Qual seria a real natureza dos rods? Na ufologia, os investigadores que alegam serem os rods uma nova forma de vida não se renderam às evidências contrárias que são apontadas pelos outros pesquisadores — de que esses “seres” sejam apenas banais insetos.

Não cremos que o “descobridor” dos rods, o pesquisador Jose Escamilla, seja um aproveitador e que queira faturar dinheiro com o assunto. Ele acredita sinceramente que “descobriu” uma nova forma de vida em 1994, e se devotou a investigá-la.

Ele tem todo direito de vender o fruto do seu trabalho, ao promover e vender fitas de vídeo. No entanto, ele também tem de aprender a ouvir opiniões contrárias, já que quem divulga publicamente seu trabalho deve esperar receber críticas ou elogios.

Se ele não pode derrubar as evidências contrárias com fatos convincentes e bem embasados, então seu trabalho é frágil e ainda está sujeito a diversos ajustes. Não reconhecer essa fragilidade é se auto enganar.

Inseto-rod
Foto de rods apresentada pelos seus defensores

Apenas insetos

Escamilla afirma ter gasto doze anos de sua vida na investigação do tema dos rods. Realmente, chegar depois de tantos anos de pesquisas e ouvir seus críticos afirmarem que tudo não passa de insignificantes insetos em voo, seria humilhante.

Os críticos asseguram que todos os pesquisadores que defendem os rods estão se iludindo. Por imperícia, eles estariam se equivocando com ajustes no obturador da câmera e, ao usar longa exposição, o efeito registrado ao fotografar um inseto em voo apresentaria um aspecto singular, levando alguns a acreditarem ser um aparente novo ser aéreo extraterrestre (ou dimensional)

Mesmo com estas críticas bem fundamentadas, não esperamos que algum defensor dos rods apareça e diga algo do tipo: “Poxa, são mesmo insetos, joguei alguns anos de minha vida no lixo fotografando apenas bichos desprezíveis“.

Esta mesma reação poderia ser esperada dos ufólogos se uma genial frase do poeta Mário Quintana fosse verdadeira; certa feita ele disse: “Um dia os homens descobrirão que esses ETs estavam apenas estudando a vida dos insetos”.

Para muitos ufólogos seria humilhante se este fosse o objetivo dos extraterrestres aqui na Terra. Seja qual for, a realidade dos fatos não tem piedade e provoca tanto a frustração quanto a satisfação.

Foto de rods apresentada pelos seus defensores

Os defensores que afirmam serem os rods uma nova forma de vida — até mesmo extraterrestre — não enumeraram quais as características dos mesmos o tornam extraordinários, listando-nos os pontos que diferenciem um suposto rod “verdadeiro” de um rod falso.

Sim, pois até o momento não parece haver nenhuma diferença quando comparamos a foto de um inseto — fotografado com determinada velocidade de obturador — e a foto de um suposto “legítimo” rod, que defensores alegam ser uma nova forma de vida.

Teste cego para diferenciar rods “verdadeiros” e rods falsos

Neste momento de divergência seria interessante se aplicar um teste cego aos defensores dos rods. Por exemplo, poderiam ser disponibilizadas em uma mesa uma série de fotografias de rods e solicitar que os adeptos a distingam.

Algumas dessas fotos seriam comprovadamente de insetos, e as outras seriam obtidas de um determinado pesquisador de rods (fotos ainda não publicadas e que sejam endossadas como uma nova forma de vida).

Os defensores deverão apontar qual é o rod verdadeiro e qual é o rod falso, e por qual razão escolheu entre um e outro. Se errar, é porque não sabe distinguir entre um banal inseto e um suposto novo ser vivo, demonstrando-nos que sua análise é falha, alicerçada puramente no subjetivismo e sem critérios.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

1 COMENTÁRIO

  1. Veja bem… Sou um cara que já viu diversos ufos na vida, em 30 anos, desde a primeira vez que os viu… Posso afirmar fatos reais, a partir de eventos, que presenciei… Afirmo que os seres ultra dimensionais, são sim verdadeiros, porém, eu tb afirmo e sei como provar de uma vez por todas, que os rods não existem, são apenas insetos mesmo, quem afirma isso sou eu categóricamente… Não o farei de graça não, swe conseguir alguma instituição ou algum patrocinador generoso, provarei a todos, que os rods não existem, nunca foram verdadeiros em nada, portanto são todos eles 100 % falsos…. Assino embaixo e mais uma vez repito, eu sim, posso de uma vez por todas, provar tudo o que digo, provocando o evento, para que os supostos rods, apareçam a qualquer momento a noite, que eu quiser… Estou aberto a futuras negociações, qualquer coisa é só entrarem no meu Facebook e me contactarem a qualque rmomento… Gratidão…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui