almirante Saldanha da Marinha, são falsas.

 

Leia a reportagem do quadro Canal F do Fantástico:

Famosas fotos de disco voador são fraude, revela amiga do fotógrafo

Emília Bittencourt explica como o fotógrafo fez a montagem na época. As fotos tiradas por Baraúna em 1958 seriam uma prova de que os discos voadores existem e estiveram no Brasil.

Emília Bittencourt explica como o fotógrafo fez a montagem na época. As fotos tiradas por Baraúna em 1958 seriam uma prova de que os discos voadores existem e estiveram no Brasil.

O Canal F desta quinta-feira (19) destaca um assunto da última edição do programa que deu o que falar. Foi a reportagem dos documentos sobre óvnis, ou discos voadores, que estão arquivados na Força Aérea Brasileira, em Brasília.

Nossa equipe descobriu Emília Bittencourt, uma amiga da família do fotógrafo Almiro Baraúna, que revelou o que ouviu dele a respeito das fotos: o disco voador era uma fraude. Veja os principais trechos desse relato que entra para a história da ufologia brasileira e saiba como Baraúna fez a montagem.

Último domingo

O Fantástico divulgou, pela primeira vez, a verdade sobre uma célebre sequencia de fotos de um disco voador feita no ano de 1958 na Ilha de Trindade, a 1.200 quilômetros da costa do Espírito Santo.

As fotos foram tiradas por Almiro Baraúna, morto em 2000, ganharam as primeiras páginas dos jornais e desde então eram consideradas autênticas. As fotografias seriam uma prova de que os discos voadores existem e estiveram no Brasil.


Referências

[1] Famosas fotos de disco voador são fraude, revela amiga do fotógrafo. Fantástico. Rio de Janeiro: Globo, 19 ago. 2010. Disponível em: <http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1614449-15605,00.html>. 

[2] Aeronáutica divulga procedimentos em caso de aparição de discos voadores. Fantástico. Rio de Janeiro: Globo, 15 ago. 2010. Programa de TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui