No programa Despertar Espírita, exibido no dia 20 de setembro de 2009, a apresentadora Yasmin Madeira entrevista o médico Paulo Fructuoso sobre o tema da mediunidade de efeitos físicos.

Paulo participa de reuniões no Lar de Frei Luiz, no Rio de Janeiro, onde relata a ocorrência de materializações de alegadas entidades espirituais. Descreve que as experiências são feitas na mais absoluta escuridão, como as clássicas sessões espíritas.

O Frei Luiz. Lar no Rio de Janeiro leva o seu nome (Foto: Divulgação)

Ele afirma que os presentes na sessão conseguem enxergar as alegadas entidades porque elas emitem luz própria. Em seu depoimento, o médico ainda descreve os preparativos para realizar essas sessões, como cuidados com a alimentação.

Fructuoso se emociona ao narrar um momento de ceticismo de sua parte, onde, por um momento, pensou se a entidade materializada não seria apenas o médium que estava fraudando a sessão, se passando por um espírito.

Ele descreve que a própria alegada entidade lhe puxou pela gola e lhe mostrou que existiam dois corpos distintos na cabine: a entidade espiritual, ao seu lado, e o médium, deitado.

Apesar dessas experiências de materialização no Lar de Frei Luiz não aparentar terem o cunho de comprovação científica do fenômeno, e sim sessões de cura de enfermos, com o avanço da ciência e as exigências do mundo moderno, já é chegada a hora de se utilizar uma câmera de visão noturna filmando todo o local.

 

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

37 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro muito bom dia a todos em segundo lugar gostaria de lembrar palavras de Jesus Quem tem olhos de ver que vejam quem tem ouvidos de escutar que escutem então é óbvio que poucos são aqueles que conseguirão entender quanto mais ver e ouvir precisam de equipamentos ultra modernos para tal confirmação uma pena pois, antes de precisarem confirmar tal coisa estão precisando é confirmar se os mesmos tem merecimento para ver tais maravilhas isso é para poucos que como mais uma vez disse Estreita e a porta por onde pouquíssimos poderão entrar e antes que eu me esqueça todos somos espíritos e mais uma coisinha muitos enchem suas bocas para dizer eu sou espírita ou o ser humano evoluiu e muito kkk tolos não sabem o que dizem são espíritas? Com certeza mas espiritualidade jamais me lembram aqueles que criticaram Jesus em suas curas no que diz respeito a mentalidade e façam o favor se Jesus aparecesse aqui novamente seria crucificado com esse tipo de mentalidade tacanha ah não tenho dúvida alguma nada pessoal paz e luz a todos

  2. O professor Ary Lex, cirurgião da 1a. Clínica Cirúrgica do HC, da Faculdade de Medicina de São Paulo presenciou cirurgias do Zé Arigó e mesmo auxiliou a suster o braço de um paciente. Ficou vários dias ao lado do medium. Depois acompanhou vários casos de câncer, medicados por Arigó: todos morreram em pouco tempo. Todavia, as operações cirúrgicas eram reais. Nenhuma grande cirurgia. Ary Lex disse que, no caso que auxiliou (estirpação de um pequeno lipoma do antebraço) a pele abriu-se ao mais leve contato do bisturi, não houve nenhum sangramento e o paciente nada sentiu (sem anestesia). “Tive a impressão que se ele passasse o dedo, a pele se abriria do mesmo jeito” – disse o cirurgião.

  3. Só pra ficar claro em nenhum momento estou me referindo ao centro Frei Luís. esses casos de fraude me refiro a outro lugar, so posso falar de casos que presenciei.

  4. sim quase me esqueci de dizer as roupas da entidade eram bem branquinhas alvas como nunca vi, aquelas lampadas fluroscentes e as roupas da entidade era um longo vestido branco muito volumoso parecendo vestido de noiva, seria necessario um caixa bem grande para guardar aquele volume se fosse fraude, o tecido parecia grosso e a própria entidade era grandona como a médium dela, mas como já falei anteriormente a médium estava em sono profundo na nossa frente de todos no mesmo recinto, não havia gabine o médium ficava junto conosco no final da reunião eu não fechei meus olhos fiquei fitando o espirito ate ele desaparecer num piscar de olhos, a sala tava toda escura e no entanto a luz que vinha da entidade iluminava tudo era uma lampada ambulante.

  5. A filmagem de uma sessão de materialização não a tornaria verdadeira e sim vocÊs assistirem uma pessoalmente. tem materialização filmadas, viu isso não quer dizer que sejam verdadeiras ao contrario essa filmada é justamente da pessoas que estava fraudando., já assisti duas materialização uma sendo comprovadamente uma fraude pois foi me mostrado o médium se fantasiando antes da sessão ( prefiro me abster aqui de maiores informações ) mais depois assisti uma materialização verdadeira, a médium se sentava no mesmo recinto que todos nós, numa poltrona, em transe profundo não tinha esse negócio de cabine o espirito materializava na frente de todos. a dirigente disse ao espirito “ você nos prometeu na sessão passada que iria se mostrar sem o véu e em seguida a entidade jogou o véu para trás das costa ficou o resto da sessão sem o véu todos a vendo. agora de fato, ela era muita parecida com a médium na aparência e estrutura fisica era como se a médium tivesse se dividido em duas mais a medium estava sentada na frente de todos. sé fosse fraude ela deveria ter uma imã gÊmea sem que ninguÊn soubesse.

  6. Ao que tudo indica os fenômenos no lar do Frei Luiz são REAIS, mesmo as chatas das almas não deixando filmar, ao que tudo indica é real pois as curas não podem ser fraudadas. As pessoas de fato vão lá doentes e são curadas. É lamentável que as almas por algum motivo não compreendido preferem não darem maiores provas da sua manifestação.

    • O Experimento Scole está bem longe de ser algo comprovado cientificamente como manifestação de seres de outra dimensão. Ele é bem aquilo que o define: um experimento. Tenho o livro escrito sobre este experimento, que foi traduzido e lançado no Brasil.

      Mas logo no seu início já é descrito algo frustrante: os alegados espíritos não aceitaram que as sessões no escuro fossem filmadas com equipamento de visão noturna. Esta recusa do “mundo espiritual” à tecnologia não é nada boa para um experimento que pretenda ser a comprovação da manifestação de espíritos.

  7. William Crookes poderia ter comprovado que Florence Cook era uma farsante, SE QUISESSE. Nada pode ser mais fácil que desmascarar um farsante fantasiado de espírito materializado. A carreira de Cook chegou ao fim quando a agarraram e lhe arrancaram o disfarce. D.D. Holmes sabia que Crookes fora enganado, porque ele mesmo já o fizera.
    E digo mais: todos vocês que defendem a veracidade dos fenômenos espíritas são farsantes, porque deveriam ser os primeiros a contribuir para que provas fossem dadas, se espíritos realmente existissem.
    Atualmente está em andamento a vergonhosa fraude no Lar Frei Luís, com um farsante fantasiado de espírito de médico nazista para enganar trouxas e ignorantes.

  8. Sou espírita, mas esses fenômenos de materialização eu realmente desacredito, pois através destes fenômenos seria fácil provar a existência de espíritos. Era só pegar uma câmera simples, sem emissão de luz nenhuma e filmar o processo, se o espírito materializado emite luz própria seria fácil ver, não precisaria de luz externa. E ninguém fez isso ainda? Muito estranho. Em relação a criticar o ceticismo, vale salientar que Alan Kardec era um cético e estimulou sempre a busca da verdade. Eu mesmo, só passei a acreditar no espiritismo quando obtive sucesso em realizar algumas projeções astrais bem lúcidas. A projeção astral, assim como a reencarnação tem laboratórios em universidades serias de Psiquiatria que as estudam. Vide: Ian Stevenson.
    Stevenson só não provou a reencarnação por falta de prova material do espírito, se a materialização fosse verdade, ele e seus colegas seriam uns dos principais interessados nos assunto, mas nunca vi uma Universidade estudar esse tema. Não seria difícil para um cientista atestar a veracidade de uma materialização em detalhes se ela realmente existisse com os equipamentos que temos hoje. Só acho que essas fantasias servem mais para as pessoas desacreditarem do que acreditarem nas coisas do Espírito e de Deus, pois soam esdrúxulas e infantis. Ou seja, isto se torna um demérito ao espiritismo. Lamento pelo meu comentário, não quis ofender ninguém, mas eu sou adepto de uma doutrina que preza o rigor científico tanto quanto preza o amor em ação, o perdão e a reforma íntima, e essa doutrina é o espiritismo.
    Paz e Luz para todos nós, e que Deus nos proteja em nossa jornada pela matéria.

  9. A dedicação e o amor daquelas pessoas no lar de Frei Luiz, nas curas e nas curas por materializações, meu reconhecimento aos espíritos e aos médiuns, a Deus por permitir essa mini cidade do amor, lá é como se fosse o nosso lar, como disse a dedicação e o amor já fala por si, a mini cidade do amor, é o nosso lar.cesar augusto leal

  10. Quanto ao que o codificador diria, Kardec afirmou algumas vezes que a fase de provas do espiritismo havia passado, com as mesas girantes. Passado isso, orientou o Espírito de Verdade que as pessoas deveriam crer pela lógica e pelo raciocínio, não por demonstrações públicas e comprovações inúteis.

    • Se os alegados “Espíritos superiores” acharam que suas existências haviam sido definitivamente comprovadas aos homens da Terra e, estafados de sua tarefa, sentaram na pedra debaixo de uma sombra, eles falharam. Até hoje buscamos tais comprovações científicas. Porém, as evidências que necessitamos não são suficientes se ficarem restritas ao campo da filosofia.

  11. Prezados amigos sou Espirita a e trabalho na mediunidade de cura a cerca de 32 anos e já presenciei diversas cirurgias espirituais ,todas sendo comprovadas cientificamente falando ,e também fui testemunha de diversos fenomenos produzidos pelos espiritos ,inclusive uma materialização ,portanto eu voz digo ,todos esses fenomenos são veridicos.

    • As materializações descritas pelo Fructuoso no Livro “Espíritos Materializados Decaídos”, eu não acredito. Já que seria tão importante trazer esse assunto para conhecimento geral, por que nenhuma foto no livro? Essa história de “preservar” os espíritos devido ä condição de elevação moral nao me convence. Nós temos a liberdade de falar, de escrever o que desejamos. Daí a ser verdade, é outra história.

  12. Meus amigos céticos,me desculpem,mas é tudo real as materializações,vão até lá,sentem nas cadeiras do centro,ali,pertinho,mas não vão se borrar todos.kkkkkkkkkkk

  13. Depois de assistir videos e lendo algunhas historia do espiritismo, interessei em sabem como seria o trabalho dentro do espiritismo. O trabalho dos evangelicos e católicos é a pessoa fazer um pedido p/ conseguir um bem material,e por doença etc.Alcançando a graça, ele agradeçe ao santo de sua devoção e ñ tem custo algum. E no espiritismo? Tambem é assim? ou a pessoa tem que ingressar para fazer trabalho para alcançar o mesmo sem mais agradeço!!!!!

  14. Sou médio, e gostaria de visitar esta casa, pois me mudei de cidade, e estou com um problema que me acompanha a muitos anos e gostaria de tentar curar ou amenizar, sei q vem do meu próprio merecimento, sinto que chegou a hora de me curar pra ser mais feliz.

    Super bem elaborado todas as matérias, ensinamentos esclarecedores, parabéns.

  15. Eu não gosto de criticar aquilo que naõ vivenciei e não experimentei, mas não tenho nenhuma dúvida do que vivenciei e sei também que nenhuma ciência consegue explicar os fenômenos que vivenciei em 1988 e também outros desde de os meus doze anos…já postei diversos temas no Facebook (página Educação Para o Terceiro Milênio) cujo título da série é: TUDO QUE NECESSITAMOS É AMOR: MINHAS EXPERIÊNCIAS INEXPLICÁVEIS E EXTRAORDINÁRIAS…tenho mestrado e doutorado na COPPE/UFRJ…E ESTUDEI MUITO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA e lecionei essa disciplina por diversos anos e fiz vinte apostilas de diversos autores compilados que no total tem quase 500 páginas..eu simplesmente VIVENCIEI EM 1988 durante o meu mestrado o fenômeno conhecido como AMOR DIVINO no centro do meu peito…ciência nenhuma pode me provar ao contrário..porque do meu peito jorrou luz intensa e da minha mão saía um fino raio de luz invisível e do cosmo eu captava uma energia numa frequência altíssima que entrava pelas pontas dos meus dedos (as impressões digitais são o que os orientais chamam de chakras)..e íam para o meu peito..senti um êxtase infinito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.ver livro MÃOS DE LUZ de Barbara Ann Brennan (ex-fisíca da NASA); o livro Medicina Vibracional do Médico Richard Gerber,; o livro FLUIR DO AMOR DIVINO do mestre espiritual muito conhecido mundialmente como Sathya Sai Baba…eu não tenho como comprovar pela razão porque esses fenômenos acontecem além da intuição humana..por isso divulgo os meus fenômenos e não me estresso com ninguém que não tem nível de consciência e inteligência e sensibilidade para ver o que eu vi e vejo ainda…não perco meu tempo em querer provar racionalmente fenômenos que estão muito além da razão, além da intuição…por exemplo imagine alguém que consegue parar a razão humana “tagarela” (entre o ontem e o amanhã) a cada segundo durante quase um mês ininterruptamente…quem quiser tente…e se for parar no hospício assuma a responsabilidade porque eu quase surtei porque fui muito radical na minha disciplina espiritual…até meus professores da UFRJ/COPPE achavam que eu estava louco….e acabei fazendo minhas pesquisas acadêmicas tanto de mestrado quanto de doutorado para explicar o método (em grego método é caminho) sintético-intuitivo..O filósofo Espinoza jã havia descoberto esse caminho…na Internet tem um especialista filósofo paulista falando de Espinoza…fantástico!!!! “Orai e Vigia [a si mesmo}” ; “conhece´-te a ti mesmo”…..Um abraço!!!!

  16. Parabéns, Alexandre de Carvalho Borges, pelo site. Felicito-o ainda mais pelo sentido responsável que é dado a temas tão controversos. Aprecio os que buscam honestamente a verdade. Gostaria de saber, a bem da verdade, em que página e parágrafo de algum livro de Léon Denis estaria a citação do grande Daniel Dunglas Holmes, segundo a qual a modesta adolescente Florence Cook teria “enganado” um sábio do quilate de um químico e físico como Sir William Crookes, descobridor do raios catódicos, do elemento tálium, o pioneiro na construção e no uso de tubos de vácuo para estudo dos fenômenos físicos, o que investigou o que hoje chamam de plasmas, criador de um dos primeiros instrumentos para estudar a radiatividade nuclear, etc., etc., etc., que também teria sido “enganado” pelo próprio Holmes?

    • Davilson, obrigado por suas palavras. Quem comenta sobre a suposta fraude de Cook é uma pessoa de nome “adilson machado”, na seção de comentários, abaixo do seu. Não é algo escrito por mim.

      De qualquer forma, se você quiser saber uma avaliação minha sobre Katie King e William Crookes, devo dizer que há algumas alegações de outros pesquisadores do espiritualismo de que possa ter ocorrido uma fraude. Por exemplo, busque informações sobre os testes elétricos de Cromwell Varley.

  17. Não existe espírito nenhum, essa materialização do tal fantasma de médico nazista é uma farsa, como era farsa a tal Katie King. Ora, o próprio Léon Denis, continuador de Kardec, citou uma afirmação de D. D. Home em que este afirmou que Florence Cook havia enganado William Crookes, certamente porque ele, D.D. Home, também enganara Crookes.
    Façam com esse alegado espírito do Lar Frei Luiz o que fizeram com Florence Cook, arranquem o disfarce desse impostor e ponham-no na cadeia, e levem Carlos Verezza junto, porque é cúmplice.

    • Prezado Alexandre, antes de tudo, devo dizer que gostei da entrevista do Pedro Stilpen, pessoa séria, idônea que, por sinal meu amigo, eu o conheço pessoalmente desde os anos 60 do século passado, naturalmente.
      Agora, em resposta ao comentarista aqui do seu respeitável e excelente site, em nenhuma obra de Léon Denis consta a afirmativa segundo a qual a notável inteligência e sabedoria de um Sir William Crookes teria sido enganada por uma adolescente de 16 anos, tão singela quanto a médium Florence Cook, citando indevidamente o nome do grande médium Daniel Dunglas Holmes. De fato, alegações de fraudes há em profusão de certos “pesquisadores”; mas, pesquisadores de determinado tipo de “parapsicologia”… Eles necessitam apenas e tão-somente falar – eles podem falar tudo o que pensam que sabem a respeito de fenômenos espirituais aos que lhe dão ouvidos já que usufruem o prestígio de especialistas na matéria. “Um tolo sempre encontra outros ainda mais tolos para o admirarem”, exclamara Boileau.

  18. Tudo tem resposta, mas quando o assunto é câmeras de infravermelho… hum… eles se esquivam por todos os lados. O que será que Kardec, com seu profundo caráter científico, pensaria desse medo que nossos méduns tem das câmeras modernas???? Ta na hora de alguém levar as coisas a sério nesse país. Ou provam a veracidae dos fatos em questão ou cadeia neles, pois charlatanismo aqui no Brasil é crime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui