Alexandre de Carvalho Borges – Setembro de 2012

Os vídeos mostrados abaixo foram apresentados ao mundo pelo casal de pesquisadores luxemburgueses de imagens e vozes paranormais, Maggy e Jules Harsch-Fischbach. Os vídeos foram divulgados por eles na década de 80 e 90 e alegaram ser originários de um mundo espiritual, onde viveriam os espíritos dos homens e mulheres que faleceram aqui na Terra.

Vídeos clássicos

Estes vídeos são clássicos da área da Transcomunicação Instrumental (TCI) e, ao mesmo tempo, polêmicos. Recai sobre o casal acusações de fraudar várias imagens de alegada origem espiritual, de fabricar textos para fingir serem oriundos do Além e também de simular o recebimento de telefonemas atribuídos a espíritos.

Na década de 90 alguns pesquisadores chegaram a receber esses telefonemas de supostos espíritos, principalmente de um interlocutor que se identificava como sendo o espírito do lendário pesquisador letão Konstantin Raudive, pioneiro das pesquisas do fenômeno da voz eletrônica (EVP) da década de 70.

Jules e Maggy Harsch-Fischbach foram acusados de fraude, mas se defenderam

Nenhuma dessas acusações de fraude foi efetivamente provada como procedente. O casal se defendeu das denúncias e alegou que tudo que apresentaram ao mundo – fruto de suas pesquisas – era autêntico.

Se não há fraude aqui, poderíamos pensar realmente em ilibados e honestos pesquisadores que se equivocaram e captaram apenas algumas transmissões terrestres pela televisão, pensando serem de um mundo espiritual?

A nitidez das imagens, principalmente nos vídeos de pombos e gatos vistos abaixo, tende sempre ao mais exigente pesquisador de uma vida após a morte questionar se esses registros não seriam apenas captações espúrias de transmissões terrestres.

Como provar? De acordo com o casal, algumas gravações de vídeo foram acompanhadas da recepção de vozes espirituais pelos gravadores – que mencionaram sobre o envio dos vídeos -, permitindo ter uma prova cruzada de que os mesmos não seriam sinais espúrios, oriundas de uma transmissão terrestre quaisquer.

Se não houve fraude e nem equívoco, poderiam ser os vídeos um produto da exteriorização da própria mente do experimentador, como proclama a tese parapsicológica da escotografia? Devemos notar que aventar a tese da Parapsicologia para resolver o enigma dessas imagens é não menos complexo quanto explicá-la pela tese do fantasma.

Em suma, qual a explicação para esses vídeos? Fraude? Captações de transmissões terrestres? “Energias” desconhecidas exteriorizadas do corpo? Imagens de um mundo paralelo? Ou algo a mais? Como nada ficou provado até hoje, eis os vídeos para avaliação.

O vídeo abaixo mostra um homem que, segundo o casal Harsch-Fischbach, seria o falecido escritor Richard Francis Burton.

O vídeo abaixo mostra o que seria uma mulher movimentando o rosto e a boca. De acordo com o casal Harsch-Fischbach, a mulher foi identificada como sendo a pesquisadora de TCI Hanna Buschbeck, com a idade mais jovem de quando faleceu.

 

 

Pesquisadora Hanna Buschbeck com idade avançada (esquerda) e sua suposta imagem de um mundo espiritual, mais jovem.

 

O vídeo abaixo mostra o que seriam pombos em um mundo espiritual.

 

 

O vídeo abaixo mostra o que seria uma mulher saindo do mar e mandando um beijo para a câmera. De acordo com o casal Harsch-Fischbach, a mulher foi identificada como uma pessoa de nome Maria Jakubowski.

 

 

O vídeo abaixo mostra o que seria o rosto de um homem, movimentando-se para a direita. O homem seria, segundo o casal Harsch-Fischbach, do falecido químico Henry St. Claire Deville.

 

 

O químico St. Claire Deville (esquerda) e sua suposta imagem no mundo espiritual.

 

O vídeo abaixo mostra o que seriam gatos em um mundo espiritual.

 

 

29 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Alexandre!

    Sou aluna do curso de mestrado em Ciência da Computação da UFPE.
    Estou levantado referências científicas para apresentar uma sugestão de projeto de pesquisa ao meu orientador sobre Transcomunicação Instrumental da sua origem e principalmente utilizando recursos computacionais de hoje.

    O você, ou outro alguém, poderia me indicar fontes seguras para tanto?

    Grata!

    • Olá, dê uma olhada nestes artigos:

      Gullà, D. (n.d.). Computer–Based Analysis of Supposed Paranormal Voice: The Question of Anomalies Detected and Speaker Identification. Interdisciplinary Laboratory for Biopsychocybernetics Research Bologna, Italy.

      Baruss, I. (2001). Failure to replicate electronic voice phenomena. Journal of Scientific Exploration, Vol. 15, No. 3, 355–367. [PDF]

      BARUSS,IMANTS. An Experimental Test of Instrumental Transcommunication. In.Journal of Scientific Exploration, Vol. 21, No. 1, pp. 89-98

  2. Prezados,
    Admiro muito a pesquisa de todos. Mas pergunto,por que os supostos precisam tanto de inversão de voz ou sincronização. Eles poderiam falar normalmente seja por telefone, mensagens de texto, televisão, notebook, etc.

    Talvez esteja enganado em minhas colocações, mas eles existem mesmo, poderiam dar uma mãozinha nesses contatos, orientando qual a melhor forma de contactá-los.

    Abraços a todos

    Antonio Marcos de Menezes Rodrigues
    skype: universalclassic@hotmail.com

  3. Em 1992 a curiosidade levou-me a ligar um gravador de fitas cassetes bem rudimentar na sala de minha casa após ler sob psicofonia transcomunicação instrumental os experimentos de Jungerstrom e de um padre francês que me foge à memória o nome talvez Henri Françoi ,não sei,minha mãe havia falecido vítima de infarto,subitamente,mas não fiz a experiência como tentativa de contatá-la ,nem sequer me passou pela cabeça.o curioso que ao passar a fita uma voz dizia-me- TIO LUIZ VEJA BEM SUA MÃE ESTÁ CHORANDO SEM PARAR.como não tenho até hoje sobrinho falecido, e pondo á prova a gravação com um diapasão de afinar violão, percebi que a voz não oscilava a agulha do diapasão,o que confirmava nã ser ondas sonoras pela ar,e que uma primo falecido de aids ,foi cuidado até os ultimos momentos pela minha mãe e que sendo bem mais novo do que eu chamava-me de tio.fiz outros gravações que um filho inadvertidamente gravou sobre as fitas que usei,e nunca mais logrei gravar nada,e confesso que ao ouvir gravações da Sonia Rinardi com sofisticados aparelhos posso afirmar que misteriosamente as que ocorreram comigo foram de uma lucidez espantosa.Os anos passaram e hoje com o comutador e um microfone e uma rádio sem sintonia não consigo nada, o máximo foi a palavra psicoba ou psicopata,não sei.

    • Acredito que o fato ocorreu com precisão e objetividade por ter sido gerado de modo espontâneo e natural de sua parte; sem esperar que algo ocorresse e, principalmente, sem ideias preconcebidas, partindo de você para o “outro lado”.
      O “lado de lá”, por sua vez, captando suas intensões e aproveitando o auspicioso momento, enviou a vc uma comunicação ; verdadeira em seu conteúdo, apesar de, no primeiro momento, você achar que o comunicante teria cometido uma informação falsa.
      Os fatos surpreendem tanto quanto a própria vida, tão cheia de mistérios insondáveis…

  4. fiquei encantada com os videos que vi e tenho certeza que ha vida apos a morte das pessoas que sao ruins aqui neste planeta sofrem um pouco no alem mas as pessoas que fazem o bem e tem carinho pelas pessoas e pelos animais tenho certeza que terao tambem que passarem por um aprendizado mas nao irao sofrer muito um abraço de Consuelo

  5. oi alguem pode me dizer pq quando faço contator em TCI no computador e gravo normal com ruido no radio e quando inverto a voz fica com uma lingua estranha parecedo de outro pais estou fazedo coisa errada

  6. No vídeo “Mulher Saindo do Mar no Mundo Espiritual?” parece, olhando quadro a quadro que a pessoa observa um aparelho na mão esquerda, e então o leva em direção ao ouvido, isso parece ser o ato de atender uma chamada ao celular, mas… na época do vídeo não existiam celulares!
    Muito interessante!

  7. Eu acredito que eles conseguiram sim, alguma coisa, porém pecaram muito pelas fraudes. Isso não é necessário. A TCI é tão verdadeira quanto a solidez de uma parede de chumbo.

  8. Comecei com a tci há dois meses, fazendo 8 sessões. Na primeira recebi comunicação da minha esposa, com sua voz, indiscutível. Porém depois pouco ou nada surgiu. Gostaria que amigos mais experientes mantivessem intercâmbio comigo.
    Agradeço de coração.

  9. gostaria de me comunicar com minha mãe vai fazer dois anos que ela faleceu .. como posso fazer a transcomunicação em casa apesar que ela ja tentou se comunicar dois dias depois da sua morte por telefone escutei uma voz muito fraca e longe com muitos chiados mais tenho certeza que era sua voz

  10. eu na minha infinita ignorancia humana reconheço que isso é de grande valor para nos espiritas, mas tenho algumas curiosidades quenão podem ser sanadas neste inglorio momento em minha estrada vital de ser pensante! agradeço a vos outros irmãos pelo divulgar de tal conhecimento.
    \”FAUGUSTOSS BLACK\”

  11. um espirito de uma cantora se comunicou comigo!
    ela quer que eu a ajude de um jeito que seja impossível ajudar.
    ela quer que eu me mate!
    não sei como ajudar,oque eu faço?

  12. Oi amigos, tenho pouco conhecimento na area da informatica, mas mesmo assim resolvi pesquisar por esse meio, onde obtive sucesso desde o primeiro experimento recebendo informações de varios gêneros. O que mais me surpreendeu foi uma voz feminine que diz : \”Eu vivo\” (sussurada). Não tinha noção de como proceder, e nem como utilizar os aparelhos, agradeço muito as orientações e gostaria de poder sempre estar em contato com vocês para maiores esclrecimento. Muito Obrigado.

  13. Olá amigos sou tecnico em manutenção de micros e suport de redes, tbm sou sonoplasta, masterização e mixagem de som e DJ, faço parte do grupo de (TCI) transcomunicação instrumental da (FEEB) Federação Espirita da Bahia, estou na atividade de transcomunicador instrumental por (1 ano) com bons resultados tanto no grupo reformulado por mim quanto sobre pesquizas de campo, mais de ante mão, gostaria de parabenizar os criadores do site, se vc´s precisarem de ajuda como colaborador e em técnicas para melhoria dos resultados obtidos estou as ordens meu imail é imperador_br@ig.com.br um grande abraço a todos.

  14. Ola,a menos de um mes perdi minha queria cadela…durante 13 anos ela ficou ao meu lado…acredito no espiritismo,mas tenho dúvidas se posso ter contato com ela…gostaria de saber se o
    Sessão de TCI por EVP capita esses tipos de sons…e o que eles realmente viram após a morte…afinal era praticamente uma filha para mim…aguardo respostas..

  15. Perdi a minha mae a dois anos e meio . Sonho as vezes com ela , sou Kardecista , leio muito mas queria muito saber as condicoes e como ela esta na espiritualidade. Fico sem saber se isso ira trazer alguma coisa de negativo para ela na espiritualidade. Voces poderiam me ajudar?

    • Olá Cristiane li seu anúcio sobre TCI, a pouco tempo comecei contato atráves do TCI. E já tive uma resposta de minha querida mãe. Creio que você deve fazer contato sim por TCI.
      Neste dia 13/2/2011 fiz meus experimentos em casa… foi surpreendente algo inesquecível aconteceu….
      Depois de fazer a gravação e ficar mais de meia hora tentando sincronizar a voz masculina que falou quase 1 minuto…sem eu poder identicar quem era e o que falava….
      Éis que depois de ouvir várias vezes o arquivo gravado….aparece a voz de minha querida mãe que dia 16/02/2011 faz 1 ano que partiu para espiritualidade….
      Ela falou…. \”Olá meu filho!\” ouvi várias vezes… a gravação… e olha fiquei muito emocionado. Por isso digo tente TCI não desanime você irá receber a resposta! Fique com Deus! Abraço a todos!

  16. olá eu fiz uma transcomunicação em minha ksa com um programa chamado ALDACITY 3.0, fiz varias perguntas seguindo as regras dito acima, mas , peguei esse tutorial em outro site.
    bem depois de varias perguntas eu obtive uma voz masculina sobre a minha fiquei com uma duvida fiz vários testes, mas a voz e bem diferente da minha e ainda estava sozinho em casa. bem tive a idéia de formata meu PC e esqueci a gravação. Agora estou usando o ADOBE AUDIO EDITION PREFESSIONAL, e gostaria de você se o esse programa da pra fazer uma TCI. Obrigado

  17. estou muito interessado em aprender e conseguir algum resultado, meus propositos sao serios e ajudara eu recuperar algum tempo
    perdido pois so agora despertei para o espiritismo aos 67 anos de idade e esse trabalho e o primeiro que realmente ensina.
    muito grato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here