O cenário é a Lua. A missão é a Apollo 11, a primeira empreitada do homem para colocar seus pés em outro mundo. Com o módulo lunar aterrissado na Lua, os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin estavam realizando uma caminhada sobre o solo lunar.

De repente, uma nave espacial alienígena, profusamente iluminada, teria surgido contra o fundo negro do céu e sobrevoado a região próxima a qual eles caminhavam. Rapidamente, Neil Armstrong sacou sua câmera Hasselblad e conseguiu tirar uma fotografia desta incrível e misteriosa nave luminosa.

Essa é mais ou menos a história contada pelos promotores da conspiração para a fotografia que podemos ver abaixo — alegadamente obtida por Armstrong. Você já a deve ter visto antes em alguns sites da internet ou em revistas de ufologia:

Neil-Armstrong-UFO-Lua

Será mesmo que esta fotografia seria a prova de que Armstrong fotografou uma nave alienígena sobrevoando a Lua? Infelizmente, não! Na verdade, a história desta fotografia é bem diferente da contada pelos conspiracionistas. Esta fotografia não é um registro obtido durante a missão da lendária Apollo 11. Consequentemente, ela não poderia ter sido captada pelo astronauta Neil Armstrong.

Na verdade, esta fotografia foi registrada pelo astronauta Jim Irwin durante a missão Apollo 15, e nela podemos ver o módulo lunar (LM) aterrissado numa região conhecida como Station 8 (Estação 8).

A “nave luminosa” ou “bola de luz” que é vista nesta imagem é, na verdade, um reflexo da luz solar na lente da câmera. A imagem vendida pelos conspiracionistas está saturada em contraste — como são muitas outras fotografias de alegadas naves espaciais alienígenas na Lua e que também são apenas reflexos.

Abaixo, nós podemos visualizar uma visão panorâmica da Station 8 (clique para ampliar):

UFO-na-lua-apollo-40_A15Sta8

Visualizando a fotografia original de número de série AS15-82-11056 nós podemos ver claramente que a “nave alienígena” é apenas um reflexo, veja abaixo (clique para ampliar). Ela também pode ser visualizada no próprio site oficial da NASA, no Apollo Lunar Surface Journal: [1]

http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/alsj/a15/AS15-82-11056HR.jpg

UFO-na-lua-apollo-AS15-82-11056HR

Numa análise que fizemos desta fotografia, viramos horizontalmente para enquadrá-la no mesmo ângulo da fotografia que é vendida pelos conspiracionistas.

Nela podemos ver a entrada de luz solar na parte superior da imagem e a direção da iluminação (seta em vermelho). Nota-se o resultado do reflexo (aberração ótica) na lente da câmera — a “nave alienígena”. Além disso, vemos em azul outro reflexo interno da câmera.

UFO-na-lua-apollo-AS15-82-11056HR-analise

Uma sequência de fotografias posteriores a esta pode ser acessada no site da NASA, no Apollo Lunar Surface Journal. Algumas das fotografias que escolhemos podem ser visualizadas abaixo, numeradas respectivamente como AS15-82-11192 e AS15-82-11194.

Elas apresentam claramente a entrada de luz solar no campo visual da câmera e os reflexos ocasionados dessa iluminação (clique para ampliar).

http://www.hq.nasa.gov/alsj/a15/AS15-82-11192.jpg

UFO-na-lua-apollo-AS15-82-11192

A seta menor (à esquerda) indica a presença de intensa luz solar no campo visual da câmera.

http://www.hq.nasa.gov/alsj/a15/AS15-82-11194.jpg

UFO-na-lua-apollo-AS15-82-11194

Saturando estas imagens em brilho e contraste, nós também podemos transformar estes simples reflexos em “naves alienígenas” profusamente iluminadas que assombram astronautas na Lua.

A sequência dessas fotografias também pode ser vista no site do Lunar and Planetary Institute (LPI), um instituto de pesquisas científicas que é suportado pela NASA e se dedica ao estudo do Sistema Solar [2] http://www.lpi.usra.edu/resources/apollo/catalog/70mm/magazine/?82

Referências

[1] JONES, Eric M. Apollo 15 Lunar Surface Journal. 1995. Disponível em: <http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/alsj/a15/>.

[2] Apollo Image Atlas. Lunar and Planetary Institute. Disponível em: <http://www.lpi.usra.edu/resources/apollo/>.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico em formação (bacharelando) pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui