Curtinhas da ciência: das ondas gravitacionais ao AVC de um ateu

6

Detectado as ondas gravitacionais

Confirmado oficialmente pelos cientistas a detecção direta das ondas gravitacionais, prevista pelo físico Albert Einstein há 100 anos. Um dia histórico para a física e a astronomia.

O site do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO), a fantástica engenharia que detectou algo praticamente imperceptível a nós, publicou um vídeo com a simulação da fusão de dois buracos negros, ocorrida a 1.3 bilhão de anos atrás, que provocaram as ondas gravitacionais detectadas por nós agora aqui na Terra.

A simulação não é apenas uma animação gráfica. Ela está baseada nas equações da teoria da relatividade de Einstein (veja abaixo).

Quando paramos para pensar, mais nos surpreendemos com a genialidade deste homem que bolou uma teoria há cem anos e que revolucionou nossa forma de entendermos o Universo e a nós mesmos.


Uma visão panorâmica de Marte

A NASA/JPL fez um vídeo com um mosaico de imagens obtidas pelo jipe robô Curiosity, que está atualmente em Marte. Nós podemos ter uma visão em 360º da duna Namib.

O interessante é que você pode girar a paisagem com o mouse diretamente da própria tela do vídeo. O que vemos é uma região inóspita e sem uma alma viva para nos dizer um simples “olá”. Faça o teste no vídeo abaixo:


Nossa insignificância no cosmos

Tanta confusão em um pequeno ponto na imensidão negra e solitária do cosmos. Nesta fotografia tirada de Marte, nosso planeta Terra aparece singelamente apenas como um quase imperceptível pontinho.

O instantâneo foi batido em janeiro de 2014 pelo jipe robô Curiosity, integrante da bem sucedida missão Mars Science Laboratory (MSL), que está circulando em Marte neste momento. (Clique para ampliar.)

terra-marte-curiosity-foto

Como ver a passagem da Estação Espacial Internacional de sua cidade?

Através do site “Spot The Station” da NASA é possível saber em qual data e em qual região do céu é possível ver a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) de sua cidade. Basta selecionar sua região e olhar o céu esperando a sua passagem: http://spotthestation.nasa.gov

Uma olhada próxima numa jovem estrela a 500 anos-luz de nós

Neste vídeo abaixo podemos ver um zoom espetacular que começa pela nossa Via Láctea e chega na constelação de Camaleão. A imagem final aproximada mostra uma visão detalhada da nebulosa IC 2631 em torno da jovem estrela HD 97300. Uma viagem há 500 anos-luz de nós.


Turismo espacial pelo Sistema Solar… no futuro.

Criativos e coloridos cartazes foram criados pela NASA/JPL para ilustrar um futuro turismo pelo nosso Sistema Solar. Um tour futurístico que gerações vindouras poderão ter o privilégio de vivenciar, mas que para nós atualmente apenas podemos fantasiar.

Uma viagem de balão em Júpiter seria muito interessante, mas certamente em nosso tempo de vida isto não acontecerá. No site da NASA/JPL há todas essas visões do futuro: http://www.jpl.nasa.gov/visions-of-the-future/

cartazes-viagem-futuro-sistema-solar

Richard Dawkins. O AVC de um ateu

O biólogo e ateu Richard Dawkins sofreu um leve AVC. Ele é autor do polêmico livro Deus, um delírio (Companhia das Letras, 2007). Mas Dawkins ficaria feliz se não rezassem para sua pronta recuperação, afinal ele é um ateu.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Página vestida de conteúdo científico para abrigar e dar credibilidade a conteúdo pseudo-científico.
    A desinformação é o método usado para convencer pessoas sobre assuntos sem qualquer comprovação idônea.
    Vc não consegue esconder a frustração que sente em relação à pessoas como Richard Dawkins, que dedica sua vida ao esclarecimento científico da humanidade, por consequência, muitas vezes, ridicularizando pseudo-ciências e religiões, como as que vc divulga aqui no seu site.

    • Primeiramente, você não tem coragem de fazer sua crítica usando seu próprio nome, então se esconde medroso atrás do nickname mais antiquado possível: “Anonimo”.

      Segundo, eu escrevi duas linhas sobre Dawkins nesta postagem, e se você não percebeu a ironia, eu digo que após o AVC dele, naturalmente por ele ser ateu não gostaria que rezassem pela sua melhora. Você consegue entender isto ou eu vou ter que desenhar? Se você não entendeu isto é porque não conhece Dawkins.

      Eu, por também ser ateu em relação ao deus judaico-cristão sou um admirador do trabalho deste biólogo, inclusive em postagem antiga aqui no site coloquei e fiz elogios a um vídeo de um debate de mais de uma hora dele com o físico Lawrence Krauss: http://www.alemdaciencia.com/alguma-coisa-a-partir-do-nada-uma-conversa-entre-richard-dawkins-e-lawrence-krauss/ Então, pare de falar do que você não sabe a meu respeito e ao meu site.

      Terceiro, aqui no site sequer afirmamos a existência de qualquer dos fenômenos não comprovados cientificamente. Publico textos com críticas e textos neutros, deixando a cargo do leitor sua conclusão.

      • Eu acho voce meio perdido, Alexandre Bosta… Indefinido.
        E acredita nesse robozinho em marte. Isso é mentira, idiota.
        Provavelmente acredita que o homem pousou na lua tambem….
        Ta atrasado demais.
        Fica tirando onda de entendido e fica interpretando mentiras, e tentando desmentir verdades.

        • Volta pra o mobral, cara. Faz este bem a você mesmo. Não tem coragem de colocar o nome aqui, imagine sentar em um foguete Saturno com destino à Lua. Vai estudar vagabundo e para de matar aulas de ciência. Para também de fumar maconha o dia todo e de passar vergonha para sua família.

  2. Qual o problema em ser ateu?
    Ateu é apenas uma pessoa que não acredita na existência de deuses, demônios, anjos, fadas, assombração… Assim como judeu é uma pessoa que não acredita na vinda de Jesus, o budista é uma pessoa que não acredita na vinda de Jesus e nem na estória de Abraão, um muçulmano acredita em tudo isso mais em anjos, já que o Corão foi ditado a Maomé pelo anjo Gabriel.
    Imagina, um afadista, uma pessoa que não acredita em fadas, está com câncer, mas está infeliz porque pessoas que acreditam em fadas pediram a elas que o curasse. Um abudista, uma pessoa que não acredita em Buda, infartou, foi socorrido e está bem, mas está infeliz porque budistas estão entoando mantras para sua cura.
    Que isso? Por que tanto preconceito com ateus?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here