Qual software pode ser utilizado no computador para a investigação do fenômeno das vozes eletrônicas (o EVP, do inglês Electronic Voice Phenomena)? As pessoas interessadas neste campo de pesquisa frequentemente lançam esta pergunta.

O fenômeno de aparição de vozes em gravações com dispositivos eletrônicos ainda não foi comprovado pela ciência, estando sua origem em debate. Para alguns é pura marmelada ou fraude, para outros uma ação paranormal da própria mente humana. No entanto, para a maioria dos pesquisadores as vozes são a manifestação de entidades não físicas post mortem.

Se você se interessa em investigar este fenômeno com o intuito de tentar desvendar a verdade, os softwares são importantes peças no jogo. Aqueles amplamente utilizados nos experimentos com o EVP são gravadores e editores de áudio comuns, utilizados por profissionais que trabalham com som.

Os softwares não foram desenvolvidos especificamente para a pesquisa no campo do fenômeno das vozes eletrônicas. Eles consistem basicamente de um software gravador e editor de áudio com diversas funções e recursos.

Os pesquisadores do EVP passaram a utilizá-los por serem excelentes ferramentas para gravação, para o tratamento e a análise de vozes de suposta natureza anômala. O uso desses softwares não afiança garantia alguma de resultados nos experimentos, sendo seu uso e utilização de inteira responsabilidade do experimentador.

Os softwares de edição de áudio que podem ser utilizados nos experimentos com o EVP

Qualquer software editor de áudio pode ser utilizado nos experimentos com o EVP. A diferença entre eles é que alguns são mais especializados do que outros, dispondo de mais recursos e funcionalidades.

Alguns softwares são mais eficientes no momento da análise do áudio, na edição e no processamento da gravação, porém muitas funções dos softwares profissionais são semelhantes e realizam justamente a mesma operação. Por exemplo, em bons softwares de áudio você sempre encontrará a ferramenta de redução de ruído.

Veja abaixo alguns softwares que podem ser utilizados em experimentos neste campo de pesquisa. Lembramos que todos os softwares listados abaixo são somente para a pesquisa circunscrita a área de áudio.

O software Gravador de Som do Windows

Até mesmo softwares que não possuem o recurso da edição do áudio podem ser utilizados para realizar os experimentos. Se você usa o sistema operacional Windows XP, já deve ter visto ou utilizado o software “Gravador de Som”. Ele pode ser acessado através do botão Iniciar, seguindo para Acessórios e depois em Entretenimento.

Porém, este software não é recomendado para se realizar investigações experimentais, pois é limitado em recursos, tornando-o precário para o propósito dessa pesquisa.

Por exemplo, ele não dispõe de ferramentas para edição e tratamento do áudio, e nem de recursos profissionais que são encontrados em softwares mais robustos, tais como a eliminação de ruídos, a alteração do pitch e a reversão da voz.

O Adobe Audition, o software mais utilizado

Na gravação e edição de áudio nos experimentos com o EVP, o Adobe Audition é o software profissional mais utilizado pelos pesquisadores em todo o mundo. Antigamente chamado de Cool Edit, desenvolvido pela empresa Syntrillium Software, uma versão antiga de destaque era chamada de Cool Edit 96, posteriormente passando à versão Cool Edit 2000 e em seguida à Cool Edit Pro.

Foi posteriormente adquirido pela empresa Adobe Systems e renomeado para o atual Adobe Audition. (Essa empresa é a mesma desenvolvedora do premiado software Photoshop.)

O Adobe Audition roda exclusivamente na plataforma Windows e contém diversos filtros para análise do áudio. Ademais, há funções como amplificação, redução de ruído, distorção e mixer. Ele suporta diversos formatos de arquivos, como Wav e MP3.

Os experimentos com o EVP podem ser realizados em qualquer versão do Adobe Audition. A mais recente é a 3.0. Algumas pessoas preferem utilizar a versão 1.5, por ser mais “leve”, ou seja, não consome muito processamento da memória do computador.

Ele é um software pago e está disponível para teste por um período de alguns dias. Se isto for um empecilho para você, poderá usar outros softwares gratuitos que indicaremos logo abaixo. O site do desenvolvedor é: http://www.adobe.com/products/audition/

O Sound Forge, desenvolvido pela Sony

O Sound Forge é um software profissional com recursos de gravação, edição de áudio e com funções semelhantes ao Adobe Audition. Provavelmente é o segundo software mais utilizado pelos pesquisadores do EVP. Ele inclui recursos de efeitos de áudio, como equalizadores, distorção, reverberação e tempo de compressão/expansão.

Suporta diversos formatos de arquivos, tais como Wav, RealAudio e MP3. Este é um software pago e está disponível para teste pelo período de 30 dias. Plataforma suportada: Windows. O site do desenvolvedor é: http://www.sonycreativesoftware.com/soundforgesoftware

O Audacity, o software gratuito

Este software gravador e editor de áudio tem a grande vantagem de ser gratuito e de livre distribuição. Possui todas as ferramentas básicas utilizadas pelos pesquisadores, como reversão, redução de ruído e mudança de velocidade da voz. Ele trabalha com arquivos no formato Ogg, Wav e MP3.

Este software possui uma versão em português — uma excelente opção para quem tem dificuldade com o inglês. Plataformas suportadas: Windows, Mac e Linux. O site do desenvolvedor é: http://audacity.sourceforge.net/

O Free Áudio Editor, outro software gratuito

O Free Audio Editor é um software gravador e editor de áudio totalmente gratuito e de livre download. Possui todas as ferramentas básicas que são úteis aos pesquisadores, como reversão, redução de ruído e mudança de velocidade da voz.

Ele trabalha com arquivos no formato Ogg, Wav e MP3. Plataformas suportadas: Windows. O site do desenvolvedor é: http://www.free-audio-editor.com/

O Goldwave, um dos mais antigos softwares do ramo

O Goldwave é um software gravador e editor de áudio totalmente gratuito. Possui todas as ferramentas básicas que são úteis aos pesquisadores, como reversão, redução de ruído e mudança de velocidade da voz. O site do desenvolvedor é: http://www.goldwave.com/

O EVPmaker, o software projetado para a pesquisa

Existe um software que foi projetado especificamente para a pesquisa do fenômeno da voz eletrônica. Estamos falando do EVPmaker, um software gratuito que foi desenvolvido pelo pesquisador alemão e programador Stefan Bion.

Entretanto, apesar de ele ter sido desenvolvido especificamente para a pesquisa do EVP, não implica afiançar que ele garanta obter melhores resultados do que outros softwares acima mencionados. Ele é um software experimental e sua eficácia está em debate.

Além disso, seu uso não descarta a utilização dos outros softwares editores de áudio que aqui foram mencionados. Ao contrário, caso opte por experimentar o EVPmaker, o recomendado é utilizá-lo em parceira com algum destes softwares já listados acima.

Uma das razões para isso é que ele não é um editor de áudio. Portanto, não há recursos para o tratamento e a edição do áudio gravado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui