(Crédito: Reprodução/TVCOM)

Nos vídeos abaixo podemos assistir uma entrevista sobre as pesquisas da vida após a morte com o uso de aparelhos eletrônicos com o pesquisador da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, Emídio Gonçalves dos Santos, no programa televisivo Studio 36, da TVCOM, apresentado no ano de 1996.

Apesar de antigo, a entrevista serve como referência histórica das pesquisas efetuadas na região Sul no país naquela data acerca da Transcomunicação Instrumental (TCI).

Imagens paranormais?

Podemos notar que a maioria das imagens de alegada origem dos espíritos apresentadas pelo pesquisador no programa não apresentam clara definição em seus contornos, e o próprio apresentador televisivo observa isso.

Entretanto, algumas das imagens exibem alguma definição que possa nos remeter ao aspecto de uma silhueta de um rosto.

Enfim, em seu conjunto as imagens ainda se caracterizavam como muito tênues, e, vendo apenas por intermédio deste programa televisivo, não podemos afiançar nenhuma origem paranormal ou espiritual para elas.

Devemos notar também que algumas das imagens apresentam a característica da utilização de uma técnica de espelhamento, ou seja, um lado da imagem (esquerdo ou direito) é o espelho do outro lado, suscitando dúvidas se este tipo de procedimento de trabalho mais atrapalha do que ajuda no escrutínio do público.

Abaixo, a entrevista completa está dividida em três partes. Oferecemos aqui para seu estudo e julgamento. Decida por si sua validade:

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui