O pesquisador italiano Marcello Bacci, residente da cidade de Grosseto, é um dos grandes transcomunicadores da atualidade. Os fenômenos de Transcomunicação Instrumental (TCI) ocorridos em seu Centro Psicofônico de Grosseto são surpreendentes. Poucos outros grupos obtiveram resultados tão espantosos como os obtidos por Marcello Bacci.

Seu diferencial está no fato de que suas atividades continuam ativas até os dias atuais, enquanto outros grupos tiveram suas atividades paralisadas, seja porque o fenômeno parou de se manifestar de modo tão ostensivo ou porque o principal pesquisador do grupo tenha morrido.

Podemos traçar algum paralelo entre os fenômenos apresentados por Marcello Bacci e os obtidos pelo pesquisador alemão Hans Otto König, excetuando-se que eles utilizam aparelhagens totalmente diferentes.

O paralelo que traçamos faz referência ao fato de que esses dois transcomunicadores conseguem obter vozes diretas, vindo dos alto-falantes de seus aparelhos, e sendo audíveis no ambiente no momento da gravação. Essa categoria do fenômeno das vozes é chamada de Vozes Eletroacústicas Diretas (também conhecidas como Vozes Diretas de Rádio, quando o aparelho emissor é um rádio).

Marcello Bacci com seu rádio de válvulas

Marcello Bacci usa apenas um antigo rádio de válvulas para obter os seus registros sonoros. Ele sintoniza em ondas curtas e deixa em modo de interestações (ruído branco). O fato de ele utilizar uma aparelhagem tão defasada acaba gerando a suspeita de que a chave da ocorrência fenomênica não esteja unicamente no aparelho, mas na sua pessoa.

Seria ele dotado de alguma suposta mediunidade? Os caminhos levam a crê que sim, pelo menos em tese. Recentemente, ele foi investigado por outros pesquisadores, que desmontaram completamente seu rádio, retiraram todas as suas válvulas e averiguaram o ambiente da sala do seu Centro Psicofônico. Nenhum vestígio de truque ou subterfúgio foi encontrado dentro do rádio e nas imediações.

O mais impressionante desta investigação foi que, mesmo com todas as válvulas retiradas do rádio, o aparelho continuou emitindo as “vozes” por alguns minutos. E depois, mesmo com o rádio desligado e as válvulas ainda do lado de fora, as vozes puderam ser ouvidas saindo do alto-falante por alguns segundos.

Este fato elimina, por si, a hipótese de que seus registros de vozes sejam interferências de estações de rádio ou de radioamadores, já que o rádio estava completamente desligado.

Marcello Bacci usa apenas um rádio de válvulas

Marcello Bacci frequentemente consegue dialogar com as “vozes” em tempo real. Como já afirmamos, elas são audíveis no ambiente e podem ser ouvidas por todos que vão ao seu centro em busca de contatar o que elas acreditam serem seus parentes falecidos. Suas sessões costumam demorar muito tempo e muitos registros de vozes são longos.

Poucos experimentadores ao redor do mundo têm conseguido obter tais resultados e, mesmo aqui no Brasil, não existe atualmente nenhum experimentador que consiga obter resultados em áudio de forma tão expressiva e em qualidade audível tão evidente como as dele.

Obviamente, nem todos seus registros de áudio são de boa qualidade ou compreensíveis. Também, mesmo uma sessão de gravação pode não ocorrer bons resultados em determinado dia. Entretanto, estas variações operacionais são observadas por muitos grupos ao redor do mundo. Abaixo, são disponibilizados, em italiano, alguns registros sonoros obtidos por Marcello Bacci.

Para começar, um registro de voz bem nítido. O seu início é interessante porque começa com uma espécie de distorção na voz:


“…e già alzando un microfono sia come un disturbare l’universo”

 

Neste trecho, Bacci pergunta quem está falando e a voz o aconselha a manter tranqüilidade nas experiências, referindo-se a Deus como silêncio:

“Tranquillità in questa esperienza. Dio è lo stesso silenzio — fino al punto da farti paura”

 

Quando Bacci questiona se a “voz” está sempre disponível quando os experimentadores a chamam, ela responde que as perguntas são muitas e não pode explicar justamente qual o significado para elas:

“Sono molte le vostre domande che vediamo. Non posso spiegarvi giustamente e sottilmente quale significato — quanti significati abbia per me — il nostro problema è semplicemente quello di avvicinarci”

 

Nesta longa comunicação, abaixo, é atribuída à entidade chamada Gregório. Ele dirige-se a Luciano Capitani, um colega de Bacci do grupo de Grosseto. Luciano pergunta sobre o interesse das pessoas pela espiritualidade.

Note a extensão da sentença, absolutamente fora do padrão da maioria dos registros obtidos pelos transcomunicadores ao redor do mundo. Outro ponto a notar nesta gravação são algumas características peculiares, como a distorção da voz e seu falar arrastado.

Marcello Bacci em seu laboratório, na Itália
Marcello Bacci em seu laboratório, na Itália

Essa presença de distorção na voz foi acusada por um cético membro do CICAP — um comitê de céticos italianos — como sendo apenas fruto de um problema no aparelho gravador ou mesmo um mau manuseio dele. Muitos registros de Bacci apresentam essa característica.

A alegação não foi comprovada e, das duas vezes que Bacci foi investigado por transcomunicadores e pesquisadores experientes, não foi encontrado qualquer indício de fraude ou manuseios errôneos dos aparelhos:

“Ecco una osservazione preziosa, caro Luciano, questa grande verità incide nella tua vita; quando io parlo distinguo sempre il Ideale con la i maiuscolo  e gli ideali con l’i minuscolo: questo è di importanza somma. Le difficoltà pensante forse che io non conosca? Ocorre che veramente tu senta che questa vita è una realtà, mentre la mia presenza, la mia esistenza è presente in mezzo a loro. Da’ una risposta Luciano, è un grosso problema, tocca a voi trovare le energie! Ricordo, al di sopra di tutto e al di sopra di tutti è una esperienza di amore”.

 

Esta amostra, abaixo, demonstra outra impressionante ocorrência. Não é raro acontecer das vozes cantarem em coro. Algumas vezes isto ocorre quando a sessão termina. Abaixo, é apresentado um trecho do coro, sendo audível a todos no ambiente:

(Coro)

Referências

[1] BACCI, Marcello. Il mistero delle voci dall’aldilà: una eccezionale sperimentazione dimostra la realtà della psicofonia. Roma: Edizioni Mediterranee, 1985.

[2] CARDOSO, Anabela; FESTA, Mario Salvatore; FONTANA, David; PRESI, Paolo. The reality of Instrumental Transcommunication voices scientifically demonstrated on 5th December 2004 during experiments with Marcello Bacci at Grosseto, Italy, Europe. ITC Journal (Cadernos de TCI), n. 20, December 2004.

[3] FESTA, Mario Salvatore. A particular experiment at the psychophonic centre in Grosseto, directed by Marcello Bacci. ITC Journal (Cadernos de TCI), n. 10, June, 2002.

[4] MOROCUTTI, Marco. Psicofonia: perchè il “Gruppo di Bacci” non vuole il CICAP? Scienza & Paranormale, n. 37, anno IX, Mag./Giu. 2001.

[5] PRESI, Paolo. The Instrumental Transcommunication work of Marcello Bacci. Presented at the conference in Atlanta, Georgia, 2006.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Os engenheiros presentes verificaram dentro da caixa de som, ou abaixo do chassi dos soquetes das valvulas ? Gostaria muito de saber todo os detalhes tecnicos das inspeções, pois ainda pode haver duvidas das pessoas pelo fato de hoje em dia existirem mini circuitos sustentaveis por pequenas baterias que poderiam ser escondidas dentro dessas partes e independentes da energia das tomadas e das valvulas.

    • Herick, dê uma lida no artigo mencionado em “Referências”, aí saberá todos os detalhes desta inspeção. Não foi localizado nenhum artifício fraudulento, porém pessoalmente não podemos colocar nossas mãos no fogo e dizer que essas vozes sejam realmente a prova inegável de que os mortos estão nos mandando mensagens pelo rádio.

  2. Ñ costumo dar meu número residencial para amigos,ele é usado para telefone de contato para oportunidades de empregos e coisas sérias..mais o fato é q hj recebi um telefonema q ñ vejo pq ser só uma brincadeira:
    Atendi o telefone e no começo escutei barulhos de televisão e muitos chiados isso teve a duração de mais ou menos 10 segundos,no final da ligação uma voz de mulher muito parecida com aquela voz da menina do filme\”o chamado\” me disse: Não saia de casa…tenho mt medo disso..Espero que possam me ajudar!!
    Desde criança muitas dessas coisas inexplicáveis acontecem..mais só agr q tive coragem de procurar ajuda!!
    Abraços..

    • Jeniffer, lido com a divulgação da educação espírita – escreva-me para eu tentar ajudar-lhe a receber um Atendimento Fraterno em uma casa espírita aí na cidade em que V. mora – nesse atendimento V. poderá entender um pouco da realidade em que espíritos interagem conosco o tempo tempo e não percebemos – e depois, se for o caso, e com a ajuda do pessoal que cuida do atendimento, V. poderá estudar essas coisas (interação com os espíritos) de forma sistematizada – já lhe adianto o seguinte: esquece todas as tolices que V. já ouviu nas igrejas sobre o assunto, pois a Turma da Batina (padres católicos) e a Turma do Dízimo (pastores evangélicos) ensinam que isso (a comunicação com os espíritos) é coisa demoníaca – isso me faz lembrar do ditado popular “cegos guiando cegos”, pois na verdade essa gente (os relgiosos) vivem falando sobre o que não sabem – dercio.conceicao@uol.com.br

  3. Boa tarde,
    Sou compositora, pianista e curiosa dos fenômenos paranormais.
    Já tive contato com transcomunicação(?), porém nada ficou esclarecido. Não haviam pessoas que pudessem me auxiliar neste sentido.
    Gostaria de informações, pois meu trabalho de composição é embasado em critérios formais da música e também metafísicos.

    Abraços,
    Nirma Regina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui