19
maio

Campanha conspiratória no Brasil é palco de promoção pessoal e tributo à ignorância científica

Este é um excerto do artigo “Cientistas da NASA e da ESA desmentem ufólogo brasileiro que vende falsas descobertas de vida em Marte”. Leia-o na íntegra e saiba a verdade sobre a venda de falsas descobertas de vida vegetal em Marte.

Apesar de não ter expressão alguma na comunidade científica, o absurdo descomunal dessa campanha conspiratória, engendrada pelo carioca Marco Antonio Petit de Castro, tem prestado um desserviço ao contribuir para aumentar o obscurantismo das pessoas em relação ao planeta Marte.

Pensando que descobriu vida vegetal em Marte enquanto estava navegando na internet, e achando que está revolucionando a Astrobiologia por pensar que está revelando a “verdade acobertada da humanidade”, ele circula por aí, há longos anos, irresponsavelmente acusando renomados cientistas planetários de mistificar as cores nas fotos marcianas – vistas neste artigo – pra esconder o que ele equivocadamente enxerga ser vida vegetal em Marte.

Apesar de seu “trabalho” sobre Marte não ter reconhecimento entre cientistas planetários, ele quer um lugar ao Sol, quer se aparecer, e de alguma forma, mesmo que obscura, quer ter seu nome vinculado a importantes descobertas de vida fora do planeta Terra.

Artigo de Marco Antonio Petit na revista UFO. Falsa descoberta de vida vegetal em Marte. Infundadas e irresponsáveis acusações conspiratórias

Artigo de Marco Antonio Petit na revista UFO. Falsa descoberta de vida vegetal em Marte. Infundadas e irresponsáveis acusações conspiratórias

Além de sua tentativa frustrada de usurpar fatos consolidados e tentar colocar seu nome na honrada história da Astrobiologia, não podemos deixar de citar aqui o seu nítido interesse financeiro nessa história – do contrário não estaria vendendo e ganhando dinheiro com estas imagens.

Se alguém vai a público tratar deste tema é preciso ter um mínimo de responsabilidade no que fala. Ao contrário, não vimos nem um ínfimo vestígio disto aqui.

Enquanto ele brinca de ser astrobiólogo e vende suas inexistentes descobertas de vida vegetal em Marte a pessoas mais leigas do que ele, os verdadeiros cientistas estão realizando legítimas descobertas no Planeta Vermelho e buscando evidências reais de vida em Marte na atualidade e no passado. Sim, pode existir vida microbiana em Marte na atualidade, mas até agora não foi encontrada.

Marco Antonio Petit alega ter descoberto vida vegetal em Marte e acusa renomados cientistas de burla. Suas desqualificadas denúncias foram ostensivamente refutadas por reputados cientistas.

Marco Antonio Petit alega ter descoberto vida vegetal em Marte e acusa renomados cientistas de burla.
Suas desqualificadas denúncias foram ostensivamente refutadas por reputados cientistas.

Retroalimentação de crenças

O que foi descrito neste artigo será aceito como verdade pelos promotores da conspiração? Provavelmente não. A razão é bem simples: essas pessoas não são cientistas; elas são conspiracionistas. A estrutura lógica na cabeça delas funciona diferente.

Quando alguém refuta uma alegação infundada que essas pessoas fervorosamente acreditam, a estrutura psicológica delas acusa o contraditório como uma nova tentativa de acobertamento, fazendo com que elas retroalimentem suas crenças em um nível mais profundo e enxerguem a realidade com uma visão mais opaca ainda.

Que o presente episódio sirva de alerta a todos aquelas pessoas que tem um interesse vívido em Astronomia. Procurem sempre beber de fontes sérias de pesquisas, de consagrados e renomados cientistas, e fujam desses promotores da conspiração que não tem compromisso com a verdade.

Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: