O trabalho dos conspiracionistas contribui para o avanço da ciência — Palhaço Bozo, no sanatório.

Antes das primeiras sondas espaciais terem orbitado o planeta Marte e batido as pioneiras fotografias de seu solo, há mais de um século que o planeta Marte permeia o imaginário popular. As primeiras imagens obtidas em 1965 pela sonda americana Mariner IV chegaram como um balde de água fria na expectativa daqueles que pensavam que o planeta era habitado por uma civilização de seres pensantes. As fotografias revelaram o que parecia ser um imenso deserto estéril e desolado. [1]

O avanço científico foi progredindo paulatinamente e a comunidade científica descartou a possibilidade de existir atualmente em Marte seres inteligentes vivendo e morando em sua superfície. Porém, a possibilidade da existência de vida rudimentar, como os micróbios, ainda não foi descartada atualmente. A hipótese de Marte ser atualmente um planeta “morto”, do ponto de vista biológico, ainda não foi confirmada.

mariner-missao-marte-jornal-diario-de-noticias
Manchete do jornal Diário de Notícias de 16 de julho de 1965. Primeiras fotos de Marte pela sonda Mariner IV

Tarja negra da censura?

Na via contrária do progresso científico, os promotores de teorias da conspiração alegam o oposto: há marcianos inteligentes que estão atualmente transitando na superfície do planeta e suas presenças em solo marciano estão sendo acobertadas da humanidade por cientistas das agências espaciais. Apesar das alegações dos entusiastas da conspiração não terem respaldo da comunidade científica, suas acusações sobrevivem em grotões da pseudociência ignóbil. 

Uma das fotografias que os conspiracionistas apresentam como prova de que os cientistas da NASA estão escondendo da população a presença de marcianos pode ser vista abaixo. Essa fotografia foi batida pela câmera panorâmica do rover Spirit em seu dia marciano Sol 2119. A fotografia mostra uma região inferior completamente negra. Ela também pode ser vista originalmente no site da NASA/JPL em: http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/all/2/p/2119/2P314483155EFFB292P2564L3M1.HTML

tarja-negra-marte-rover-spirit-sol2119

Há muitas outras fotografias com essas tais “tarjas” negras. Vamos utilizar neste artigo apenas mais um exemplo: podemos ver abaixo uma fotografia obtida pelo outro rover que está em Marte atualmente, o Opportunity, registrada em seu dia marciano Sol 1530. Ela também pode ser vista originalmente no site da NASA/JPL em: http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/all/1/p/1530/1P264008852ESF89AHP2292R1M1.HTML

tarja-negra-marte-rover-opportunity-1530Os promotores da conspiração olharam para essas fotografias e afirmam que elas são a evidência de que os cientistas estão editando as fotos marcianas antes de divulgá-las ao público, inserindo uma espécie de tarja negra pra esconder algo comprometedor que foi fotografado no solo marciano.

Conspiracionistas alegam que os cientistas devem ter fotografado fósseis de antigos seres que habitaram Marte no passado ou mesmo seres inteligentes que estão por lá atualmente e posaram na frente das câmeras dos rovers.

Segundo os conspiracionistas, os cientistas da NASA não querem que nós saibamos dessas descobertas; nós não podemos saber de “toda a verdade” ainda, mas eles vão paulatinamente nos preparando para um dia passarmos a conhecer “toda a verdadeira verdade”. Por isso, eles ocultam temporariamente essa região das fotografias com uma tarja negra.

“Nós não podemos ver tudo ainda”

Uma das pessoas que promove essas fotografias e alegações conspiratórias no Brasil é o pesquisador de discos voadores e promotor de teorias da conspiração Marco Antonio Petit. Em uma de suas palestras no ano de 2012, que pode ser vista no site YouTube, ele apresenta essas imagens que acabamos de mostrar. Na primeira fotografia mostrada aqui, ele comenta o seguinte:

“Por que a gente está tendo essa cobertura negra de quase metade da fotografia? O que poderia ter de secreto em a gente ver o painel solar do próprio rover? Justamente, eles [os cientistas da NASA] censuraram várias fotos deste dia […]”.

Na segunda fotografia mostrada aqui, ele comenta que os cientistas da NASA não podem nos revelar tudo que as câmeras dos rovers capturaram no solo marciano, alegando que nós não estamos preparados para encarar essa possível revelação bombástica:

“A gente não pode ver tudo. Eles [os cientistas da NASA] querem que a gente tenha essa certeza. Então, muitas dessas imagens que a gente está descobrindo aparecem assim, com uma tarja negra retangular, nos ocultando parte da imagem. Agora, eles precisavam mostrar essa imagem censurada? Eles estão fazendo isso pra gente ter a certeza de que nós não podemos ver tudo ainda. Só pode ser por isso, diz.

Em seu blog no site da revista UFO, em texto datado de 08 de novembro de 2010, ele reforça a ideia de que as regiões negras das fotografias de Marte são áreas ocultadas pelos cientistas com o objetivo de esconder algo da população:

Hoje podem ser vistas nos dois principais sites da NASA, que apresentam a totalidade das imagens do Spirit e da Opportunity, várias fotos parcialmente encobertas por tarjas, quadrados, ou retângulos negros. Eu mesmo já localizei várias dessas pessoalmente. Em pelo menos um caso, relacionado a uma sequência fotográfica cujas imagens apresentam vários sinais de fósseis de antigos animais, a área encoberta sofreu deslocamento de posição dentro de uma mesma região várias vezes, levantando a suspeita sobre a presença de algo que se movimentou, e não deveria ser observado. Estamos falando de uma das primeiras séries fotográficas obtida pela câmera panorâmica também do Spirit (Sol 016), constatação que revela, que este possível processo de acobertamento começou antes do que poderíamos imaginar.

Chocando o mundo ao revelar a verdade encoberta de Marte 

Preparem-se, pois agora revelaremos toda a verdade encoberta do planeta Marte que a NASA “esconde” de você. Aos mais fracos de coração, sugiro cautela ao olhar o que está por trás da tarja negra. Tirem as crianças da sala, pois elas ainda não estão preparadas para receber este impacto devastador nas suas mentes em formação. Toda a humanidade será impactada agora com essa revelação de proporções bíblicas que abrirá nossas mentes a uma nova consciência quântica.

Com este preâmbulo de intencional ironia, apresentamos abaixo as fotografias marcianas, mostradas neste artigo, sem as tais “tarjas” negras:

tarja-negra-marte-rover-spirit-sol2119-revelada

tarja-negra-marte-rover-opportunity-1530-revelada

Chocados com a revelação? Não há nenhum marciano escondido por trás das tais “tarjas” negras. Essas são imagens absolutamente comuns. E mais: essas fotografias podem ser consultadas no próprio site da NASA/JPL. Sim, os cientistas da NASA já podem nos mostrar essas “bombásticas revelações” por trás das “tarjas” negras, e elas não irão chocar nossas vidas:

http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/all/2/p/2119/2P314483208EFFB292P2564L5M1.HTML

http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/all/1/p/1530/1P264008852ESF89AHP2292R1M2.HTML 

Desmascarando mais uma falácia da conspiração: a tarja da censura 

As tais “tarjas” negras não são a censura da imagem de algo no solo marciano e nem foram usadas com o objetivo de esconder marcianos. Estas fotografias são apenas imagens brutas (raw images) que, quando foram enviadas de Marte até o controle da missão aqui na Terra, ocorreu uma interrupção no fluxo de dados durante a transmissão e alguns desses dados foram perdidos.

As operações de telecomunicações entre Marte e a Terra ficam a cargo da rede de antenas do Deep Space Network (DSN), que estão presentes em alguns países. [2] Em alguns momentos pontuais pode ocorrer uma falha nessa transmissão e os dados que compõem uma fotografia não nos chegam completos.

antenas-deep-space-network
As antenas do Deep Space Network recebem as imagens de Marte

A ausência de dados em uma determinada área da fotografia resulta nessa região negra, como se fosse um “buraco” na imagem. Ou seja, é apenas a região dos dados que não foram recebidos. [3][4] Qualquer iniciante em estudos de Ciências Planetárias conhece essa informação e sabe que essas áreas negras nas fotografias não são a censura ou acobertamento arquitetado pelos cientistas da NASA.

Influenciados por burlescas teorias da conspiração, esses ufólogos que pensam que os cientistas da NASA estão escondendo a presença de alienígenas nos programas espaciais olharam essas “caixas negras” nas fotografias da NASA e ingenuamente pensaram estar diante de algo similar àqueles documentos governamentais liberados sobre UFOs, que contêm tarjas negras para ocultar algumas informações.

Cientista planetário explica as falhas ocasionais na transmissão das imagens de Marte à Terra 

O cientista planetário Jim Bell, doutor em Geociências e professor de astronomia da Universidade do Estado do Arizona, explica como algumas falhas ocasionais durante a transmissão das imagens de Marte até a Terra deixam as mesmas temporariamente incompletas.

Bell é o cientista chefe da câmera panorâmica (Pancam) que está instalada nos rovers Spirit e Opportunity — que estão em Marte atualmente — e é o atual presidente da The Planetary Society, a ONG criada pelo astrônomo Carl Sagan na década de 1980.

Bell explica que as imagens obtidas pelos rovers em Marte são enviadas a nós via pacotes de dados, e alguns deles podem ser perdidos ou corrompidos durante esta transmissão. Entretanto, apesar dos “soluços” da comunicação, quando acontecem essas falhas — e as fotografias ficam temporariamente incompletas —, posteriormente os cientistas acionam os rovers para que eles retransmitam os dados, quando possível — permitindo que obtenhamos todos os pixels que formam uma fotografia completa. [4] 

A NASA divulga em seus sites tanto as imagens brutas — como foram recebidas inicialmente dos rovers, mesmo incompletas —, assim como as imagens finais daquelas que ficaram temporariamente incompletas por problemas na transmissão e foram possíveis posteriormente todos os dados delas serem retransmitidos.

JimBell
Cientista planetário Dr. Jim Bell explica as “caixas negras” nas fotos de Marte

Pensamento mágico e a lógica da ilusão

Partindo de uma lógica de bom senso, se os cientistas da NASA quisessem realmente ocultar a presença de marcianos em fotografias do planeta Marte, por que eles publicariam abertamente em seus sites as fotografias com as tais “tarjas” negras, estimulando a desconfiança das pessoas de que as fotos foram editadas e haveria algo ocultado nelas? Bastaria simplesmente não publicarem integralmente tais imagens “comprometedoras”, não oferendo assim margem para especulações da população.

Entretanto, no mundo do pensamento mágico dos promotores da conspiração, os cientistas divulgam as imagens com “tarjas” com o objetivo de que fiquemos cientes de que nós ainda não estamos prontos para conhecer toda a “verdadeira verdade” sobre o planeta Marte.

Para os conspiracionistas, nós estaríamos sendo “iniciados” e “preparados” para receber as revelações que iriam mudar o rumo da humanidade, apesar de atualmente apenas devemos conhecê-las em conta-gotas — caso contrário nossa humanidade entraria em colapso e em uma comoção desenfreada. É impressionante o coeficiente de fantasias que as pessoas ainda criam em suas mentes sobre o planeta Marte. O que este pensamento mágico nos apresenta é uma completa distorção da realidade.

marte-comunicacao-deep-space-network
Comunicação entre Marte e as antenas do Deep Space Network na Terra

Pseudoastronomia chegou ao Brasil: desserviço à legítima ciência

Os conspiracionistas que afirmam existir um mastodôntico acobertamento mundial dos cientistas da NASA para esconder da humanidade, por meio de tarjas negras em fotos, a presença de inteligências marcianas vieram da mesma costela daqueles que dizem que o homem não foi à Lua. Esses conspiracionistas têm contribuído sistematicamente para promover a bad astronomy no Brasil — um completo desserviço à legítima ciência.

Enquanto esses conspiracionistas rondam por aí, regurgitando seus repertórios de falácias por meio de uma campanha conspiratória que se instalou em território brasileiro — contribuindo para aumentar obscurantismo científico das pessoas —, os verdadeiros cientistas que estão trabalhando na legítima pesquisa científica estão contribuindo para o avanço da ciência e trazendo luz e conhecimento sobre o planeta Marte.

Referências

[1] Mariner está batendo fotos de Marte. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 1, 5, 16 jul. 1965.

[2] STATMAN, Joseph I.; EDWARDS, Charles D. Coding, Modulation, and Relays for Deep Space Communication: Mars Rovers Case Study. The 23rd IEEE Convention of Electrical and Electronics Engineers in Israel, Sept. 2004.

[3] ERICKSON, K.D.; HAMMER, F. J. et al. Mission operations for Mars Observer: a case study. Acta Astronautica, v. 35, supplement 1, 1995.

[4] Revealing Mars’ true colors. NASA/Jet Propulsion Laboratory, 28 Jan. 2004. Disponível em: <http://marsrovers.nasa.gov/spotlight/spirit/a12_20040128.html>.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

51 COMENTÁRIOS

  1. Vamos evoluir cientificamente galera? Primeiro: O que chamam primitivamente de SOL: DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é. O que chamam erradamente de SISTEMA SOLAR: MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é. O que foi denominado primitivamente pelos antigos romanos como MARTE, deus da guerra: ELEMENTO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, orbitando ainda a 4° ÓRBITA do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR: é. Digo ainda orbitando a 4° órbita: porque não demorará muito para venha ocorrer o 3° REALINHAMENTO DAS ÓRBITAS DOS PLANETAS, que ao contrário do que muitos pensam, não será provocado pelo SEGUNDO SOL; e sim: pela 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR OBRITAL ATÔMICA. Quem entende um pouquinho de FÍSICA QUÂNTICA, mesmo que não a AVANÇADA, que apenas eu, domino: sabe que no MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente de ÁTOMO: ocorre um processo que foi denominado equivocadamente por BOHR, como SALTO QUÂNTICO: e atualmente denominado também equivocadamente, pelos ditos renomados da FÍSICA NÃO AVANÇADA: como ELEMENTOS ATÔMICOS DESAPARECENDO NUMA DETERMINADA ÓRBITA: E REAPARECENDO EM OUTRA. Processo só agora denominado corretamente pelo MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO AVANÇADO “JOSÉ BONIFÁCIO” “BONI”, como: MICRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA. Como o que religiosos-estagnados chamam erradamente, de MUNDO MATERIAL: e cientistas-não-avançados chamam também erradamente, de UNIVERSO MATERIAL: MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é, que funciona de forma INTERLIGADA não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES, infinitamente mais avançados do que conhecemos, como WI-FI: tudo que ocorre no MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente de ÁTOMO: ocorre também no MARO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam erradamente: de SISTEMA SOLAR. Diferentemente apenas, no que concerne a MENOR espaço-tempo-i: e MAIOR espaço-tempo-i. A 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, ocorreu há MILHÕES e MILHÕES de anos-i atrás, numa época muita antiga de quase total desconhecimento científico, e foi não só confundida como também registrada erradamente, por diversas civilizações: simplesmente como DILÚVIO. 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, que TIROU todas que mereceram, e não só a FAMÍLIA NOÉLICA, da 2° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR TERRA=BARRO, base PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR de seus CORPOS, TERRA=BARRO: 2° CICLO, 2° ATO, 2° ÓRBITA, e 2° DIMENSÃO: e COLOCOU na 3° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, que ainda vivemos: base PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR de nossos CORPOS, ÁGUA: 3° CICLO, 3° ATO, 3° ÓRBITA e 3° DIMENSÃO: que ainda vivemos. Só que a 4° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA: não demorará muito: para ocorrer. O pessoal da NASA e ROSCOSMOS, que são bons em outras coisas, nada sabem disso: porque desconhecem a ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA. Se te interessa saber um pouco mais, inclusive a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL: acessa meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

  2. Olá… Primeiramente gostaria de parabenizar o site, muito bom. Não sou de comentar em sites, mas não me contive desta vez. Gostaria de deixar claro que respeito todas as pessoas, suas opiniões e crenças e acredito que isso seja fundamental. Também quero esclarecer que o texto a seguir representa a MINHA humilde opinião e somente isso. Mas não consigo me calar quando vejo pessoas tão céticas em relação ao tema abordado. Eu fico me questionando quais seriam as possíveis razões para tanta descrença no óbvio? Por exemplo vejam as religiões, ninguém que nasceu antes de pelo menos 1900 anos atrás viu Jesus Cristo (não que eu saiba) circulando pelas ruas da Terra e no entanto temos uma Bíblia Sagrada com centenas de milhares de igrejas e fiéis espalhados pelo mundo afora. Então me pergunto, por que então os seres não nascidos neste planeta, conhecidos popularmente ETs deveriam estar caminhando pelas ruas para provar que existem? Eu acredito que vc não chega numa vizinhança invadindo a casa das pessoas ou o faz? Lógico que não!!! Aí entra a tal apresentação… Digam que vieram em paz e tá tudo certo… Não! Não está tudo certo, analisem a questão com calma e partam do princípio que sim, eles existem, o que vcs acham que viria na sequência? Eu compreendo que é bem difícil entender que exista vida inteligentíssima fora da Terra e se são tão avançados e inteligentes porquê se “escondem”. E digo sinceramente que também jamais acreditaria se não fosse pelo fato da experiência pessoal que tive juntamente com a minha amada mãe, há alguns anos atrás. O motivo real de tanto segredo envolto em especulações e fantasia por parte de alguns causa a descrença e eu não posso explicar tal motivo (o que acredito que seja esse o ponto chave de tudo) e mesmo que soubesse provavelmente nem estaria neste site comentando. Mas uma coisa para MIM é fato, eu só acredito no que eu vejo e eu sei o vimos naquele dia e aquilo não era, nunca foi e nunca será obra de um ser humano, portanto, eu sei que SIM eles existem. Pode não ser em Marte, pode não ser visível, existem tantos poréns que poderia ficar aqui dias questionando. Então galera siga seu coração, sua intuição e à aqueles que não tiveram a mesma sorte que eu, espero que um dia vcs possam prestigiar a maravilhosa presença e contato dos nossos amados vizinhos. ” Há mais coisas entre o céu e a Terra do que pode imaginar nossa vã filosofia” – Shakespeare – Abraços!!!

    • Gostei muito e tbm acredito, tive uma experiência enquanto trabalhava de taxi fora do comum de la pra pesquiso mas tentando expandir a consciência.
      Abraços. ..

  3. É claro q existe ets, naves e td mais, muitas pessoas da mnha comunidade, cidade, município ja tiveram experiencias, inclusive muitos familiares, porém não podemos comprovar pq quando eles vão aparecer não mandam avisar!

  4. Como sempre, tenho que aplaudir a nova ordem mundial ( iluminati ). Eles conseguem ocultar tudo.

    As cruzadas, que colonizaram o MUNDO. agora chega em marte. A primeira família de colonizadores, estão sendo enviados para marte. a bordo do disco voador, que está sendo construído por todos nós. mas que não cabe todo mundo, como sempre. podemos chamar esse disco voador de: a nova arca de Noé.
    Tenho muito conhecimento. Não vou falar de mais, pois os heróis morreram de overdose.

    Os inteligentes de verdade. vão saber o que tô falando.

    A ordem da aliança tem que acordar urgente.

    Amai-vos ao próximo como a ti mesmo.

    Humanidade sempre !!!

  5. como disseram em um comentario ” confie desconfiando ” . é muita ingenuidade acreditar que a NASA e outros grandes orgaos vao publicar tuuudo que eles tem , nao existe transparencia nesse caso , eles detem o poder (Até agora ) de terem astronautas etc , entao só chega até nós o que eles querem .podem haver mais fotos, videos ,… que nao temos acesso .

    • Eu não sei o que é mais ingênuo: acreditarem que a comunidade científica mundial está escondendo a operação de inteligências em solo marciano ou acreditar que o conspiracionista idiotizado, que eu desmascarei aqui neste artigo, descobriu gigantescos campos de vida vegetal em Marte.

      • Dizer a verdade afetaria todo o conceito religioso exibido pelo Estado à nível mundial. Ruiria todo o sistema incutido na cabeça do povo. Todos os conceitos religiosos teriam que ser revistos. Como a religião sempre foi parceira do Estado não se pode abrir a verdade ao rebanho. A teoria da evolução e da criação seriam desmascaradas.
        Ela

        • Caro, não há nada de bombástico ou encoberto nestas fotografias mostradas neste artigo. E o que a teoria de Darwin tem a ver com isto? A comunidade científica não está sob o julgo do chicote da religião. Do contrário, grandes verdades, como a teoria da Relatividade ou a Mecânica Quântica, que revolucionaram nosso mundo, estariam guardadas na gaveta até hoje. Minha nossa, é uma paranoia atrás de paranoia.

          • Entendo seu ceticismo.Porém ,me parece ser uma pessoa inteligente. Acha mesmo que estamos sós? Acha mesmo que o interessado em Marte é por comodismo ou por luz a ciência? Acha realmente que a interrupção das idas a Lua é ou foi ocasional? Você é inteligente. Pense!

    • Você viu a bandeira balançar? Não. A bandeira não estava balançando. A aparente tremulação é causada pelo próprio manuseio dos astronautas nela. Ela fica “congelada” na forma que você quiser deixá-la, pois não há vento na Lua. De resto, o homem foi à Lua.

  6. O homem foi à lua e por que não voltou mais? Cadê a bandeira “tremulando” da Rússia, China e dos demais países que estavam ou estão na corrida do controle da economia mundial?
    Por favor, acreditar que homem foi pousar na lua, tá com um pé em Marte, mas não conhece as profundezas de nossos oceanos, e provavelmente não catalogou uma boa quantidade de espécies terrestres, aquáticas, entre outras coisas, como saber o nome do seu vizinho, enfim é uma forçar a barra por demais.
    Prefiro passar por “lunática”…. kkkk

    • Cristina, não há bandeira tremulando da Rússia, da China e demais países porque os únicos doze homens que andaram na Lua eram americanos e deixaram lá a bandeira dos EUA. Não aceitar que o homem foi à Lua em pleno ano 2016 é realmente o fim. Só não se iluda com esses ufólogos embusteiros que dizem que o homem não voltou à Lua por ela estar hoje sob propriedade dos alienígenas.

  7. eu so acho que se um hacker com muita sabedoria em código e linha de comando pudesse desviar o sms ou e-mail para outro caminho, talvez so o bill gates sabe a linha do windows, ou talvez um cara trilhionario enviasse um satelite para marte e divulgasse a foto ou video em 1ª mão, claro que isso seria uma coisa aos olhos de bom observador e critico de extraterrestes, super mega coisa boa ou ruim sei la, penso que poderia ser mais uma coisa de biblia , quando descreve alguem sobre todos os mundos, não todos os povos sendo assim, temos algo para debate e mesa discutir, boa agua para todos

  8. Olha eu acredito fielmente em outras vidas super inteligentes se realment deus existe pk raios ele iria fazer um universo so para nos.
    Pk o ser humano e tao arrongante que nunca iria aceitar outra vida em nosso planeta.ja ouvi varias historias ja precenciei tbm eu e mais 4 amigos,meu pai tbm.ate hj tenho alguns pesadelos e sinto coisas estranha uma vez fiz varias estrela em uma folha e mostrei para meu professor de atrofisica.Ele medisse que era a costelacao de orion.e ate hj tenho dores de cabeca quando o ceu esta mto limpo

  9. Oi b tarde, du acho q VC confia d+ em governos NASA e tudo q ela te manda, sabemos q os governos não são confiáveis. Então só uma dica, confie desconfiando

    • Eu confio na ciência. As fotos abordadas neste artigo estão escancaradas na internet. Estamos falando de algo público e notório, mas que é mistificado por conspiracionistas que não possuem conhecimento daquilo que acusam.

  10. Caro Alexandre? você acredita ou não em ETS ?
    Você acha que nós humanos estamos sozinhos neste vasto universo?
    Cara se a Nasa esconde algo ou não, isso eu não faço ideia, mas no caso do ET de Varginha aonde muitos dão risadas pq era uma baita mentira, na verdade e um dos casos mais sérios e integrantes sob ser de outros planetas que presenciei, tenho primas e primos que moram naquela cidade, primeiro COISA FOI A MORTE DO BOMBEIRO MARCO ELI CHEREZE QUE TERIA FEITO O CONTATO DIRETO COM O SUPOSTO ET, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE AS DUAS MENINAS QUE VIRAM O SUPOSTO ET LIGARAM PARA A POLICIA E DEPOIS COMUNICOU AO CORPO DE BOMBEIRO QUE LEVARAM REDES E SEDATIVOS PARA O LOCAL, LOGO DEPOIS QUE CHEGARAM AVISARAM O COMANDANTE MILITAR E FECHARAM TODO O LOCAL, POR QUAL MOTIVO FECHARIAM O PARQUE? E POR QUAL MOTIVO ATÉ HOJE NUNCA FOI MOSTRADO A TAL CRIATURA CAPTURADA? VOCÊ ACHA QUE A HUMANIDADE ESTA PREPARADA PARA A EXIXTÊNCIA DE OVINIS? BOM VOCÊ ESTUDA E FORMADO E RESPEITO SUAS OPNIÕES, MAS EU REALMENTE NÃO ACREDITO NESSA BABOSEIRA DE QUE SOMOS OS ÚNICOS, CADA UM E CADA UM, NO TANTO QUE UMA DAS MENINAS QUE VIU O SUPOSTO OVINI ATE HOJE COMENTA QUE VIU ALGO ESTRANHO E NOJENTO E JÁ ESTA CASADA, A FAMILIA DO SUJEITO QUE FALECEU QUE PEGOU O ET OU SEJÁ LA O QUE FOR, ATÉ HOJE NAO FOI EXPLICADO A MORTE DELE DIREITO, DEPOIS DE 1 ANO FOI MOSTRADO A FAMILIA O LAUDO MEDICO DO MOTIVO DE SUA MORTE QUE FOI DEVIDA UMA INFECÇÃO GENERALIZADA, BOM ALGO REALMENTE ESTRANHO LA ACONTECEU E FOI ENCOBERTO PELOS MILITARES QUE DEPOIS SUMIRAM COM TODAS AS EVIDENCIAS, E COMO SEMPRE TUDO PASSA E COM O TEMPO FICA NO ESQUECIMENTO. POR QUE ISSO NAO E VERDADE E TUDO TEORIA DE CONSPIRAÇÃO DOS OUTROS. E A MIDIA SO DIZ A VERDADE PARA A HUMANIDADE AINDA MAIS DO JEITO QUE ANDA AS COISAS HOJE..TUDO E INCOBERTO OU FALADO DE UMA MANEIRA TOTALMENTE DIFERENTE NOS MEIOS DE COMUNIÇÃO.ISSO QUE ESTOU DIZENDO E O QUE EU SEI..DA BOCA DAS PESSOAS DE PROXIMO DESSAS FAMILIAS, E NAO DE TV OU JORNAL..

    • Bom, este artigo aqui não tem relação alguma com a história de Varginha. O que você descreve em seu comentário é algo já bem conhecido no enredo deste caso. Na verdade, as meninas que disseram ter visto a “criatura” alegavam inicialmente que tinham visto o demônio, com grandes olhos vermelhos e chifres. Somente depois quando ufólogos entraram no episódio, certamente influenciaram a cabeça delas a pensar que viram um alienígena. (Até este deputado e pastor Feliciano narra em um de seus cultos que viu o “demônio” em seu quarto e lutou com ele.)

      O policial Eli Chereze morreu somente depois de 26 dias da alegada captura da “criatura”. Sabe quantas pessoas morrem de infecção generalizada anualmente no Brasil? Por volta de 200 mil. Nenhuma delas relacionada a ter tocando em um ser de outro mundo. Você pode morrer por infecção generalizada até por se aproximar de pombos de rua.

      Se eu acredito ou não em ETs? Seres inteligentes podem existir em algum lugar no universo, talvez muito longe de nós que seja impossível para a tecnologia deles nos alcançar, assim como nós não dispomos de tecnologia para alcançar uma hipotética civilização há 50 mil anos-luz de nós.

  11. Boa noite! Encontrei essa matéria procurando pelo assunto de tarjas em Marte, mas não eram essas tarjas em fotos de Marte. Eu ontem estava ao PC olhando Marte pelo Google Hearth e vi coisas enormes espalhadas pela superfície de Marte, são muitas, então se acha com facilidade. Elas parecem como pedaços de esparadrapos gigantes afixados em Marte, ou mantas, algo assim. Agora eu não sei se é algum recurso da fotografia e qual seria a intenção de serem colocados sobre a imagem. Se não souber do que estou falando, dê uma olhada e vai ver. Se já tiver escrito à respeito só me direcionar, obrigado!

    • Átila, se eu entendi direito do que você está falando, deve está se referindo às estampas. Marte foi fotografado por várias sondas espaciais, então seu mapeamento completo contém um mosaico de várias fotografias: recentes e de anos atrás. As regiões fotografadas mais recentemente, e com melhor resolução, vão sendo sobrepostas às existentes, deixando essas “faixas” quando você olha a imagem global do planeta. Elas são justamente trechos de regiões fotografadas por missões diferentes.

      Ufólogos que criam fábulas sobre a presença de alienígenas nos programas espaciais vendem isto como se fosse regiões acobertadas pelas agências espaciais.

  12. Olá Alexandre eu só sou um principiante nesse assunto e queria lhe perguntar sobre uma duvida que tenho em relação a NASA e a ESA,pq eles escondem tantas coisa que ainda estão embaixo dos panos,como ETS que ainda estão na área 51 em nevada nos EUA.

    • São historinhas fantasiosas que perambulam no reino da Ufologia. Essa historinha de alienígenas na área 51 foi muito alimentada pelo embusteiro Bob Lazar, um sujeito que foi desmascarado até por ufólogos extremamente crentes por discos voadores, como Stanton Friedman. Lazar conta suas mentiras até hoje. Neste enredo da fantasia não me recordo da ESA nem ter sido citada, quanto mais envolvida nesta trama de ficção. Você que é principiante, afaste-se disso. Leia sérios livros de ciência, e seu futuro estará pavimentado.

      • Bom, a nasa deve ter sim alguma foto secreta, e como disse em seu escrito, ela não ia revelar se achasse. Então não se descarta a hipótese de sim haver algum et.

        • Igor, eu não trabalho com achismos, com boatos e conspirações. Este expediente eu deixo pra esses ufólogos que, sem conhecimento técnico algum do que falam e de forma absurdamente irresponsável, estão vendendo falsas descobertas em Marte. Em nenhum momento de meu texto afirmo que há “foto secreta” de Marte ou que a NASA iria revelar marcianos.

          O que eu rebato é a alegação de que estas fotos com blocos negros sejam imagens que encobrem parcialmente algo. Os blocos negros são apenas a ausência de dados por erros de transmissão. De forma irônica eu digo que pela lógica de bom senso, se a agência espacial americana hipoteticamente quisesse ocultar algo, não seria por meio da liberação de fotos com “tarjas”, escancarando nitidamente sua ação, sendo mais óbvio que não as divulgassem. Essa passagem do texto é uma ironia para rebater o teor de ridículo da alegação de conspiração acerca dessa fotos.

      • Caro amigo, sabemos que a existência de vida em outro mudos e real. Deus o divino não seria limitado em fazer só este mundo pra que lógica. Ou pessoas do mundo inteiro estão ficando loucas em avistamentos de OVNIs. Tudo está ocorrendo ao nosso olhos. O governo muda tudo. A operação prato foi a maior evidência mundialmente ocorrida aqui no Brasil. Ou a própria aeronáutica está blefando. O universo e a maior ciência do desconhecido. Onde ser quer não sabemos a entrada e saída dele.

        • Caro, até o momento a existência de vida em outro mundos não é real, mas sim uma possibilidade. Ninguém descobriu nem uma única bactéria microscópica fora da Terra. Acredito sim que exista vida, mesmo inteligente, em outros planetas, mas entre a probabilidade e um fato concreto existe um oceano de agua fria da ficção científica. OVNIs não são prova concreta de vida em outros mundos; no máxima são apenas fenômenos sem identificação. E se você não identifica, você, por definição, não sabe o que é.

  13. caro alexandre,o apelo a autoridade tem dado a muitos seres humanos o desfrutar de um saboroso veneno chamado égo.
    seja prudente,seja crente e se ja cetico,creia no cerne,na fisica quantica,nos observatórios,mas tambem na metafisica.
    o ser humano que mantem a mente aberta,evolui sempre,não se esqueça, até einstein se equivocou.
    Estamos engatinhando ainda no mundo do conhecimento,não se esqueça cientistas premios nobeis tem dito frases do tipo:sabemos que há algo lá,mas não sabemos o que é,não vemos, não temos como provar,mas sabemos que há algo lá ( referencia a Energia Escura).
    respeito toda sua dedicação e conhecimento e sei que continuará a enriquece-lo,mas nunca perca de vista a sua própria duvida e questionamento a respeito de tudo.
    Não defenda a nasa de forma tão ingenua e infantil,só acredite naquilo que voce esta completamente envolvido, e mesmo assim mantenha 50% de duvidas, é a parte que nossa percepção,e parcialidade humana pode distorcer.
    estudei direito, musica,eletronica,astrologia,tarot,filosofia,adoro astronomia,pscologia,quiromancia,sou radialista,estudioso de história antiga,ufologia e ciencia da computação.
    Aprendi que em tudo há uma verdade a ser respeitada e tratada com reserva,cientista são apenas homens dedicados a encontrar a verdade de forma empirica, com regras e leis que não podem ficar a merce do achismo, isso é ótimo,masassim como pitágoras,descartes,copérnico,newton e tantos outros genios que em alguma coisa se equivocaram,mantenha sempre essa máxima:
    QUANTO MAIS SEI,MAIS SEI QUE NADA SEI.
    PARABENS PELO BLOG,CONTINUE PRESTANDO SEU RICO TRABALHO PROFISSIONAL
    Humildade sempre.Abraço

    • Caro, minha bússola é a ciência e eu me pauto por ela. Nós sabemos que a ciência é apenas uma ilha no oceano do desconhecido, porém o artigo tratado aqui visa desmistificar algo que não é e nem nunca foi um mistério. Ingenuidade infantil é continuar acreditando que as fotos da NASA mostradas neste artigo – que estão escancaradas em seus sites oficias, e que mostram apenas regiões com ausência de dados (e por isso são negras, ou seja, por que não há dados) – sejam “tarjas” usadas pelos cientistas para esconder marcianos.

      Os próprios sites oficiais que apresentam tais fotos incompletas são os mesmos que apresentam as fotos completas, com os dados retransmitidos integralmente pelos rovers, como apresentei. Persistir na ingenuidade de uma visão equivocada é atestar que adentrou a fronteira do fanatismo – e sim, a ciência pode falar muito sobre este estado psicológico também. De resto, obrigado por sua mensagem. Abraço.

  14. realmente existe bastante piraçao das pessoas mas;os ovinis existem e presenciei m bastante perto nao irei esqeçer disso jamais foi em 1970 as 7 da noite estava começando a novela da globo.ma visao sem procedencia para mim e otra varias pessoas do me bairro era enorme a nave toda acessa ela fico parada certo tempo e depois desloco nma enorme velocidade aeronave nao pode deslocar nesta velocidade parada no ar nao emitia som partir como fosse 1 raio.

  15. Alexandre, Você acredita nas informações da NASA ? Há exageros em querer acreditar, mas vejo aqui uma espécie de “8 ou 80”, um “tudo ou nada” sem meios termos. Pode sim haver motivos pra que a NASA esconda até uma parte da sonda. Não acredita ? A NASA informa. desinforma, causa discussão e dúvidas.

    • Como já afirmei aqui nos comentários, se você afirma que os cientistas da NASA escondem “parte da sonda” nas fotografias de Marte, então me indique quais fotografias ocultadas são estas para que possamos analisá-las. Neste artigo tratei de fotografias vendidas como sendo acobertamento, sendo que qualquer estagiário com conhecimento científico primário em ciências planetárias sabe que estas fotografias são apenas a ausência de dados por erros de transmissão. Fotos como estas existem aos montes, ilustrando artigos científicos sérios. Se você prefere ser enganado pela ignorância científica desses conspiracionistas, a escolha é sua.

  16. Alexandre de carvalho borges você e foda cara admiro seu trabalho nessa pagina, é você perante tantos críticos se mostra em alto controle respondendo e deixando esses caras nos lugares deles, eu particularmente acredito em tudo, e acompanho tudo tenho 17 anos e durante a minha vida sempre acreditei em alienígenas e vida lá fora, vlw cara você e demais admiro muito oque se passa aqui !!!!

  17. Alexandre, por acaso você já visitou Marte? Me diz então como você tem certeza que há uma alta radiação violeta em Marte? ou mesmo que não existe comida. Tudo o que você sabe é o que a Nasa quer que você saiba, apenas isso. “A ignorância é uma benção.”

    • Daniel, o conhecimento sobre o planeta Marte não se limita ao que a NASA divulga. Outras agências e centros de pesquisa também estudam Marte, como a Agência Espacial Europeia (ESA). A atmosfera de Marte é diferente da Terra, bem mais fina, o que permite que a superfície seja atingida com maior intensidade pela radiação ultravioleta (e não radiação “violeta” como falou), os raios X e os raios cósmicos. Com esse bombardeamento constante, e outros fatores adicionais, tais como a inexistência de água líquida na superfície, a vida fica difícil de ser desenvolvida. Entretanto, abaixo da superfície ainda há a possibilidade, em tese, de existir vida microbiana. “A ignorância é uma benção”, portanto procure estudar mais e diminua suas horas de jogar videogame.

  18. É possível a criação de uma entidade não-governamental, com financiamento independente, com a participação de profissionais capacitados e interessados ?
    Sabemos o quão absurdamente custosa é a tecnologia necessária, sem haver ainda “patrocinadores” interessados, também o quanto a comunidade científica ainda é discriminatória (desconsiderando os devaneios existentes, claro), tornando difícil a participação de profissionais competentes e sérios.
    A verdade exige sacrifício e investimento. Hoje, sem perspectiva de lucro imediato não há investimento, ninguém quer correr o risco da ridicularização. Nosso momento histórico não nos permitirá conhecer a verdade, seja ela qual for.

  19. Rapaz, tu és astronauta ou cientista da NASA, p fazer tantas afirmações tão contundentes, mais uma vez te pergunto, vc me parece ser um blogueiro unilateral, vc defende, me parece q defende em que vc acredita, nada contra mas veja q a NASA, não é nenhuma fonte confiável qdo se trata de assuntos top secret.abçs

    • Se você afirma que há falsificação e adulteração em fotos da NASA, então me mostre quais fotos são essas. Seja responsável no que diz, mas não fale apenas baseado em achismos ou em declarações de ufólogos que enxergam alienígenas em fotos de rochas do planeta Marte. Qualquer estagiário em ciências planetárias sabe que estes blocos negros em fotos de missões espaciais são apenas a ausência de dados. No artigo mencionei como exemplo um cientista sério como o James Bell. Se você quer contradizê-lo, bem vindo ao mundo: apresente suas provas.

  20. Na verdade tenho estudado muito sobre o planeta Marte, E meus estudos baseando-se no mapa de Marte enviado a publico pela NASA! Com todo o respeito a quem acredita neste mapa, mais este mapa é chamar as pessoas de idiotas, Muito mau adulterado com valas de uma cor e na mesma em menda desta vala logo é alto relevo de outra coloração, E sem falar no papel que foi imprimido este mapa, é um papel que se nota muito bem as dobraduras e os relevos do papel que deve ser papel crepom, Eu nem perco tempo olhando o mapa em si, vou direto estudar as janelas das falhas da fraude que eles não fraudarem fortemente, Tem animais eu vi claramente, A NASA tem sim motivos para não mostrar ao mundo o mercado tecnológico, Os estados unidos querem o monopólio da tecnologia de marte como sempre.

    • Não sei de qual mapa fala. Colorações em alguns mapas servem, por exemplo, para destacar a elevação do terreno – entre regiões mais elevadas e menos elevadas. Não existem animais circulando pela superfície de Marte. Eles não estariam vivos com a alta radiação ultravioleta que incide na superfície, e nem há alimentos para que possam sobreviver. Você deve ter visto uma rocha e achou que era um animal.

  21. Amigo, admiro o seu trabalho, mas acho que vc esqueceu de um pequeno detalhe, as imagens são facilmente manipuladas. Se essas fotos fossem reais, não haveria a necessidade de tal tarja, uma vez que não há nada além de poeira nessas fotos “reais”. Sendo uma construção ou um alienígena caminhando, nós não vamos saber, porque a verdade é encoberta, mas que eles escondem informações, escondem. Há varias evidencias de vida alienígena por todo o sistema solar e inclusive sobre a visitação na terra, todos os dias estão popocando novas informações sobre a existência, inclusive pessoas de nome importante mundo a fora estão afirmando a existência, cito alguns pra vc: Ex-ministro de defesa canadense Paul Hellyer afirma existir nove raças que estão em contato com a terra, o Astronauta Edgar Michell o Sexto homem a pisar na lua e tripulante da Apolo 14, o Famoso Buzz Aldrin confirma também, só esses dois últimos já jogam ao chão as mentiras da NASA, o fato é, a verdade está sendo escondida da população e os governos não estão conseguindo mais abafar tudo. Amigo, como eu disse, gosto das suas matérias, mas o fato de eu gostar, não significa que eu concorde com o que é dito. Vou dar uma dica de um documento que você pode baixar no próprio site da aeronáutica que foi liberado após muita briga e insistência pelos ufólogos brasileiros, procure por operação Prato.

    • Olá caro. Como disse no artigo, esses blocos negros nas fotos não são “tarjas”, mas sim apenas a ausência de dados que foram perdidos na transmissão dos rovers em Marte até as antenas do Deep Space Network aqui na Terra. São apenas fotos incompletas por erros de transmissão. Quanto ao restante da sua mensagem, não tem ligação com o que trato especificamente neste artigo. Paul Hellyer é uma espécie de Waldir Pires aqui no Brasil, que também foi ministro da defesa no governo Lula. Ele fala e não apresenta nada, apenas o achismo dele. Aldrin não confirmou ter visto UFOs na missão Apollo 11, mas uma de suas falas para um programa de TV foi editada e retirada fora de contexto, como ele mesmo declarou posteriormente. (UFOs na missão Apollo 11 são apenas lendas vendidas por fabricadores de mistérios.) Conheço a Operação Prato, inclusive há 11 anos atrás escrevi aqui no site um artigo onde analisava 500 observações descritas em seu relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui