O matemático franco-americano Benoit Mandelbrot foi o inventor da geometria fractal e a aplicou para estudar os fenômenos naturais irregulares e caóticos. Ele escreveu um livro sobre o assunto, chamado de Objectos Fractais (Gradiva, 1998). Eu estudei fractais durante algum tempo e até criei uma lista de discussão sobre o assunto (hoje extinta).

Complexidade e caos

O interessante neste campo de pesquisa é o caos (sistemas caóticos) e a tentativa de encontrar padrões dentro dele. Em algumas áreas do conhecimento sempre estamos tentando encontrar padrões, o que torna o estudo do caos e a sua complexidade algo bem atraente.

Benoit Mandelbrot, inventor dos fractais
Benoit Mandelbrot, inventor dos fractais

Os fractais podem ser aplicados em diversas áreas, tais como na astronomia e na física. Da compreensão de sistemas dinâmicos caóticos até a compressão de imagens, nós podemos elencar aqui algumas características dos fractais:

a) dimensão fracionária;

b) estrutura complexa em todas as escalas;

c) subdivisão infinita;

d) auto similaridade;

e) dinâmica caótica.

Software Fractint

O Fractint é um software para renderizar e visualizar fractais. Ele é um bom programa e pode renderizar fractais até em 3D (o que não é mais novidade), além de diferentes tipos de fractais em 2D. Na página oficial do Fractint existe uma lista de discussão (em inglês) sobre o programa.

Tela do software Fractint
Tela do software Fractint

O Fractint pode ser baixado pela Internet. Ele é um programa freeware e foi desenvolvido por um grande número de pessoas. Desde os tempos de BBS, cada um contribuía para agregar novas funcionalidades ao software. Na página abaixo pode ser feito o download da versão mais nova:

http://spanky.triumf.ca/www/fractint/fractint.html

Livro sobre fractais e o Fractint

Há um livro chamado Criando Fractais (Axcel Books, segunda edição, 1995) do autor Tim Wegner, que trabalha com o programa Fractint — e pode ser encontrado por uma faixa de preço de R$ 65,00. Eu o comprei e atesto que é um excelente livro. A obra é em português e vem com um disquete contendo o software Fractint — apesar de a versão ser obsoleta.

Fractal de Mandelbrot
Fractal de Mandelbrot

Além disso, o livro acompanha um CD com centenas de imagens fractais e com o código-fonte do software. Para quem tem conhecimento de programação pode modificar e compilar o código novamente. Por fim, também vem com um óculos vermelho/azul para ver imagens em estéreo (fractais em 3D).

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui