Curtinhas da ciência: da “maldição” de Tutancâmon à missão ExoMars a Marte

2

A “maldição” de Tutancâmon nos tribunais

Ao remendar a barba da máscara mortuária de Tutancâmon com cola epóxi, funcionários do Museu do Cairo, no Egito, danificaram uma relíquia histórica de 3.300 anos.

A máscara agora foi restaurada de forma profissional por especialistas, mas os primeiros funcionários que fizeram o serviço mal feito terão a “maldição” de Tutancâmon a sua espera, pois serão julgados na justiça por suas irresponsabilidades em danificar um patrimônio da humanidade.

A restauração da barba da máscara mortuária de Tutancâmon
A restauração desastrosa da barba da máscara mortuária de Tutancâmon

Tiradas do astrofísico Neil deGrasse Tyson

“Se alguma vez eu for abduzido por alienígenas, a primeira coisa que eu ia perguntar é se eles vieram de um planeta onde as pessoas também negam a ciência.”

Neil-deGrasse-Tyson-twitter-aliens-ciencia

Falecimento do astronauta Edgar Mitchell

Aos 85 anos, falece uma lenda da exploração espacial, o astronauta Edgar Mitchell. Ele foi o sexto homem a pisar na Lua, mas seu legado transcende a astronáutica, sendo cofundador do IONS (Institute of Noetic Sciences), o instituto que pesquisa alguns fenômenos que estão além da fronteira da ciência.

Eterno David Bowie no espaço

Depois do falecimento do músico David Bowie, sua clássica música “Space Oddity” é relembrada nas redes sociais. Aqui nós podemos rever uma versão espacial dessa canção, cantada e tocada pelo astronauta Chris Hadfield a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).


Pé Grande. Existe alguma fotografia que sirva como evidência de sua existência?

Tira satirizando a péssima evidência fotográfica da existência do Pé Grande. O bípede peludo tenta fazer check-in no aeroporto, e a atendente lhe pergunta:

– “Sério? Esta é a melhor foto que você tem de si mesmo?”.

pe-grande-satira

Lançando o foguete e retornando à plataforma de lançamento

A empresa americana SpaceX lançou seu foguete Falcon 9 e conseguiu retornar para a plataforma de lançamento o módulo do primeiro estágio de lançamento, o de propulsão.

Um feito inédito na história da aventura espacial. Veja o vídeo abaixo, que parece ser uma filmagem sendo rebobinada, mas é o preâmbulo de uma nova tecnologia em ação.


Visita ao CERN, o maior acelerador de partículas do mundo

Conheça o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na Suíça, um túnel de 27 quilômetros de extensão onde se procura detectar as partículas fundamentais do Universo. Professores brasileiros estiveram lá e nos explicam de forma bem clara o funcionamento desta fabulosa tecnologia. Vale a pena assistir este vídeo.


A missão ExoMars e a busca de vida em Marte

A missão espacial ExoMars da Agência Espacial Europeia (ESA) para o planeta Marte foi lançada neste mês de março. A primeira etapa da missão é composta de um orbitador. A segunda etapa, prevista para 2018, levará um jipe robô que percorrerá o solo marciano.

Um dos objetivos da segunda parte da missão é procurar por vida no Planeta Vermelho, tentando identificar possíveis registros de bioassinaturas no solo do planeta, no passado ou no presente. Veja o vídeo abaixo da ESA mostrando em animação os estágios da primeira parte da missão até Marte.

2 COMENTÁRIOS

  1. Cara , tu ta 20 anos pesquisando e ainda acha que o homem pousou na lua, com tantas provas de que isso é mentira.
    E acha que tem robo em marte.
    Tu é só um baba-ovo de pseudo-ciência, nada de mais, só mais um idiota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here